Bernardi enfrentou Luan em 2014. Hoje tenta pará-lo de outra forma (Foto: EFE)
Se tudo é novidade para o Godoy Cruz nesta terça-feira, em sua primeira disputa de oitavas de final da Libertadores contra o Grêmio, o mesmo vale para o técnico da equipe, Lucas Bernardi.
Criado sob a filosofia de Marcelo Bielsa no Newell’s Old Boys, o jovem treinador de 39 anos – apenas um a mais do que o lateral-direito Léo Moura – disputa pela primeira vez o torneio continental na condição de treinador. E em suas próprias palavras, terá de superar uma grande distância entre as duas equipes no Estádio Malvinas Argentinas.
Jogador até 2014, quano se aposentou, Bernardi enfrentou o Grêmio no duelo recente entre as duas equipes pela Libertadores, naquele mesmo ano, quando o Tricolor esteve no grupo do Newell’s Old Boys na primeira fase. Na ocasião, os dois duelos terminaram empatados. Sua transição para técnico se deu rapidamente, assumindo a equipe no ano seguinte aos confrontos com os gaúchos.
Influenciado pela cultura do Newell’s, o ex-volante técnico gosta de ter a bola e faz inúmeras trocas tanto no esquema quanto nas peças do time. Tem uma equipe também jovem em mãos, grande parte formada nas categorias de base, e com pouca experiência internacional. Os jornais locais falam que Bernardi apostará no contra-ataque e que espera um jogo semelhante ao 1 a 1 com o Atlético-MG, na fase de grupos da competição, também em solo argentino.
– Eu conheço de ter enfrentado ele. Era um jogador que tinha muita técnica com a bola, acho que vai tentar passar isso para o seu time. Vamos ver o que vai acontecer – comentou o argentino Kannemann sobre o compatriota.
Em vídeos de partidas recentes, é possível observar uma equipe muito compacta ao se defender, o que pode trazer problema para o Grêmio. Neste ano, o Tricolor encontrou dificuldades para furar times bem fechados. Por outro lado, aposta na transição com a ajuda de Santiago García, jogador de Renato no Atlético-PR em 2011.
– Vai ser uma partida muito difícil, porque o Grêmio é uma equipe com jogadores muito bons, vários de seleção e de grande qualidade. Vêm muito bem no Brasileirão, é uma equipe dura e que sabe o que faz em todos os momentos, quando defende, quando ataca. As individualidades que têm dão ainda mais hierarquia. Imagino uma partida em que se disputará a posse da bola porque eles são uma equipe que normalmente tem o domínio da partida e dos rivais. Tomara que a gente consiga fazer frente e jogar a maior parte do tempo no campo do adversário. Vai ser uma partida onde passaremos por todos os momentos, então temos que estar muito concentrados e muito juntos para aproveitar os nossos e não sofrer muito quando formos controlados por eles. Vai ser um grande jogo mas muito difícil pelo rival que vamos enfrentar – analisou Bernardi.
Como jogador, Bernardi tem no currículo uma final de Liga dos Campeões da Europa quando vestia a camisa do Mônaco e acabou como vice-campeão – o Porto levantou a taça em 2004.
Na França, aprendeu a tentar desfrutar do tempo livre sem ser obcecado pelo futebol – de certa forma, um perfil parecido ao de Renato Portaluppi. Mas as semelhanças param por aí.
Tanto em investimento, quanto em nomes de experiência internacional, a distância entre Grêmio e Godoy Cruz é evidente.
E essa diferença é apontada pelo próprio treinador do time argentino. Sem deixar de citar, no entanto, que a “fome” dos jovens do emergente Godoy Cruz podem eliminar qualquer diferença dentro de campo.
– Não podemos nos comparar com o rival. Não podemos comprar o orçamento, o nível, absolutamente nada porque estamos muito longe do Grêmio. Mas dentro de campo são 11 contra 11 e neste lado há 11 que têm muita gana de ganhar. Na realidade, 26, mas são 11 que jogam e 18 que participam do jogo. Mas desde os garotos mais jovens que ganharam espaço, a fome muitas vezes é mais forte que um monte de outras coisas. Aí é onde diminuímos as diferenças com o rival – disse Bernardi em entrevista coletiva nesta segunda.
Com suas diferenças e semelhanças, Grêmio e Godoy Cruz se enfrentam a partir das 19h15 (de Brasília) desta terça, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. A partida de volta ocorre dia 9 de agosto, na Arena, em Porto Alegre.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio x Vitória: análise e previsões para o jogo decisivo no Brasileirão.
Grêmio mantém estabilidade financeira até fim da gestão Guerra
DOMINGO TEM GRÊMIO!! Saiba onde assistir, horário, palpites e prováveis escalações do Brasileirão.
REFORÇOS EM CAMPO? Grêmio terá reforços contra o Vitória.
Ambiente tranquilo marca processo eleitoral do Grêmio, afirma Bugin.
Novo Comando de Jaqueline Peres nas Mosqueteiras Sub-15
Cuéllar continua fora de treinos no Grêmio; confira possível escalação.
Eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio: Guia Completo e Essencial
Reprovação nos Exames Médicos do Grêmio impulsiona Carreira de Caíque no Juventude
Grêmio realiza eleição para o Conselho Deliberativo com recorde de sócios aptos.
Renovação de contrato de ídolo do Grêmio é anunciada pelo clube.
Grêmio Tem Chance de Melhorar Desempenho com Apoio de Willian
Onde assistir Grêmio x Vitória neste domingo pelo Brasileirão?
Paulo caleffi retorna como pré-candidato à presidência do Grêmio
Grêmio renova contrato do zagueiro Kannemann por mais tempo no clube.
Grêmio renova contrato de Kannemann; confira duração.
Paulo Caleffi retorna à disputa pela presidência do Grêmio: caminho às três cores
Grêmio Estende Vínculo com Defensor Walter Kannemann
Mano Menezes define time para confronto contra o Vitória.
Goleiro do Grêmio aprimora cobranças de pênaltis em desafios com colegas de time
Grêmio negocia renovação de contrato com zagueiro Kannemann
Ataque do Grêmio ainda apresenta desafios mesmo com melhorias em 2025
Grêmio anuncia fim da temporada de João Pedro após cirurgia.
Negociações avançam para renovação de contrato com Kannemann no Grêmio