Dudu celebra confiança de Felipão e diz fazer "esforço" para ficar no Grêmio

Atacante foi titular em todos os jogos comandados pelo treinador em 2014


Fonte: Globo Esporte

Dudu celebra confiança de Felipão e diz fazer esforço para ficar no Grêmio
Dudu concede entrevista (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Não foi à toa que Dudu se tornou um dos homens de confiança de Felipão desde o retorno do técnico ao Grêmio, em 30 de junho. O camisa 7 compartilha do mesmo "espírito" de inconformismo e de garra exigidos pelo comandante. Acredita até o fim nas possibilidades de buscar o resultado positivo e faz questão de demonstrar esta postura a cada reação no campo. É sempre explosivo: seja na euforia que o toma a cada gol ou no desespero que o aflige a cada erro. Prova disso é que é um dos únicos, ao lado de Rhodolfo e Marcelo Grohe, titular nas nove partidas com Scolari à frente.

A grande esperança depositada por Felipão no baixinho de 1m66cm e de 22 anos de idade não chega a surpreender. Dudu procura seguir à risca as orientações do treinador. É objetivo ao partir para cima dos adversários pelas pontas e buscar sempre finalizar as jogadas. Lidera a equipe em assistências no Brasileirão - foram quatro. Sem a bola nos pés, pressiona o rival e recompõe para auxiliar Zé Roberto na lateral esquerda. Mesmo jovem, demonstra-se maduro para encarar com "tranquilidade" uma marca capaz de assombrar qualquer atacante.

O jogador chegou mais cedo ao treinamento, na terça-feira, para conversar com o GloboEsporte.com e contar um pouco sobre o momento que vive no Grêmio. Manteve sempre a fala mansa. Até para comentar a marca de 140 dias sem balançar as redes pelo Tricolor - a última vez veio seguida de eliminação para o San Lorenzo, na Arena, pelas oitavas da Libertadores, em 30 de abril de 2014. Foram 19 partidas desde então. A seca incomoda? Não. Desde que a equipe siga buscando resultados positivos.
- O Felipão me passa confiança e diz que o gol vai sair. Isso é consequência do trabalho - relata, calmamente.

Além das vitórias, Dudu tem mais uma preocupação: a incerteza de sua permanência do Grêmio. Vinculado ao Dínamo Kiev, o jogador vê seu empréstimo ao Tricolor encerrar em 31 de dezembro. Prazo máximo para que clubes e representantes alinhavem um acordo, e o atacante concretize seu desejo de permanecer em Porto Alegre.

> Confira abaixo a entrevista com Dudu:

Você é um dos únicos jogadores a ter iniciado todas as partidas como titular sob o comando do Felipão. Como você encara a confiança do treinador em seu desempenho?

Ele chegou aqui e eu pude estar sempre treinando bem, sempre dando meu máximo. Nos jogos, me dedico bem e tento fazer sempre aquilo que ele pede para mim. Tento defender, ajudando na marcação pelos lados do campo e atacar.

Além da confiança de Felipão, suas atuações já renderam elogios dos dirigentes do Grêmio. Como você encara esse retorno positivo por parte da diretoria?
Eu fico feliz de eles estarem pensando isso. Graças a Deus estou conseguindo demonstrar dentro de campo. O Grêmio é um time muito grande. Tem muita concorrência. Sempre quem está jogando é aquele que está melhor. Eu vou estar sempre me esforçando e me dedicando para buscar meu lugar.

Mesmo com esse respaldo da diretoria e do Felipão, você ainda não marcou gols neste Brasileirão. Este retrospecto te incomoda?
Eu estou tranquilo. Se o time estiver bem e seguir vencendo até o fim do ano e eu não tiver marcado um gol, vou estar feliz. O sucesso do Grêmio é o que mais importa. Temos que ter sucesso pessoal, é claro, mas o que importa de verdade é a equipe.

Ao final da temporada, o que vai lhe deixar mais feliz: ser o artilheiro do Brasileirão ou conquistar o título?
Eu prefiro estar comemorando o título. Não precisa ser artilheiro, não. Eu quero trazer o título do Brasileirão para ficar marcado na história do Grêmio.

O Felipão fala contigo para melhorar as finalizações? Isso é trabalhado nos treinamentos?
O Felipão me falou que eu ainda vou fazer um gol. Isso é consequência do trabalho. Eu venho fazendo alguns treinos de finalização. É preciso manter a tranquilidade que alguma hora a bola vai entrar e eu vou ficar muito feliz. O Felipão sempre fala para a gente ter tranquilidade ao finalizar e olhar a posição do goleiro. Eu estou tranquilo. Como falei, o sucesso da equipe está indo bem. Não tenho que ficar ansioso. Não adianta eu fazer gol e a equipe acabar perdendo.

Por outro lado, se faltam gols, sobram assistências. Você é o líder da equipe neste quesito pelo Brasileirão. Como você encara esse retrospecto?
Eu procuro sempre chegar à linha do fundo e levantar a cabeça para ver quem está melhor posicionado para levantar a bola. Venho sempre me dedicando para poder dar o passe da melhor maneira possível para o companheiro.

Em 1995, o Paulo Nunes também foi destaque nas assistências a Jardel com o Felipão como técnico. Ele te passa alguma orientação especial?
Ele sempre fala para ter tranquilidade ao finalizar. Ele está sempre passando alguma dica. Ele é muito experiente. Já conquistou quase todas as coisas que disputou. Eu fico muito feliz de estar aprendendo a cada dia com ele. Ele passa muita confiança para a gente. Estou muito feliz.

As injúrias raciais proferidas contra o goleiro Aranha e o comportamento dos torcedores voltaram à tona nesta semana. Isso afeta os jogadores?
Não afeta. A gente tem na cabeça que temos que jogar futebol. Se preocupar apenas com jogar futebol e com a equipe do Santos. A gente precisa da vitória para poder voltar ao G-4.

Você sempre manifestou o desejo de permanecer no Grêmio para a próxima temporada. Você acompanha as tratativas com o clube para renovar o contrato?
Eu já falei a todos aqui no Grêmio que quero ficar. Meus empresários já estão falando com o Grêmio para eu ficar. Está todo mundo feliz aqui. Eu, minha esposa e meus filhos. Todos também querem permanecer em Porto Alegre.

Se tiver de abrir mão de alguma coisa ou fazer algum esforço para permanecer no Grêmio, você faria?
Claro. A gente tem sempre que fazer esforço, tentando ficar onde a gente quer. Da minha vontade, vou fazer todos os esforços para ficar.

Qual seu principal objetivo no Grêmio?
Eu estou pensando no Brasileirão. Quero ficar aqui no Grêmio por muitos anos, e o Felipão está montando a equipe para o ano que vem e passando confiança para que a gente possa fazer um bom campeonato e brigar pelo título.

Dudu projeta o futuro com a camisa do Grêmio(Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)


VEJA TAMBÉM
- Santos Dá Chapéu no Grêmio e Mira Soteldo para Brilhar na Série A!
- Clima de decisão! Grêmio treina com força máxima para o Gre-Nal do ano!
- Grêmio, pare de insistir em medalhões ou em jogadores despejados por outros clubes






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/10/2024