O 2016 do Grêmio, que começou com mais um sonho do tri da Libertadores desperdiçado e viu o técnico Roger Machado pedir demissão durante o Brasileirão, acabou em êxtase. A chegada de Renato Portaluppi e o penta da Copa do Brasil mudaram aquilo que se desenhava como mais um ano perdido. E graças a Pedro Geromel, Marcelo Grohe, Maicon, Douglas, Luan e companhia.
Em meio à negociação pela renovação do técnico Renato Gaúcho e busca por reforços ainda incipiente neste final de ano, o GloboEsporte.com traça um balanço do 2016 vivido pelo Grêmio e avalia um a um os atletas do elenco. O parecer aponta para brilho também de Edílson, Ramiro e Pedro Rocha. Por outro lado, Wallace Oliveira, Marcelo Hermes e Fred não conseguiram responder à altura em suas posições. O equatoriano Bolaños enfrentou altos e (muitos) baixos, mas se recuperou no fim, com direito a gol do título.
O critério adotado pelo GloboEsporte.com leva em conta apenas jogadores que atuaram em mais de três partidas na temporada. Atletas como Bressan, Kadu, Giuliano e Bobô, que deixaram o clube – vendidos ou por empréstimo – ficaram fora da lista. Os jogadores foram divididos nas categorias "Quem aprovou", "Quem reprovou" e "Quem precisa mostrar mais".
QUEM APROVOU
Marcelo Grohe
Teve noite emblemática no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-PR, quando falhou no gol que levou a decisão para os pênaltis, mas tornou-se o herói da classificação ao defender duas cobranças. Chegou a pensar em deixar o clube pelas críticas. No clube desde 2000, virou o símbolo da resistência gremista na quebra do jejum de 15 anos sem títulos a nível nacional.
Edílson
Sem conseguir resolver os problemas na lateral direita, o Grêmio foi atrás de um velho conhecido em maio. Edílson chegou, abraçou o clube, assumiu a titularidade e um posto de liderança e indignação que estava em falta no time.
Marcelo Oliveira
Passou boa parte do ano contestado por atuações irregulares e chegou a ser desbancado pelo jovem Marcelo Hermes na Libertadores. Com a chegada de Renato, recuperou a confiança e encerrou o ano como um dos líderes do grupo campeão da Copa do Brasil.
Geromel
Pelo segundo ano consecutivo, é o jogador mais regular do Grêmio. Dificilmente falha e ainda marcou cinco gols na temporada. Chamado pelo torcedor de Geromito ou Geromonstro, virou sinônimo de segurança na defesa e dispensa mais comentários. Também foi brindado com a convocação para a seleção brasileira.
Kannemann
Devido aos problemas enfrentados pela zaga no começo do ano, foi buscado no Atlas, do México, para compor o grupo em um primeiro momento. Mas Wallace Reis ficou longe de suprir a lacuna deixada por Erazo. O argentino assumiu a bronca na Copa do Brasil e virou um dos ídolos da temporada pela entrega em campo e carisma.
Geromel e Kannemann erguem troféu da Copa do Brasil (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)
Walace
Foi o ano da consolidação do jovem de 21 anos com a camisa gremista. Em nenhum momento teve sua titularidade discutida. Segue com o nome especulado em grandes times da Europa e ainda carimbou a boa fase com o inédito ouro olímpico e o penta da Copa do Brasil.
Maicon
Passou por poucas e boas durante os problemas no primeiro semestre, como as eliminações dolorosas no Gauchão e na Libertadores. Foi alvo da ira da torcida, que reclamava de uma suposta falta de indignação. Mas deu a volta por cima ao liderar a equipe de Renato Gaúcho na cruzada pelo título da Copa do Brasil.
Jaílson
O garoto de 21 anos estreou como titular fora de casa contra a Chapecoense. E fez até gol. No período da Olimpíada sem Walace, segurou a bronca no meio-campo e tornou-se quase um 12º jogador. Terá mais chances em 2017.
Ramiro
De criticado aos tempos de Roger a elogiado com Renato. Nunca uma troca de treinador fez tão bem a um jogador quanto a Ramiro. O volante tinha dificuldades até em pegar na bola no primeiro semestre devido às vaias. Deslocado para a lateral, também passou por problemas. Mas Renato encontrou sua posição na função vaga de Giuliano e foi peça fundamental no título da Copa do Brasil.
