Dublê de Maicon e equilíbrio no meio: como joga o Guaraní-PAR

Equipe paraguaia enfrenta o Grêmio nesta quinta-feira pela Libertadores


Fonte: Zero Hora

Dublê de Maicon e equilíbrio no meio: como joga o Guaraní-PAR
Palau (E) é a referência do meio-campo do Guaraní-PAR Foto: NORBERTO DUARTE / AFP
O Guaraní-PAR já não tem o mesmo poderio ofensivo do time que foi semifinalista da Libertadores 2015. Mas será um adversário perigoso para o Grêmio nesta quinta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Vice-líder do Campeonato Paraguaio, a equipe treinada pelo argentino Daniel Garnero tem no equilíbrio do meio-campo a sua principal qualidade.

Duas das principais figuras do Guaraní são meias uruguaios. O experiente Palau, 31 anos, é quem faz o time jogar. Artilheiro neste ano, com cinco gols em 12 partidas, teve passagem discreta pelo Atlético-PR em 2013. Mas, na equipe paraguaia, tem o mesmo papel de Maicon no Grêmio.

Além de ser capitão e ter a mesma camisa 8 às costas, Palau é uma espécie de "carimbador" no meio-campo: todas as jogadas ofensivas passam por ele. A seu lado, Hernán Novick, 28 anos, distribui lançamentos com precisão. Os dois são responsáveis por criar jogadas aos atacantes Epifanio García e Néstor Camacho.

— O Palau é um jogador fundamental no meio-campo. E Novick requer atenção por seus ótimos passes. No ataque, Camacho é quem desequilibra — analisa o jornalista Gabriel Cazenave, do jornal paraguaio ABC Color.

A formação do Guaraní é o esquema 4-4-1-1. Com duas linhas de quatro jogadores, Daniel Garnero cobra compactação de seus comandados. Ex-meia que fez carreira no Independiente, da Argentina, o técnico de 48 anos também promove variações. Quando ataca, Palau e Novick se aproximam de García e Camacho na frente. Se o time é pressionado, De La Cruz recua para formar uma linha de cinco defensores.

— Esta rotação é uma característica que Garnero implantou no Guaraní — acrescenta o repórter Augustin Benitez, da rádio Uno, de Assunção.

O Guaraní também enfrenta uma maratona de jogos entre o Paraguaio e a Libertadores. Dia 12, bateu o Zamora-VEN por 3 a 1. Domingo, venceu por 2 a 1 o líder Libertad. Nesta quinta, encara o Grêmio. E dia 23, terá o Sol de América pela frente. Ao todo, quatro jogos em 12 dias. Por isso, Garnero poupou quase todos os titulares no domingo. Somente o goleiro Alfredo Aguilar, o lateral-direito Carlos Rolon e zagueiro Nery Bareiro enfrentaram o Libertad.

— Com este rodízio, Garnero terá um time menos desgastado contra o Grêmio — entende Benitez.

Atento ao rival, Renato Portaluppi diz ter visto os jogos dos paraguaios contra Zamora e Libertad. Também recebeu um dossiê do Guaraní de seus analistas do Centro Digital de Dados (CDD) e mostrou vídeos do adversário ao grupo antes do treino de ontem no CT. O treinador ainda fez um alerta:

— Não podemos entrar na catimba do adversário. O jogador brasileiro tem a cabeça um pouco fraca neste sentido. Não podemos perder ninguém por isso.

A formação do Guaraní-PAR:

A.Aguilar
Rolon / Bareiro / Cabral / Baez
Cruz / Palau / J. Aguilar / Novick
García
Camacho

VEJA TAMBÉM
- AJUSTES NA ESCALAÇÃO? Treinador define substituto de Carlos Vinicius
- HOJE TEM GRÊMIO!! Saiba onde assistir, provável escalações e arbitragem
- EMOÇÃO PÓS VITÓRIA? Zagueiro fica emocionado após vitória no final






Comentários



DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/9/2025


























23/9/2025