Grêmio cresceu no início da prorrogação e conquistou a classificação à decisão do Mundial
Foi no sufoco, mas o Grêmio está na final e espera o Real Madrid para o mais esperado duelo do Mundial de Clubes 2017. Na tarde desta terça-feira, horário brasileiro, em partida disputada em Al-Ain, nos Emirados Árabes Unidos, o time comandado por Renato Gaúcho venceu o Pachuca, do México, pelo placar de 1 a 0 e assegurou um lugar na disputa pelo título. O gol saiu somente aos 5min do primeiro tempo da prorrogação dos pés do reserva Everton, que, em grande jogada individual, definiu o jogo.
O campeão sul-americano enfrentou um adversário que valorizou a posse de bola e impôs grandes dificuldades. Sem Arthur, eleito o craque da final da Copa Libertadores, o Grêmio cedeu espaços e pouco criou, dependendo muito de Luan – muito marcado – para ameaçar a meta do baixinho goleiro Oscar Pérez, veterano de 44 anos e apenas 1,72m.
O sufoco durou mais do que os 90min previamente esperados para a partida. Quando o relógio apontava 5min do primeiro tempo da prorrogação, Cortez acelerou a cobrança de lateral e achou o atacante Everton. O camisa 11 cortou o zagueiro e chutou firme, sem chances de defesa para o goleiro adversário. Um golaço para espantar a angústia e selar a classificação da equipe tricolor.
Agora na decisão e a um jogo de conquistar pela segunda vez o Mundial de Clubes – na primeira, em 1983, Renato Gaúcho era protagonista como atacante do clube -, O Grêmio vai encarar o vencedor de Real Madrid e Al-Jazira, representante local. Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), em Abu Dhabi, cidade que recebe a decisão no sábado, também às 15h.
Quem foi bem: Geromel
Precisamos falar de Pedro Geromel, capitão e referência da defesa do Grêmio. Em uma partida tensa e carregada de responsabilidade para o time gaúcho, o zagueiro sobrou em tranquilidade e desempenho. Mesmo sem jeito de zagueiro, comprovou mais uma vez ser um grande defensor, com partida quase impecável. Com tempo de bola, acumulou antecipações e conseguiu se manter firme mesmo quando o Pachuca rondou a área e viveu momento melhor no duelo, durante boa parte da segunda etapa.
Quem foi mal: Lucas Barrios
Enquanto a referência na defesa sobrou, a do ataque deveu. Lucas Barrios perdeu a maioria das disputas com os zagueiros adversários e pouco segurou a bola para dar dinâmica ao ataque gremista. Renato Gaúcho logo diagnosticou o problema e sacou o paraguaio com 10min da etapa final. Jael, o substituto, elevou o nível e a competitividade da equipe na linha mais ofensiva. Com o camisa 9, o Grêmio, enfim, pressionou e se impôs.
Mundial é sinônimo de prorrogação
Nunca foi fácil para o Grêmio quando o assunto é Mundial de Clubes. Pela terceira vez na disputa – a primeira no novo formato -, a equipe sempre encarou a prorrogação pela frente. Em 1983, depois de 1 a 1 no tempo normal, Renato Gaúcho decidiu no
Cortez salvador
Bruno Cortez foi o nome do Grêmio no primeiro tempo. Se na Libertadores Marcelo Grohe fez milagres contra Barcelona-EQU e Lanús-ARG, no Mundial coube ao camisa 12 operar lance improvável. O lateral esquerdo bloqueou Honda duas vezes e salvou o Tricolor de algo pior. No ataque, também foi salvador: bateu rapidamente o lateral para Everton, que, no mano a mano, anotou o golaço que definiu a classificação gremista à final.
Arthur faz falta
Eleito o melhor jogador da final da Libertadores, Arthur fez muita falta ao Grêmio. Responsável por comandar o ritmo do time no meio-campo e também referência criativa na construção de jogadas, o jovem meio-campista desfalca o time no Mundial em virtude de uma lesão no tornozelo. Sem o camisa 29, os gaúchos enfrentaram dificuldades na saída de jogo - foram pelo menos dois erros de passes que geraram perigo ao gol de Marcelo Grohe - e apelaram para o jogo de pivô com Jael na segunda etapa para ameaçar os mexicanos.
