Grêmio irá promover garotos de sua equipe sub-20 para 2017
O Grêmio dá vazão a um dos principais pilares da gestão de Romildo Bolzan e mantém a política de valorização das joias de suas categorias de base como ponto-chave para delinear seu elenco para a próxima temporada. Ao passo que ronda o mercado e lança uma série de tratativas em busca de um artilheiro matador para a disputa da Libertadores, o Tricolor trata de aproveitar a "safra 2017" com uma série de promoções de garotos para integrar o grupo de Renato Gaúcho
Tudo isso, claro, a passos cautelosos e bem estudados. A ideia inicial é integrar alguns dos jovens do elenco de transição aos trabalhos de pré-temporada com os atletas do time principal, até para introduzi-los à metodologia do comandante e para que possam auxiliar como "sparrings" nos treinamentos.
Entre os pupilos que irão se apresentar junto a Douglas, Pedro Geromel e companhia estão: o goleiro Dida, o volante Esperón os meias Lima, Jean Pyerre – lapidado como nova "joia" do clube – e o atacante Luan. Há ainda os casos do volante Machado e do lateral-esquerdo Lucas Lovat, um dos atletas que dota de maior prestígio junto ao mandatário, que já figura na lista de atletas do elenco profissional.
– Eles vão estar no plantel em 2017, ao menos no início do ano. Estarão conosco. É uma das melhores safras, muito boa para promoções, mas prefiro não adjetivar um ou outro garoto – afirma o presidente Romildo Bolzan ao GloboEsporte.com.
Entre os pupilos que passarão a integrar a equipe principal no início do ano, apenas Jean Pyerre não foi relacionado por Roger Machado ou Renato Gaúcho ao longo da temporada de 2016. Todos eles, porém, disputaram a Copa José Luiz Barreto, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para movimentar o segundo semestre dos times do interior gaúcho.
Até porque o clube implantou o chamado elenco de transição justamente para dar rodagem em competições e atribuir uma "casca" a seus pupilos ao chegar ao profissional, entre outras iniciativas. Recentemente, a joia Lincoln, pouco aproveitado no time principal, "desceu" à equipe sub-20 para disputar a Copa RS, em que o Grêmio acabou eliminado nas quartas de final, para encerrar o ano na ativa.
O mesmo processo se repete nas categorias inferiores. O Tricolor retirou a equipe sub-17 das competições regionais e promoveu uma série de amistosos contra clubes da América Latina. O mesmo grupo se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sob o comando do técnico Beto Almeida.
Volante Machado é um dos jogadores mais valorizados (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio)
A política de valorização da base foi implantada assim que a gestão de Romildo Bolzan assumiu o comando, em 2015. No mesmo ano, joias que já despontavam em 2014 se consolidaram como referências do time. Casos de Luan e Wallace, além de Pedro Rocha e Everton, que ganharam mais chances, com protagonismo, em 2016. No cálculo feito pelo coordenador executivo da base, Júnior Chávare, 70% do elenco campeão da Copa do Brasil tem sua origem dentro do próprio clube.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
promessa de Tiaguinho no Grêmio pode se destacar no futebol em 2026
Grêmio negocia retorno de Tetê por empréstimo: mais detalhes sobre a possível contratação.
Destaques e decepções: análise do desempenho do Grêmio em 2025
Grêmio contrata analista português para cargo de head scout no clube.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.