Os times de Porto Alegre não estão indo bem em seus últimos jogos. O Grêmio chegou à 3º derrota consecutiva no Brasileirão com uma atuação histórica do goleiro Douglas, do Avaí, e o Inter segue a sina da Série B após suar um empate com o Criciúma em pleno Beira-Rio. Além dos resultados, o desempenho dos arqui-rivais é bem semelhante: times de posse, ofensivos e que sofrem contra os pequenos.
Nunca na história do jogo foi tão difícil propor, ter o controle e empilhar gols a partir da posse de bola. É um traço característico da evolução do futebol. Não parece, mas aquele Barcelona que fez 4x0 no Santos irá completar 6 anos. E, no mundo globalizado e na era da informação, 6 anos equivalem a 60. Analistas, técnicos e jornalistas viram e reviram partidas, e o controle da bola já não é mais o objetivo do jogo. Cruyff, se estivesse vivo, não iria gostar. Mas nunca foi tão complicado ser um time holandês ou catalão.
A questão não é mais ficar atrás e especular contra-ataques. É conseguir fazer com que essa organização defensiva tire a velocidade do jogo e dos passes do rival, o grande responsável por criar espaços. O Grêmio é um bom exemplo: no 4-2-3-1 de Renato, Barrios funciona como o pivô que sustenta e contrói de costas, escorando para as diagonais dos pontas ou o jogo de Luan. Quando não há opções à sua frente - como na imagem - e Luan fica na frente dos volantes, o Grêmio trava. Precisa finalizar de longa distância, já que as tabelas não conseguem ter a velocidade para superar e deixar adversários de costas.
O Criciúma também fez isso após conseguir um gol de bate-rebate na área. Aliás, o peso da bola parada vem sendo cada vez mais importante nos resultados finais de jogos - lembre-se que o Palmeiras findou um jejum de 22 anos com quase 50% dos gols feitos assim. Não basta mais ter uma linha de defesa bem posicionada. Quando essa linha está virada para a bola, pronta para interceptar, e o meio-campo está pressionando o portador - como na imagem - torna-se muito difícil escapar dessa maracutaia defensiva.
Não se pode mais resumir a complexidade dessas ideias no simples conceito de “retranca”. O jogo defensivo nunca teve tantas nuances - linha de 3, linha de 4 ou de 5, alas por dentro ou espetados, bola longa ou jogo pelo chão, contra-ataque rápido ou “Cucabol”. Basicamente, já não é mais necessário ter jogadores talentosos ou habilidosos para formar uma equipe que jogue dessa maneira.
Controlar os espaços é um modelo acessível e, se a ideia é comprada de cara, fácil de implementar até na loucura de demissões do Brasil.
Por isso a dupla gre-nal vem sofrendo. Não apenas ela, mas o Santos teve um acréscimo de resultados e um decréscimo de organização com Levir Culpi quando passou a adotar um jogo reativo - e por reativo, entenda de reação ao adversário, de recuperar e sair rápido. Fluminense e Cruzeiro fizeram bons jogos assim, e o Botafogo assombra qualquer grande parecendo o Atlético de Madrid. O Grêmio foi o "melhor futebol do Brasil" quando teve a velocidade certa para desorganizar o adversário. Mais estudado, já não consegue reprisar os bons desempenhos.
Não é preciso gostar. Mas o Brasileirão e o caminho do futebol é o jogo reativo. O jogo de linha compacta e fora da área. Ou melhor, se você realmente gostar do termo, é a era da retranca. A missão de criar espaços nunca foi tão árdua - e complexa.
Comentários
Comentários (5)
tem caras aqui pensando em derrota mas vão cuidar das páginas de seus timecos aqui eh Rei aqui eh imortal Rei de copas flamer... eh só estrelinhas.
por favor falar de série B aqui péssima escolha.
Não comparem os amargos conosco, e outra, falem deles eu outro app. Obrigado.
eu quero saber é que não ganhou do Avaí eu quero ver contra o flamengo vai levar uns 3 no mínimo
Ning quer saber de notícia de rebaixados Fifa aki.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio x Vitória: Onde Assistir, Escalações e Arbitragem no Futebol Brasileiro.
Grêmio x Vitória: análise e previsões para o jogo decisivo no Brasileirão.
Grêmio mantém estabilidade financeira até fim da gestão Guerra
DOMINGO TEM GRÊMIO!! Saiba onde assistir, horário, palpites e prováveis escalações do Brasileirão.
REFORÇOS EM CAMPO? Grêmio terá reforços contra o Vitória.
Ambiente tranquilo marca processo eleitoral do Grêmio, afirma Bugin.
Novo Comando de Jaqueline Peres nas Mosqueteiras Sub-15
Cuéllar continua fora de treinos no Grêmio; confira possível escalação.
Eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio: Guia Completo e Essencial
Reprovação nos Exames Médicos do Grêmio impulsiona Carreira de Caíque no Juventude
Grêmio realiza eleição para o Conselho Deliberativo com recorde de sócios aptos.
Renovação de contrato de ídolo do Grêmio é anunciada pelo clube.
Grêmio Tem Chance de Melhorar Desempenho com Apoio de Willian
Onde assistir Grêmio x Vitória neste domingo pelo Brasileirão?
Paulo caleffi retorna como pré-candidato à presidência do Grêmio
Grêmio renova contrato do zagueiro Kannemann por mais tempo no clube.
Grêmio renova contrato de Kannemann; confira duração.
Paulo Caleffi retorna à disputa pela presidência do Grêmio: caminho às três cores
Grêmio Estende Vínculo com Defensor Walter Kannemann
Mano Menezes define time para confronto contra o Vitória.
Goleiro do Grêmio aprimora cobranças de pênaltis em desafios com colegas de time
Grêmio negocia renovação de contrato com zagueiro Kannemann
Ataque do Grêmio ainda apresenta desafios mesmo com melhorias em 2025
Grêmio anuncia fim da temporada de João Pedro após cirurgia.
Negociações avançam para renovação de contrato com Kannemann no Grêmio