Artilheiro no ano decepciona
Lucas Barrios é o artilheiro do Grêmio na temporada, mas foi mal em Al Ain. O desempenho dele também foi reflexo da atuação do Tricolor, pouco criativo. Para tentar mudar o cenário, Renato Gaúcho tirou o camisa 18 logo aos 10 minutos da etapa final.
Desempenho do Grêmio
O Grêmio sentiu (e como) a ausência de Arthur. Sem o volante, o Tricolor teve enorme dificuldade para fazer a transição ofensiva. Sem saída qualificada com passes curtos e por dentro, o jeito foi apelar para os lados e bolas longas – tanto pelo alto como pelo chão. O resultado não foi nada bom. Um primeiro tempo sem nenhuma chance real de gol.
As dificuldades de criar também foram acompanhadas de problemas na marcação. Assim, o time gaúcho fechou o primeiro tempo com menos posse de bola: 48%.
Na etapa final duas trocas bem cedo melhoraram o Grêmio. Uma delas foi de posicionamento e outra com uma substituição. Ramiro trocou de função com Jailson e ajudou a saída de bola. Barrios, de atuação discretíssima, deu lugar a Jael e o ataque ganhou um pivô.
Desempenho do Pachuca
Keisuke Honda e Urretaviscaya foram os protagonistas do Pachuca no primeiro tempo. O japonês com bastante liberdade para circular no setor central do campo e o uruguaio forçando a disputa às costas de Bruno Cortez. Sorte do Grêmio que o time mexicano não conseguiu transformar posse de bola em gol. Na primeira etapa sequer houve chance de gol.
No segundo tempo o Pachuca conseguiu iniciar bem e marcando forte, mas depois recuou. Talvez pelo cansaço acumulado das quartas de final, quando jogou prorrogação diante do Wydad Casablanca. Ou pela postura mais agressiva do Grêmio.
Comentários
Comentários (1)
FAÇA LOGO SUA LIBERAÇÃO DE TVV ASSSINATURA COM TODO PROGRAMAÇÃO E DEMINUIMOS O VALOR DA CONTA PRA TODO BRASIL WHATZSAP 11958640776
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prisão de jogador ex-Grêmio, Corinthians e Vasco gera situação de foragido.
Campeão pelo Grêmio e Corinthians, Douglas dos Santos tem prisão decretada por dívida de pensão
Chapas questionam eleição do Conselho Deliberativo no Grêmio
Mosqueteiras se preparam para próxima rodada do Gauchão Feminino.
VOLPI FORA? Tricolor encara rodadas sem titular
ARENA ANTECIPADA? Grêmio assume controle antes do previsto
Onde assistir Grêmio x Santos pelo Brasileirão nesta quarta-feira?
Empresário desvincula-se do processo eleitoral e reduz investimentos no Grêmio.
Marcelo Marques entrega gestão da Arena antecipadamente para o Grêmio
Willian com fratura no pé, provável ausência no Grêmio em 2025.
Bastidores Da Saída de Marcelo Marques do Grêmio: Detalhes Revelados.
Grêmio inicia preparação intensiva para confrontos em São Paulo
Grêmio planeja retorno de Carlos Vinicius e Cuéllar para próxima temporada.
Willian fratura metatarso e desfalca Grêmio por longo período: impacto no time.
Grêmio se esforça para ter Carlos Vinícius no jogo contra o Bragantino
Belga se Destaca e Grêmio Volta a Mandar em Casa no Brasileirão.
William sofre fratura e é baixa no Grêmio; confira informações importantes
Estão quebrando os craques do Grêmio: com Willian, já são três fora da temporada por agressão + Amuzu renasce
Vitória com muitos erros dá nova vida ao Grêmio em Porto Alegre
Bom retrospecto do Grêmio contra adversários de outubro no 1º turno.