Jovem e instável: conheça o Godoy Cruz, rival do Grêmio nas oitavas da Libertadores
Time da cidade de Mendoza, no noroeste da Argentina, passou da fase de grupos pela primeira vez em sua história; no campeonato nacional, é o 15º colocado
Antes mesmo de ser sorteado para enfrentar o Grêmio nas oitavas de final da Libertadores, o Godoy Cruz já havia feito história. Pela primeira vez em seus 87 anos de vida, o clube argentino da cidade de Mendoza passou da fase de grupos da competição. Apesar do feito, o "Tomba", um dos apelidos do time, faz uma campanha nada mais que mediana no Campeonato Argentino.
Ainda sem datas definidas, a partida de ida, na Argentina, será entre os dias 4, 5 e 6 de julho. A volta, na Arena, entre 8, 9 e 10 de agosto. Quem passar no confronto, enfrenta o vencedor de Nacional-URU e Botafogo. Se chegar à semifinal, o Grêmio pode ter pela frente Atlético-PR, Santos, Barcelona-EQU ou Palmeiras. Em sua vantagem, o Tricolor sempre decidirá em casa. Confira abaixo um resumo do Godoy Cruz:
O time treinado por Lucas Bernardi costuma atuar no 4-3-3, mas pode variar para o 4-2-3-1 ou 4-4-2 de acordo com o adversário. Já marcou 29 gols em 20 partidas no ano – média de 1,45 por jogo. O atacante Juan Garro é um dos destaques. Com 24 anos, joga pelo lado esquerdo. Fez três na Libertadores e outros três no Campeonato Argentino. Ainda há o centroavante grandalhão Santiago "El Morro" Garcia, revelado pelo Nacional-URU e com passagem pelo River Plate.
Atrás, foi vazado 18 vezes, ou seja, um média de menos de um por jogo. Gosta de pressionar a saída de bola e usa bastante os extremas Garro e González. Vale ficar de olho também no goleiro Rey, no lateral-direito Abecasis e no camisa 10 Gastón Giménez.
O técnico:
Lucas Bernardi fez sucesso na Libertadores de 2013 pelo Newell’s Old Boys, quando foi até a semifinal e acabou eliminado pelo Atlético-MG. Como descrito na formatação tática, gosta de atacar e preza pelo "jogo bonito". Porém, estuda os rivais e pode mudar a estratégia conforme a equipe que enfrenta. Depois de sofrer uma certa desconfiança no início do ano, Bernardi tem recebido apoio dos torcedores por encontrar a formação ideal. Mesmo assim, é apenas 15º no Campeonato Argentino.
Como chega
O Godoy Cruz teve a nona melhor campanha da fase de grupos da Libertadores – melhor segundo colocado. Somou 11 pontos e ficou atrás do Atlético-MG no Grupo 6. Foi o primeiro argentino a se classificar às oitavas, com uma rodada de antecedência. Tanto que na última partida permitiu-se entrar em campo com time reserva. E foi goleado por 4 a 1 pelo Galo.
No Campeonato Argentino, o "Tomba" ainda sonha com uma vaga na Sul-Americana de 2018. Mas o momento é de instabilidade. Ocupa apenas a 15ª colocação, com 37 pontos em 27 jogos. No último duelo, perdeu em casa por 2 a 0 para o Atlético Rafaela. Ainda restam três rodadas. Irá enfrentar Arsenal e Newell’s fora e Estudiantes em casa.
Estádio e logística
Uma viagem para a Argentina não é nada mal perto da possibilidade de enfrentar a altitude do Equador e da Bolívia. Localizada no noroeste do país, Mendoza não tem linhas aéreas diretas a partir do Brasil. Caso opte por voos "de carreira", o Grêmio teria de ir até Buenos Aires e de lá para o palco do primeiro jogo. O que não deve ocorrer, pois o clube dificilmente abrirá mão dos voos fretados. Mesmo com escalas, o tempo de viagem não ultrapassa cinco horas.
Apesar de ter um estádio próprio, o Feliciano Gambarte, o Godoy Cruz não costuma jogar na sua casa. A equipe manda seus confrontos no estádio Malvinas Argentinas, uma das sedes da Copa América de 2011 e da Copa do Mundo de 1978, que pode receber até 45 mil pessoas, a três quilômetros da Cordilheira dos Andes.
E engana-se quem pensa que o Tricolor enfrentará um típico caldeirão argentino. O estádio tem grandes dimensões e as arquibancadas ficam distantes do campo. Além do que a torcida do Godoy Cruz está longe de ser uma das mais tradicionais do país.
Comentários
Comentários (1)
nao se enganem esses times crescem em mata mata aina mais Brasil contra argentina rivalidade a flor da pele
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Paulo caleffi retorna como pré-candidato à presidência do Grêmio
Grêmio renova contrato do zagueiro Kannemann por mais tempo no clube.
Grêmio renova contrato de Kannemann; confira duração.
Paulo Caleffi retorna à disputa pela presidência do Grêmio: caminho às três cores
Grêmio Estende Vínculo com Defensor Walter Kannemann
Mano Menezes define time para confronto contra o Vitória.
Goleiro do Grêmio aprimora cobranças de pênaltis em desafios com colegas de time
Grêmio negocia renovação de contrato com zagueiro Kannemann
Ataque do Grêmio ainda apresenta desafios mesmo com melhorias em 2025
Grêmio anuncia fim da temporada de João Pedro após cirurgia.
Negociações avançam para renovação de contrato com Kannemann no Grêmio
Grêmio anuncia João Pedro fora da temporada após cirurgia.
Chance de Cuéllar e Carlos Vinicius atuarem pelo Grêmio contra o Vitória
Grêmio encaminha renovação de contrato com zagueiro Kannemann.
VAR orienta árbitro a marcar pênalti para o Grêmio em lance polêmico.
Grêmio terá volta de dois titulares importantes contra o Vitória
Influência da eleição do Conselho Deliberativo na escolha do presidente do Grêmio
Grêmio inicia preparação visando próximo confronto no calendário
Grêmio atualiza situação do lateral João Pedro
WILLIAN EM RISCO? Avaliação define participação no domingo de craque
Projeção da Arena Aumenta para o Próximo Jogo do Grêmio após Decepção.
GRÊMIO EM CAMPO? Garanta seu ingresso e apoie o time
Willian impulsiona setor ofensivo do Grêmio com atenção especial.
Transmissão do jogo Mosqueteiras contra Flamengo de São Pedro no Gauchão Feminino.
Willian recebe atenção especial no Grêmio para aumento da participação no time.
Declaracoes Fortes No Vestiario do Gremio Após Jogo Contra o Botafogo
Botafogo apresentará reclamação à CBF por arbitragem polêmica em partida contra Grêmio.
Marlon próximo de acionar cláusula de compra obrigatória no Grêmio.
Tiago Volpi marca de pênalti e salva Grêmio em empate contra o Botafogo no Brasileirão
CBF libera áudio do VAR em Grêmio x Botafogo: polêmica no pênalti no Brasileirão, veja o vídeo
Auxiliar do Grêmio destaca importância da sequência de jogos em casa.