Análise divulgada nesta semana pela BDO Brazil, empresa de auditoria e consultoria membro da BDO International Limited, reafirmou a primeira posição do Grêmio como o clube de marca mais valiosa do futebol brasileiro fora do eixo RJ/SP pelo quarto ano consecutivo, e quinto clube de maior valor no contexto nacional – com um incremento de valor de marca de 96,5% desde 2013. Em relação a 2016, o valor Grêmio saltou de 666 para 706,8 milhões de reais. O valor total dos clubes brasileiros é o maior da história: 10,26 bilhões de reais.
Entre os pontos observados na análise da marca Grêmio estão o ranking de Receita Total, que coloca o Clube também no quinto lugar geral, com 330 milhões de reais, Cotas de TV, terceira posição com receita de 202,4 milhões de reais e Receitas Sem Transferência e Patrocínio e Publicidade, nos quais o Tricolor aparece em quarto: 312,4 e 35,5 milhões, respectivamente.
O Executivo de Marketing Beto Carvalho interpreta a consolidação da marca Grêmio como um reconhecimento de todas as áreas que atuam no cotidiano do Clube.
“Isso é mais uma amostra do que nós vemos em outros tipos de pesquisa. É, basicamente, um trabalho de percepção de valor do Clube de forma coletiva. As ações de marketing servem para potencializar essa percepção. Quando você fala em engajamento de torcida, tem a ver com futebol, ações de marketing, sócio, redes sociais, com o discurso do próprio clube ao seu torcedor. É uma questão de reconhecimento pelo trabalho na área coletiva”.
Para o executivo, o estudo da BDO Brazil ainda valoriza a contribuição das marcas patrocinadoras para o Grêmio e, em sentido inverso, a valorização do Clube torna-se, também, uma forma de agregar valor aos parceiros.
“O crescimento do valor da nossa marca aumenta o valor que entregamos às marcas que patrocinam o Clube. E isso gera um círculo virtuoso que beneficia a todo o contexto”.
A BDO Brazil esmiuçou os potenciais explorados pelo Clube, como o elevado engajamento nas redes sociais, exploração de licenciamento, o desenvolvimento dos programas de Sócio Torcedor e o fato de o Grêmio jogar na primeira Arena Multiuso do Brasil.
Utilizando dados de 2016, a análise chama a atenção para o número de seguidores da página do Clube no Facebook, 2,6 milhões, usuários inscritos no Youtube, 113 mil e Público Médio na Arena, 20.450. Hoje, a página no Facebook aproxima-se dos 2,8 milhões de seguidores, enquanto o canal youtube.com/gremiotvoficial já ultrapassou os 200 mil inscritos.
Desde 2014, quando assumiu a condição de marca mais valiosa fora do eixo RJ/SP, o Grêmio pulou de 478,5 milhões para os atuais 706 milhões de reais. Em valor absoluto, também é o quinto Clube com maior crescimento no ano, 40,2 milhões de reais, aumentando em 79,5 milhões a diferença para o sexto colocado. Nos últimos cinco anos, o aumento de 347,2 milhões coloca o Tricolor na quarta posição, à frente do São Paulo. Desde o início do estudo, em 2009, o Grêmio registrou crescimento de 493 milhões de reais.
O Flamengo mantém sua liderança entre os clubes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo – com o Grêmio logo atrás. A pesquisa pode ser acessada aqui.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes se irrita em coletiva e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho no Grêmio
- Mano Menezes solta o verbo! Elogia torcida, defende criticados e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho
- Fim do jejum! Grêmio vira sobre o Vitória na Arena e faz a festa com mais de 41 mil torcedores
Entre os pontos observados na análise da marca Grêmio estão o ranking de Receita Total, que coloca o Clube também no quinto lugar geral, com 330 milhões de reais, Cotas de TV, terceira posição com receita de 202,4 milhões de reais e Receitas Sem Transferência e Patrocínio e Publicidade, nos quais o Tricolor aparece em quarto: 312,4 e 35,5 milhões, respectivamente.
O Executivo de Marketing Beto Carvalho interpreta a consolidação da marca Grêmio como um reconhecimento de todas as áreas que atuam no cotidiano do Clube.
“Isso é mais uma amostra do que nós vemos em outros tipos de pesquisa. É, basicamente, um trabalho de percepção de valor do Clube de forma coletiva. As ações de marketing servem para potencializar essa percepção. Quando você fala em engajamento de torcida, tem a ver com futebol, ações de marketing, sócio, redes sociais, com o discurso do próprio clube ao seu torcedor. É uma questão de reconhecimento pelo trabalho na área coletiva”.
Para o executivo, o estudo da BDO Brazil ainda valoriza a contribuição das marcas patrocinadoras para o Grêmio e, em sentido inverso, a valorização do Clube torna-se, também, uma forma de agregar valor aos parceiros.
“O crescimento do valor da nossa marca aumenta o valor que entregamos às marcas que patrocinam o Clube. E isso gera um círculo virtuoso que beneficia a todo o contexto”.
A BDO Brazil esmiuçou os potenciais explorados pelo Clube, como o elevado engajamento nas redes sociais, exploração de licenciamento, o desenvolvimento dos programas de Sócio Torcedor e o fato de o Grêmio jogar na primeira Arena Multiuso do Brasil.
