Da Bahia ao Maracanã: Walace deixa "bico" de Carnaval e conquista Felipão

Elogiado, jogador fala dos tempos em que trabalhava com tio no Carnaval, de quando era meia batedor de faltas e da experiência no mítico palco: "Tremedeira não tenho"


Fonte: Globo Esporte

Da Bahia ao Maracanã: Walace deixa bico de Carnaval e conquista Felipão
Há pouco mais de quatro anos, Walace era mais um dos tantos anônimos que ajudam a transformar o Carnaval de Salvador numa das grandes atrações do país. Ajudava o tio Abel a carregar pesados equipamentos em intermináveis carretos. Nem tão intermináveis, afinal Walace agora não monta a festa. Participa dela. O último grande exemplo se deu no sábado. Titular diante do Flamengo, num Maracanã, com 59 mil almas, teve atuação segura a ponto de arrancar elogios espontâneos de Felipão após a vitória de 1 a 0.

Walace tem 1m87cm, mas apenas 19 anos. Uma carreira curta, porém com histórias de gente grande. Por isso, o baiano de Salvador não temeu a suntuosidade do mítico palco carioca.
- É diferente, é uma coisa muito bonita, inexplicável. Eram quase 60 mil pessoas. Deu aquele frio na barriga, mas tem que ter personalidade. Tremedeira não costumo ter, não - garante, em contato com o GloboEsporte.com.

O garoto não tremeu, por exemplo, quando recebeu um “não” do tamanho do Maracanã. Foi em 2012, ele já estava no Avaí, de Santa Catarina, mas fora emprestado ao sub-23 do Bahia. Depois, desceu para o sub-20 e recebeu frases tão duras quanto as noites em claro para montar as estruturas do Carnaval.
- O técnico disse que eu não tinha capacidade de jogar no Bahia. Baixei a cabeça e fui embora.

Antes do Bahia e do Avaí, houve um começo. No pequeno Simões Filho, da cidade homônima encravada na Região Metropolitana de Salvador. Ao jogar a Copa 2 de julho, em 2011, chamou a atenção de um olheiro do Avaí. Em 2012, rumou a Santa Catarina, na primeira experiência longe da família. Foi por telefone que a zelosa mãe Aline ficou sabendo que o filho havia marcado um belo gol de falta no Grêmio, pela Copa Santiago, tradicional torneio de base do Rio Grande do Sul.

Walace com namorada, avó, mãe e irmã em sua terra natal (Foto: Arquivo Pessoal)

Na época, Walace era meia armador, camisa 10. E batedor de faltas oficial do Avaí. O Grêmio o contratou no início de 2013 para o sub-18. Assim que viu o biotipo do jogador, o treinador James Freitas não teve dúvidas e disparou:
- Chegou o nosso volante aí.



- Acima de tudo, é um atleta, muito focado. Tem percentual de gordura top. Embora seja um atleta alto, é rápido e com técnica. É intenso na marcação e tem boa saída de bola - completa o diretor das categorias de base do Grêmio, Júnior Chavare.

A partir daí, Walace parou de cobrar faltas. Mas jamais de crescer. Após o fim da Copa do Mundo, subiu ao profissional ainda com Enderson Moreira.

- Fiquei feliz, contei para a minha mãe. Sabe como é alegria de mãe… - sorri.

Dona Aline sorriria ainda mais, porque o filho depois ganhou a primeira chance no Gre-Nal de 10 de agosto com Felipão. Como ele mesmo já dissera linhas acima, sentiu frio na barriga, mas não tremeu. Aprovou e ganhou elogios do treinador que, enquanto Walace nascia no bairro humilde de Massaranduba, já ganhava a Libertadores com o Grêmio, em 1995.



- Se eu puder elogiar, vou elogiar o Wallace. Um dos melhores jogadores em campo. Entrou num Gre-Nal e hoje, para 50 mil pessoas. Vai evoluindo - elogiou o comandante.

- Sei que ele pode me passar muitas coisas boas, estou procurando aprender com ele. Mas procuro manter os pés no chão e não me empolgar com os elogios - reforça o volante.

Com contrato até 2018, mora sozinho num apartamento alugado em Porto Alegre. Deixa na Bahia o tio que trata como pai, a mãe, a avó, duas irmãs e a namorada Camila. A troca de carinhos por telefone e whatsapp o ajudam a matar a saudade. Fora da rotina de jogos e treinos, tenta ser mais discreto, com saídas esporádicas ao cinema. O videogame é o melhor amigo, nos duelos acalorados com Iago, que ainda está na base.

Walace, não. Cresceu além de seus 1m87cm. Porque soube fazer seu próprio carnaval em campo. Sem tirar os pés do chão.

Bom futuro à vista: Walace começa a ganhar mais espaço com Felipão (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

VEJA TAMBÉM
- Santos Dá Chapéu no Grêmio e Mira Soteldo para Brilhar na Série A!
- Clima de decisão! Grêmio treina com força máxima para o Gre-Nal do ano!
- Grêmio, pare de insistir em medalhões ou em jogadores despejados por outros clubes






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/10/2024