Grêmio usa estilo de 2013, mas cogita 'mais riscos' para final do Brasileiro

Felipão admite que forma de time atuar lembra a de Renato Gaúcho, quando Tricolor foi vice-campeão, mas diz que será preciso arriscar mais para buscar ida para Libertadores


Fonte: LanceNet!

Grêmio usa estilo de 2013, mas cogita mais riscos para final do Brasileiro
Felipão vê necessidade de arriscar mais (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)


Um suporte com três volantes do Grêmio não é novidade. Luiz Felipe Scolari não inventou a formação. Resgatou-a do time vice-campeão brasileiro de 2013, de Renato Gaúcho. Em busca de um resultado pelo menos igual àquele, Felipão cogita passar a correr mais riscos em um futuro próximo.

O título é considerado muito difícil e 99% nas mãos do Cruzeiro, pela sequência do time mineiro. Mas o comandante gremista busca uma posição mais confortável no G4. E admite que pode ter que jogar o time mais ao ataque para obter esta situação. O Grêmio chegou a oito jogos sem perder - em sete seguidos, não levou gols.

- Claro que é bom não tomar gols, mas não sei se daqui seis, sete ou oito jogos, não vale a pena arriscar mais perder um jogo do que conseguir o ponto. Tínhamos que arriscar mais, falamos no intervalo, e tivemos dificuldaes. Dentro do que temos e da qualidade tática dos nossos jogadores, o ponto não foi ruim. Mas não só pela defesa que vamos classificar para a Libertadores. Pelos gols que vamos fazer também - alertou Felipão.

A estrutura tática gremista está formada. O ataque é preferencialmente pelos lados. Luan e Dudu ocupam esta faixa. O miolo do meio tem um tripé com um volante mais posicionado e dois jogadores mais avançados, pelo lado. Um triângulo. Os nomes se modificam, mas o formato se mantém.

Não é exatamente o mesmo que o do ano passado. Só que o time de Renato Gaúcho utilizava justamente uma formação semelhante. Na maior parte do ano, um 3-5-2 com três volantes no meio. Os alas Alex Telles e Pará faziam a articulação. Depois, passou a usar o 4-3-3 com Vargas por um lado e Kleber por outro. Mais semelhante ao esquema atual.

- Sempre segui o Grêmio. Com o Renato principalmente, que é um grande amigo. Jogava com três zagueiros e três volantes.

Estamos com dois zagueiros, mas os três volantes com muita atenção. Embora saiam para jogar. O melhor chute do jogo foi do nosso volante. Mesmo o Ramiro teve oportunidades. O que encontramos é um estilo de jogo. Que é parecido com o que o Renato utilizava. Que é o estilo do Grêmio. Não é meu, nem do Renato - avaliou o comandante.

O Grêmio, pela primeira vez, tem a possbilidade de repetir a escalação. Embora isso seja improvável, já que Matheus Biteco e Pedro Geromel retornam de suspensão e são titulares.

VEJA TAMBÉM
- CRISE NO GRÊMIO! Matías Arezo revela frustração com pouco espaço e deixa futuro incerto no Tricolor Gaúcho
- GRÊMIO MAIS PERTO DA POSSE TOTAL DA ARENA! Justiça avança em processo e clube pode evitar penhora do estádio!
- CRISE NA LATERAL-ESQUERDA DO GRÊMIO! Setor problemático ameaça planejamento para 2025






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2024