Douglas
É o símbolo do passado e presente no futebol. Considerado o "último camisa 10 do futebol brasileiro" pelos companheiros, leva irreverência para fora das quatro linhas com estilo pouco usual hoje em dia no mundo da bola. Em campo, ditou o ritmo da equipe ao longo de todo ano, com suas "pifadas" e gols. Aos 34 anos, fecha mais uma temporada por cima.
Douglas foi mais uma vez o centro técnico gremista (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Luan
Pelo segundo ano consecutivo, foi o artilheiro do Grêmio no ano. Mostrou-se decisivo em alguns jogos, como no golaço coletivo contra o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil e no gol marcado já nos acréscimos da vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta pelo Brasileirão. Será mais uma difícil tarefa para a direção mantê-lo em 2017.
Pedro Rocha
Olhado com desconfiança pela torcida em decorrência dos gols perdidos, fechou o ano ao lado de Luan na artilharia da equipe, com 12 tentos. Ainda brilhou na vitória decisiva por 3 a 1 sobre o Atlético-MG em pleno Mineirão, no primeiro jogo da final, quando marcou duas vezes. Deve começar 2017 com mais confiança.
Everton
Começou 2016 como titular no time de Roger Machado e marcando gols no Gauchão, mas caiu de produção e voltou à reserva. No fim do ano, porém, foi às redes contra o Palmeiras e Atlético-MG na Copa do Brasil. Também é considerado um 12º jogador de Renato.
QUEM PRECISA MOSTRAR MAIS
Bruno Grassi
Ainda não conseguiu passar ao torcedor a segurança de ser um reserva à altura de Marcelo Grohe. As falhas na derrota por 4 a 3 para o Palmeiras no primeiro turno do Brasileirão dificultaram sua evolução. Em 13 jogos, sofreu 13 gols.
Rafael Thyere
Ficou um breve período como titular da equipe durante o Brasileirão. Teve atuação destacada na vitória por 1 a 0 no Gre-Nal do primeiro turno, no Beira-Rio. Perdeu espaço com as chegadas de Wallace Reis e Kannemann. Terminou o ano como o reserva imediato dos zagueiros titulares.
Iago
Fez 11 partidas no ano, poucas delas no time titular. Quando foi chamado, respondeu bem. Ainda precisa resolver problemas na marcação, algo possível de ser superado para um jovem de 21 anos. Deve ganhar mais chances em 2017.
Kaio
Ficou para trás na hierarquia com o destaque do também jovem volante Jaílson. Recebeu boas chances no Gauchão e chegou a ser testado por Roger Machado na lateral direita. Pode ser emprestado para ganhar experiência ou tentar se firmar entre as opções do Grêmio.
Lincoln
Está em processo de desaceleração de etapas, algumas queimada quando subiu para o profissional como a nova promessa aos 16 anos. Agora com 18, voltou ao time sub-20 para disputar a Copa RS para ganhar "bagagem". Deve ser mais usado no Gauchão de 2017.
Miller Bolaños
Maior contratação gremista para a temporada, estreou com gol e atuação destacada na Libertadores, contra a LDU, na Arena. No jogo seguinte, porém, sofreu a cotovelada de William no Gre-Nal e iniciou seu calvário para recuperação das fraturas na mandíbula. Depois, sentiu três problemas musculares e não apresentou o que era dele esperado. No fim do ano, com três gols nos últimos cinco jogos, um deles o do título da Copa do Brasil, deu novos ares para 2017.
Bolaños marcou o gol do título da Copa do Brasil (Foto: Agência Estado)
Negueba
Contratado junto ao Coritiba durante o Brasileirão, teve estreia impetuosa na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Parecia ser o substituto ideal para Giuliano no time de Roger Machado. Mas caiu de produção, sofreu com lesões e terminou o ano na reserva da equipe de Renato Gaúcho.
Guilherme
Depois de um bom primeiro semestre no São José-RS, passou a ser usado por Roger Machado e mostrou coragem para enfrentar os marcadores no Brasileirão, a ponto de ser cogitado no time titular. Mas ainda precisa melhorar a pontaria.
Batista
Único entre os atacantes que subiram da base com características de área, marcou um gol no Gauchão e outro no Brasileirão, na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Rio. É outro que deve receber mais chances no Estadual de 2017.