Utilizando dados de 2016, a análise chama a atenção para o número de seguidores da página do Clube no Facebook, 2,6 milhões, usuários inscritos no Youtube, 113 mil e Público Médio na Arena, 20.450. Hoje, a página no Facebook aproxima-se dos 2,8 milhões de seguidores, enquanto o canal youtube.com/gremiotvoficial já ultrapassou os 200 mil inscritos.
Desde 2014, quando assumiu a condição de marca mais valiosa fora do eixo RJ/SP, o Grêmio pulou de 478,5 milhões para os atuais 706 milhões de reais. Em valor absoluto, também é o quinto Clube com maior crescimento no ano, 40,2 milhões de reais, aumentando em 79,5 milhões a diferença para o sexto colocado. Nos últimos cinco anos, o aumento de 347,2 milhões coloca o Tricolor na quarta posição, à frente do São Paulo. Desde o início do estudo, em 2009, o Grêmio registrou crescimento de 493 milhões de reais.
O Flamengo mantém sua liderança entre os clubes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo – com o Grêmio logo atrás. A pesquisa pode ser acessada aqui.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes se irrita em coletiva e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho no Grêmio
- Mano Menezes solta o verbo! Elogia torcida, defende criticados e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho
- Fim do jejum! Grêmio vira sobre o Vitória na Arena e faz a festa com mais de 41 mil torcedores
Comentários
Comentários (2)
Parabéns Romildo, segue teu trabalho competente para continuar dando mais e mais alegria e orgulho para nós gremistas de verdade.
queremos é título , jogamos fora o brasileiro por poupar jogador, agora qerem tirar o foco da nação tricolor com essas baboseiras
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Avaliação do Grêmio: Ambições Ampliadas após Bons Resultados
Grêmio informa lesão do meia-atacante Willian: situação do jogador é divulgada.
Atuações do Grêmio: Amuzu se destaca saindo do banco e garante vitória
Mano Menezes se irrita em coletiva e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho no Grêmio
Atualização da Situação de Willian, Substituído no 1º Tempo por Problema Físico.
Marcos Rocha fala sobre "adutor" na vitória do Grêmio e tranquiliza posteriormente.
Mano Menezes solta o verbo! Elogia torcida, defende criticados e rebate pergunta sobre Renato Gaúcho
Encerramento do Brasileirão com Destaque: Mano Menezes projeta liderança na tabela.
Importância do Grêmio em Vencer em Casa: Destaque de Aravena
Grêmio supera o Vitória e conquista vitória importante no Brasileirão.
Grêmio quebra sequência sem vitórias ao derrotar Vitória na Arena
Avaliação: notas dos jogadores do Grêmio na partida contra o Vitória
Grêmio supera Vitória com vitória importantíssima no Brasileirão.
Vitória surpreendente do Grêmio com protagonistas improváveis no elenco titular
Grêmio derrota Vitória, estreando Jair Ventura e entra no G-8 do Brasileirão
Grêmio conquista vitória importante em casa e avança na classificação.
Grêmio sobe na tabela ao vencer Vitória no Brasileirão.
Fim do jejum! Grêmio vira sobre o Vitória na Arena e faz a festa com mais de 41 mil torcedores
Alerta no Grêmio! Willian sente dores no pé e deixa o jogo contra o Vitória ainda no 1º tempo
Gremio x Vitória: Transmissão Ao Vivo com Voz do Esporte às 9h30
Grêmio em busca da vitória para consolidar sequência positiva no Brasileirão.
Histórico! Grêmio feminino aplica 21 a 0 no Flamengo de Tenente Portela pelo Gauchão
Grêmio renova contrato com Alysson até 2029 - Mais um atleta garantido no time!
Grêmio: Sistema de Votação Online é Estabilizado nas Eleições do Conselho
Grêmio amplia contrato de Alysson, revelação promissora do clube gaúcho.
Grêmio busca manter série invicta no Campeonato Brasileiro
Grêmio faz história ao vencer por 21 a 0 no Gauchão Feminino.
Grêmio Cup: competição entre escolas licenciadas do Tricolor em todo o Brasil
Duas chapas definem integrantes do Conselho Deliberativo do Grêmio: confira resultado.
Grêmio x Vitória: Transmissão Ao Vivo, Horário e Escalações no Futebol.
Cuéllar desfalca o Grêmio na partida contra o Vitória; confira possível escalação.
Grêmio amplia contrato de Alysson como parte do elenco principal.
Grêmio: Chapas 2 e 6 eleitas para Conselho nos próximos seis anos
Grêmio renova contrato do atacante Alysson.
Grêmio domina Esportivo e garante vitória por 3 a 0 na Copa Sul Sub-17
Atletas prontos para desafio contra o Vitória na Arena.
Problema online! Sócios do Grêmio enfrentam falhas no sistema durante eleição do Conselho
Contratações redefinem hierarquia e titularidade no grupo do Grêmio.
Decisão no Grêmio! Eleição para Conselho Deliberativo movimenta mais de 40 mil associados
Grêmio x Vitória: horário, onde assistir e tudo sobre o confronto da 25ª rodada
Grêmio x Vitória: análise e previsões para o jogo decisivo no Brasileirão.
Dívidas, salários e reforços: como a gestão Guerra mexeu no caixa e deixou o futuro do Grêmio em alerta