Reforma, gols de Sanchéz e teto de cobre: o palco de Iquique x Grêmio

Estádio Zorros del Desierto viu surgimento de estrela chilena, tem estrutura moderna para jogo desta quarta, às 19h30, e impressionou Barrios


Fonte: Globo Esporte

Reforma, gols de Sanchéz e teto de cobre: o palco de Iquique x Grêmio
Casa do Cobreloa, o Zorros del Desierto, palco do jogo do Grêmio na noite desta quarta-feira, é a casa de aluguel do Deportes Iquique. Será lá que o Tricolor tentará confirmar a classificação para a próxima fase da Libertadores de maneira antecipada, já que é o líder do Grupo 8 da competição. O estádio abrigou os chilenos em apenas dois jogos em 2017, foi reformado recentemente e apresenta boas condições.

O nome Cobreloa já diz muito sobre a região onde está Calama, na ponta do deserto do Atacama. É uma junção de cobre, metal abundante na região, e do rio Loa. Assim foi formado o nome dos chilenos, donos do estádio. O Iquique tem uma vitória e uma derrota no palco: perdeu para o Guaraní, na primeira rodada da chave, mas venceu o Zamora.

BOAS CONDIÇÕES

O campo é velho conhecido de Lucas Barrios, que atuou pelo Cobreloa na temporada 2006/2007. No entanto, o centroavante quase não reconheceu o espaço onde anotou 18 gols com a camisa laranja naquele campeonato nacional e despontou para o futebol mundial. Uma reforma modernizou o estádio, o deixou confortável e agradável a quem olha para suas cadeiras. Quase no nível das arenas brasileiras, não fosse a capacidade para 12 mil pessoas.

– Quando eu estava aqui o estádio estava totalmente diferente, não estava fechado como está agora. É lindo que o futebol chileno cresça desta maneira. Joguei a Copa América em 2015 e os estádios cresceram um montão – disse Lucas Barrios.

A estrutura interna do palco do jogo de hoje à noite é bastante nova e espaçosa. As cabines de imprensa estão em boas condições e o campo não apresentou problemas no reconhecimento feito pelo Grêmio, na tarde desta terça-feira. As dimensões são padrão: 105 metros por 68 metros.

METAL EXPORTAÇÃO

O cobre é o carro-chefe da econmia da região, conhecida pelas diversas minas para sua extração. No projeto de reformulação do estádio, o metal também não foi esquecido. A cobertura de parte do pavilhão do estádio é toda feita deste material, em uma espécie de homenagem.

Na entrada da arena, o torcedor também poderá ver uma grande pedra de granito com veios de cobre, posicionada como uma espécie de estátua no pórtico do Zorros. Nada de ídolos ou ex-jogadores famosos. O "busto" é para o que movimenta financeiramente a região de Calama.



RAPOSAS E CÃES

O nome Zorros del Desierto foi escolhido em votação popular, em 2014, e é em referência às raposas tradicionais da região desértica do Chile. O estádio foi rebatizado após o término da reforma – antes, se chamava Estadio Municipal de Calama.

No campo, durante o treino do Grêmio desta terça-feira, dois cães acompanhavam a atividade. Um deles, preto, aguardou o término do treinamento dos gremistas para deitar e rolar no gramado. Depois se levantou calmamente e deixou o campo para o lado de fora do estádio.



GOLS DE ALEXIS SANCHÉZ

Maior expoente da atual geração chilena, Alexis Sanchéz, do Arsenal, já desfilou pelo gramado onde Geromel, Ramiro e companhia jogarão nesta noite. O atacante surgiu no Cobreloa, onde estreou com 16 anos na temporada 2005/2006, e muitos gols marcou no estádio. Mais recentemente, em 2010, disputou amistoso com a camisa do Chile e anotou dois gols contra Zambia.



SEM FATOR LOCAL

O Zorros del Desierto tem potencial para se tornar uma pequena panela de pressão. No entanto, a fase atual do Cobreloa não ajuda. O time joga a segunda divisão chilena e não conseguiu o acesso para a próxima temporada. Como é casa emprestada do Iquique, há pouco público para apoiar os times do litoral.

Foram apenas dois jogos este ano em Calama. No Campeonato Chileno, o Iquique joga suas partidas em Cavancha, estádio em sua cidade, enquanto o Tierra de Campeones passa por reformas. Campos quase neutros, aliás, tem sido recorrentes para o Grêmio nesta Libertadores. Tanto o estádio do Zamora quando o Defensores del Chaco não apresentaram ambiente hostil para o Tricolor na competição.





VEJA TAMBÉM
- Tiago Volpi marca de pênalti e salva Grêmio em empate contra o Botafogo no Brasileirão
- CBF libera áudio do VAR em Grêmio x Botafogo: polêmica no pênalti no Brasileirão, veja o vídeo
- AJUSTES NA ESCALAÇÃO? Treinador define substituto de Carlos Vinicius






Comentários



Avião fretado mordomias Goleiro fraco.Luan péssimo tempos.Não decide jogos.Chamado de craque.Vergonha.Tamo fundido.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/9/2025







24/9/2025