QUEM REPROVOU
Wallace Oliveira
O Grêmio não mediu esforços para trazê-lo do Chelsea, da Inglaterra. Mas não conseguiu se adaptar ao longo de 2016. Foi sucessivamente vaiado pela torcida. Mesmo assim, atuou em 22 partidas. Tem contrato até a metade de 2017.
Wallace Oliveira não resolveu problema na lateral direita do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Fred
O zagueiro de 30 anos foi indicação de Roger Machado, com quem tinha trabalhado no Novo Hamburgo. Ganhou inúmeras chances para se firmar ao lado de Geromel, mas pecou em jogos importantes, como na eliminação para o Rosario Central, nas oitavas de final da Libertadores. Ainda tem futuro indefinido.
Wallace Reis
Foi contratado às pressas junto ao Flamengo no início do Brasileirão para ser o parceiro de Geromel. Sofreu com uma lesão muscular. De qualquer forma, não deu a segurança necessária ao time e acabou preterido para a entrada de Kannemann. Encerrou a temporada em baixa. Com a pré-temporada, precisará provar que tem valor.
Marcelo Hermes
Poderia estar na lista dos aprovados, mas entrou em um imbróglio com o Grêmio para sua renovação de contrato. Chegou a desbancar Marcelo Oliveira na lateral esquerda. Pediu um salário que o clube considerou alto e passou a trabalhar separado do grupo principal. Teria um pré-contrato com o Benfica.
Henrique Almeida
Depois de ser um dos responsáveis por livrar o Coritiba do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, com a vice-artilharia da competição, foi contratado para ser o homem dos gols em 2016. Roger e Renato insistiram nele, mas Henrique não se ajudou e ainda teve atrito com a torcida. Fez apenas três gols.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano elogia tática do Grêmio em triunfo no Gre-Nal
Felipão xinga árbitro de "safado" e "ladrão" durante GreNal.
Mano destaca eficiência da estratégia do Grêmio na vitória contra o Internacional.
Internacional perde pênalti no último lance e Grêmio vence gre-nal decisivo.
Alysson celebra primeiros gol e vitória no clássico Gre-Nal: emoção indescritível.
Presidente do Inter justifica demora na demissão de Roger Machado: "Limite atingido".
Analista avalia cobranças de pênalti no clássico GreNal e ironiza atuação do árbitro
Mano elogia eficácia tática do Grêmio em vitória no Gre-Nal 448.
Roger Machado demitido do Internacional após derrota para o Grêmio.
Presidente do Grêmio critica arbitragem após GreNal e denuncia possível favorecimento.
Presidente Guerra solicita posicionamento a comandante dos árbitros da CBF.
Pênaltis para o Inter em GreNal revelam dois erros contra o Grêmio
Grêmio domina Gre-Nal e Mano ironiza pênaltis em entrevista pós-jogo
Alysson marca primeiro gol e comemora vitória no Gre-Nal pelo Grêmio
Internacional desperdiça pênalti no fim e Grêmio conquista vitória no Gre-Nal.
Grêmio demonstra grandeza em vitória épica contra adversidades e desafios
Inter perde pênalti, VAR e choro marcam vitória do Grêmio em jogo maluco.
Grêmio conquista virada épica sobre Inter em GreNal polêmico e respira no Brasileirão.
Gre-Nal: Os memes mais engraçados da vitória do Grêmio em destaque online
Grêmio vence inter de virada em clássico cheio de emoções no Beira-Rio
Grêmio vence Internacional no clássico e avança na classificação do Brasileirão.
Vitória espetacular do Grêmio no futebol brasileiro.
Notas dos Jogadores do Grêmio na Vitória sobre o Inter no Gre-Nal 448.
Grêmio vence Internacional e avança na classificação do Brasileirão.
Grêmio: Jogador comete dois pênaltis em GreNal, é consolado por companheiros.
Zagueiro do Grêmio comete duas penalidades e se emociona durante partida.
Grêmio: Carlos Vinicius marca gol, mas deixa Gre-Nal lesionado após um ano e meio.
Arthur marca gol em clássico com passe de ombro após longo hiato no Gre-Nal.
Jogo Internacional x Grêmio com Narração Esportiva, às 16h
Desespero no Clássico: Inter e Grêmio em Crise até nos Bastidores
Clássico Gre-Nal 448: Internacional e Grêmio disputam rodada decisiva no Brasileirão.
Bastidor do Gre-Nal revela novidades no time e nível de tensão.
Transmissão, horário e escalações do Gre-Nal 448: Internacional x Grêmio ao vivo