Tensão, reza e corneta ao Inter: gremistas sofrem, mas vibram com vaga à final
Tricolores ficaram aflitos com atuação diante do Pachuca, mas vitória por 1 a 0 traz alegria e ironias ao eterno rival. Confiantes, apostam no título mesmo diante do Real Madrid
O sufoco em Al Ain, nos Emirados Árabes, se refletiu também em Porto Alegre. Os tricolores sofreram com a atuação do time contra o Pachuca, nesta terça-feira, pela semifinal do Mundial de Clubes. Houve tensão, medo e até reza. Mas o gol de Everton, no primeiro tempo da prorrogação, trouxe alívio e alegria, com a confirmação do Grêmio na final do Mundial, como todos esperavam.
Duas horas antes do início da partida em Al Ain, um dos bares na zona leste da capital, que serve de reduto de torcedores em dias de jogos, já estava lotado. Uma fila de espera se aglomerava no lado de fora, na expectativa de encontrar um espaço para torcer por Renato e seus comandados. Os cânticos ouvidos na Arena ecoavam no espaço. O advogado Guilherme Caldas admitiu que era difícil conter a ansiedade.
– Desde quando fomos campeões da Libertadores, eu não consigo dormir direito. Tive que vir para o bar. Se ficasse em casa, quebraria as coisas – afirmou.
Com a bola em jogo, a tranquilidade e os sorrisos deram lugar à tensão. Tricolores rezavam, tremiam as pernas, roíam as unhas, faziam cara de sofrimento e tentavam orientar o time para subir ao ataque. O chope parecia o único aliado para segurar o nervosismo.
A falta cobrada por Edílson, aos 16 minutos do primeiro tempo, arrancou o primeiro "uhhh!" dos torcedores. Os gremistas aplaudiam a cada roubada de bola, mas sofriam com os erros de passe e a dificuldade para furar o bloqueio promovido por Diego Alonso.
A tensão aumentava. O chute de Urretaviscaya defendido por Marcelo Grohe soou o sinal de alerta. Ainda tímidos, os tricolores puxaram um "Grêmio! Grêmio! Grêmio!". O grito ganhou mais força após Luan obrigar Oscar Pérez a ceder escanteio.
O avanço gaúcho deu um alento aos fãs. Um garçom se encarregava de batucar para empolgar os clientes. Apesar disso, a proteção divina era chamada a todo instante. Um fã agarrava o escapulário a cada ataque dos comandados de Renato.
Aos 24, após o Pachuca envolver a marcação gremista, mas Urretaviscaya parar em Kannemann, enquanto alguns gremistas suspiravam, um torcedor, mais descontraído, lembrou um dos bordões do capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura em "Tropa de Elite":
– Nunca serão! Jamais serão!
Mas apesar do discurso otimista, o nervosismo era visível. Uma torcedora se contorcia a cada ataque perigoso dos mexicanos. A tentativa de incentivo com cânticos virou um silêncio após Guzman superar Kannemann de cabeça e mandar a bola a centímetros da trave direita de Grohe.
Ajuda divina e corneta ao Inter
O fim do tempo normal e o início da prorrogação fez os torcedores se apegarem à fé. Os dedos entrelaçados, os olhos fechados e as caras de sofrimento denunciavam que era hora de pedir por uma intervenção do céu. Não é póssível afirmar que os pedidos tiveram influência, mas deu certo.
O gol de Everton, logo aos quatro minutos do tempo extra, fez o bar explodir em alegria. Um torcedor, que ouvia o rádio, gritou antes, quando a bola sequer estava nos pés do atacante. Após Everton estufar as redes de Oscar Perez, os tricolores saltaram, se abraçaram, gritaram e choraram, emocionados com o feito.
Em meio ao êxtase, o rival foi lembrado. Daniel Krost ergueu a camisa de Kabangu, algoz colorado em 2010 pelo Mazembe. O médico não perdeu a chance de ironizar o tradicional adversário:
– Isso aqui é para homenagear o coirmão. Para lembrar que, aqui no Rio Grande do Sul, isso nunca mais ocorrerá.
Depois, com a classificação já garantida, as provocações não pararam mais. Os tricolores entoaram "um minuto de silêncio! Para o Inter que está morto". Era o que precisava para o final de tarde perfeito para quem veste azul, preto e branco em Porto Alegre.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prisão de jogador ex-Grêmio, Corinthians e Vasco gera situação de foragido.
Campeão pelo Grêmio e Corinthians, Douglas dos Santos tem prisão decretada por dívida de pensão
Chapas questionam eleição do Conselho Deliberativo no Grêmio
Mosqueteiras se preparam para próxima rodada do Gauchão Feminino.
VOLPI FORA? Tricolor encara rodadas sem titular
ARENA ANTECIPADA? Grêmio assume controle antes do previsto
Onde assistir Grêmio x Santos pelo Brasileirão nesta quarta-feira?
Empresário desvincula-se do processo eleitoral e reduz investimentos no Grêmio.
Marcelo Marques entrega gestão da Arena antecipadamente para o Grêmio
Willian com fratura no pé, provável ausência no Grêmio em 2025.
Bastidores Da Saída de Marcelo Marques do Grêmio: Detalhes Revelados.
Grêmio inicia preparação intensiva para confrontos em São Paulo
Grêmio planeja retorno de Carlos Vinicius e Cuéllar para próxima temporada.
Willian fratura metatarso e desfalca Grêmio por longo período: impacto no time.
Grêmio se esforça para ter Carlos Vinícius no jogo contra o Bragantino
Belga se Destaca e Grêmio Volta a Mandar em Casa no Brasileirão.
William sofre fratura e é baixa no Grêmio; confira informações importantes
Estão quebrando os craques do Grêmio: com Willian, já são três fora da temporada por agressão + Amuzu renasce
Vitória com muitos erros dá nova vida ao Grêmio em Porto Alegre
Bom retrospecto do Grêmio contra adversários de outubro no 1º turno.