Grêmio "esquece" Libertadores e encara o Coxa para seguir no G-4; Ramiro é atração

Volante volta ao time após ser baixa contra o Cruzeiro e avança para chegar a 200 jogos pelo clube; Tricolor pode deixar G-4 pela primeira vez desde a 2ª rodada em caso de revés


Fonte: Globo Esporte

Grêmio esquece Libertadores e encara o Coxa para seguir no G-4; Ramiro é atração
De volta, Ramiro é atração do Grêmio contra o Coritiba (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)
O tempo escasso do cronograma gremista na última sexta-feira até levou Renato Portaluppi a adiar a conversa de remobilização com seu elenco para dissipar a instabilidade recente na temporada. Mas a expectativa é de ver um Grêmio com foco total no duelo com o Coritiba, neste domingo, às 19h, no Couto Pereira, pela 30ª rodada do Brasileirão, para encaminhar a recuperação diante de uma campanha de Z-4 no segundo turno. Com a volta de Ramiro como atração, a ordem aos atletas é "esquecer" a semifinal da Libertadores que se avizinha, para reafirmar seu posto quase vitalício – e hoje ameçado –no G-4.



Até porque a rodada apresenta cenários bastante contrastantes à equipe, que ocupa a atual quarta colocação na tabela, com 46 pontos. Em caso de vitória, o Grêmio ganha ao menos uma posição ao ultrapassar o Cruzeiro, terceiro com 47 pontos e um jogo a mais, e pode até retomar a vice-liderança do Santos, dono de 48 pontos e que recebe o Vitória, na Vila Belmiro.

Em contrapartida, um revés pode fazer a equipe deixar o G-4 pela primeira vez desde a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Basta, nesta projeção, o Palmeiras vencer o Atlético-GO,também no domingo, mas às 17h, Estádio Olímpico. A atual quarta colocação, aliás, é a pior posição da equipe desde a terceira rodada.

– O Renato sempre conversa com a gente, sempre fala para a gente esquecer Libertadores e pensar só no Brasileiro. Todos os jogadores sabem da importância do Brasileiro, de estar no G-6, no G-4, para brigar pela Libetadores. É focar no Coritiba, que é jogo importante – afirma o lateral-esquerdo Bruno Cortez.

O próprio técnico Renato afirmou na entrevista coletiva da sexta-feira que é imperativo permanecer na ponta de cima da tabela. Sem fazer projeção de pontos ou se apegar a números, o treinador já jogou a toalha na briga pelo título e vê no G-4 um prêmio de consolação com vaga direta na Libertadores de 2018. Isso, claro, como forma de precaução a um eventual insucesso na busca pelo tri da América.

Grêmio almeja permanecer no G-4, posto que ocupa desde a 3ª rodada (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Não é meu feitio ficar pensando em números, temos que ir jogo a jogo. Importante é nos mantermos no G-4, porque nos dá vaga direta para a Libertadores. Não temos garantia nenhhuma que vamos ganhar. Por isso temos que estar vivos e não vamos deixar o Brasileiro de lado. Antes tínhamos uma possibilidade de brigar pelo título. O objetivo é o mesmo, estar na Libertadores ano que vem e brigar pela Libertadores neste ano – diz Renato Portaluppi.

Em baixa na temporada, o Tricolor ainda trata de superar a crise técnica atual, que o faz ter sua pior campanha no returno desde o início do Brasileirão dos pontos corridos. O Grêmio está no Z-4 do segundo turno, com apenas apenas duas vitórias, oito pontos somados e 29% de aproveitamento em oito jogos. Em baixa, a equipe desapega do futebol vistoso de antes e projeta retomar o caminho das vitórias, já de olho no duelo com o Barcelona-EQU, em 25 de outubro, pela semifinal da Libertadores.

– pouco me importa voltar a jogar bem ou não. importante é ter resultados positivos, tanto em Brasileiro quantoLibertadores. se não der para jogar bonito, temos que jogar do jeito que dá, vontade, determinação, para vencer – ressalta Edílson

Ramiro volta, e Renato tem apenas uma dúvida no time
Neste domingo, o Grêmio conta com o retorno de Ramiro, livre de um edema muscular que o tirou da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira. O volante conta com algumas credenciais para fazer o Tricolor retomar o caminho das vitórias. Ao todo, atuou em 48 dos 62 jogos da equipe no ano, com 29 vitórias, 11 empates e oito derrotas, com aproveitamento de 68%.

A provável escalação do Grêmio para encarar o Coritiba (Foto: Reprodução)

Um dos jogadores mais assíduos da temporada, o camisa 17 ajudou o clube a encarreirar 15 partidas seguidas de invencibilidade na temporda. E há um elemento particular em especial: Ramiro se aproxima dos 200 jogos com a camisa do Grêmio. O duelo contra o Coxa será o 197º pelo clube.

Com Ramiro confirmado, Renato guarda apenas uma indefinição do time, que ainda não conta com Luan – em fase final de recuperação de uma lesão muscular, o camisa 7 é preparado para retornar contra o Corinthians. A tendência é de que Jailson seja titular ao lado de Arthur no meio-campo, mas Arroyo pode figurar no time, com Ramiro recuado.

> CORITIBA X GRÊMIO – 28ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba

Data e hora: domingo, às 19h (de Brasília)

Escalação provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Michael Arroyo), Arthur, Ramiro, Jean Pyerre e Fernandinho; Lucas Barrios.

Escalação provável do Coritiba: Wilson; Dodô, Cleber Reis, Werley e W. Matheus; Jonas, Alan Santos, Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida

Desfalques do Grêmio: Luan, Michel, Maicon, Bressan, Douglas e Cristian.

Desfalques do Coritiba: Léo, Getterson, Alecsandro e Kleber

Pendurados do Grêmio: não há.

Pendurados do Coritiba: Wilson, Anderson, Tiago Real, Tomas Bastos, Neto Berola e Filigrana

Trio de arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO) apita Coritiba x Grêmio, com Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO) nas bandeiras.

Transmissão: SporTV (menos PR) e Premiere FC.

VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes se irrita em coletiva e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho no Grêmio
- Mano Menezes solta o verbo! Elogia torcida, defende criticados e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho
- Fim do jejum! Grêmio vira sobre o Vitória na Arena e faz a festa com mais de 41 mil torcedores






Comentários



até qdo o Renato vai insistir em por o Fernandinho?ele é jogador individual,não joga no coletivo,é jogador de 2° tempo e olhe lá...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/9/2025