Procissão, promessa e 40h de viagem: loucuras para ver o Grêmio na final
Torcedores tricolores criam as mais diferentes ações caso título da Copa do Brasil seja confirmado e encerre período de 15 anos do clube sem conquistas a nível nacional
Eleandro "Mazembe" Duarte promete ir ao Santuário de Caravaggio a pé (Foto: Beto Azambuja / GloboEsporte.com)
Para sair da fila dos 15 anos sem títulos nacionais, cada torcedor gremista faz a sua própria loucura, seja em forma de procissão, seja atravessar o mundo, seja inverter a lógica da promessa para uma corrente de solidariedade. A metade do caminho para soltar o grito de campeão foi cumprida com êxito na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 1 em pleno Mineirão. Se o título da Copa do Brasil for confirmado na Arena nesta quarta, cada sacrifício terá seus contornos épicos.
A começar pela caminhada promovida por Eleandro "Mazembe" Duarte. A alcunha usada em alusão à derrota do maior rival Inter para o time da República Democrática do Congo, no Mundial de 2010, entrega sua imaginação de lidar com "a motivação da torcida do Grêmio", como ele resume. Se a equipe de Renato Gaúcho triunfar, Eleandro promete ir a pé da Arena até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na serra gaúcha.
Cerca de 400 pessoas já se dispuseram a ir junto do gremista fanático na empreitada. São pouco mais de 100 quilômetros de asfalto. O organizador calcula que o percurso termine em cerca de 20 horas – com paradas, é claro. O périplo também deve angariar parcerias durante o trajeto, em cidades que ligam a capital à Serra.
– É a vontade de cada um fazer a sua parte. Chegou um ponto em que o torcedor quer participar mais efetivamente do clube. Claro que não vai resolver, mas é uma motivação a mais. À medida que a caminhada se tornar maior, a estrutura também aumenta. Mas já chamei a minha irmã, que é enfermeira. Não tenho preparo físico! Espero que a santa possa ajudar nisso também – brinca "Mazembe", que é devoto de Santo Antônio, mas escolheu Caravaggio devido à devoção de Luiz Felipe Scolari, multicampeão com o Grêmio na década de 90, pela santa.
Promessa para doar
Na contramão de uma promessa repleta de sacrifícios e proibições, um trio de amigos decidiu atrelar a solidariedade de fim de ano à esperança do penta da Copa do Brasil. Tudo porque, em conversas nas redes sociais, um torcedor garantiu que faria uma tatuagem e pintaria o cabelo de azul em caso de título. Então, o operador multifuncional Gabriel Leffa teve a ideia de tornar a realização pessoal em uma forma de ajudar o próximo.
– A minha ideia era doar uma cesta básica a uma instituição de caridade. Uma forma de o título não ficar só comigo, mas de atingir mais pessoas. Só que agora estamos muito surpresos. Tem gente de todo lugar querendo ajudar: Santa Maria, Bento Gonçalves, até Estados Unidos e Austrália – relata o torcedor.
O evento "Promessa do Bem - Rumo ao Penta" já conta com cerca de 4 mil pessoas confirmadas no intuito de fazer algum tipo de doação. Qualquer forma de ajuda é bem-vinda: alimento, roupas, doação de sangue, ração, fraldas geriátricas… O material deve ser recolhido em vários pontos de coleta no Estado, em data ainda indefinida.
– Pelas proporções que tomou o evento, a gente acredita que vai ter muito mais entidades a ser beneficiadas. A ideia é juntar o máximo de pessoas que queiram ajudar. Depois, faremos a prestação de contas – conta a especialista em marketing Fernanda Dutra de Almeida.
Mas a mobilização se espalhou, ou seja, cada tricolor realiza a doação da maneira que achar melhor – de postos de coleta até transferência bancária. Inclusive não há limite para instituições beneficiadas. Se a taça não vier, a "Promessa do Bem" se transforma em uma ação de Natal.
– É importante que a pessoa faça a sua doação, mesmo que não tenha uma instituição. Pode ser para uma família da cidade dela, pelo menos. Se não ganhar o título, beleza. Vamos fazer uma doação de Natal – explica a assistente de marketing Francielli Delfim.
Cruzando o mundo
Elton Benner, 25 anos, é um daqueles gremistas que pouco se recordam do tetra da Copa do Brasil, em 2001. Era apenas uma criança em sua primeira década de vida. Assim, o fanatismo pelo Tricolor e o desejo de estar presente em um grande título lhe obrigaram a cruzar o mundo.
Ele vive em Sydney, na Austrália, há três anos. Decidiu retornar por um breve período na tentativa de ver o Grêmio campeão. Precisou justificar uma "emergência familiar" nas tarefas de pedreiro e nos estudos para conseguir pegar o avião no último dia 22. Após 40 horas de viagem, com conexões na Tailândia, Emirados Árabes e São Paulo, desembarcou em Porto Alegre no momento que Pedro Rocha marcava o segundo gol da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no primeiro jogo da final.
Mas o otimismo atual precisou ser acalentado. Havia desconfiança no confronto contra o Cruzeiro, na semifinal. Depois da classificação garantida e uma conversa com o pai, Elton fez as malas. Chegou ao Rio Grande do Sul inclusive sem ingresso, mas garantiu presença na Arena praticamente na última hora.
– Meu pai me ligou com relação a uma história antiga. Em 2005, na Batalha dos Aflitos, no primeiro pênalti, ele me disse que não teria coração para assistir àquela partida e foi para o carro. De vez em quando, ouvia o rádio. Depois, voltou para a sala. Hoje ele me diz: "Ia acontecer uma coisa épica e não estaria ao lado do meu filho". Liguei para ele depois da classificação sobre o Cruzeiro: "Que seja para ficar cinco dias, mas que venha. Quero que tu estejas lá dentro (da Arena). Se perder, tudo bem. Mas, se ganhar, olha a história que vais contar para teus filhos" – conta o aventureiro Elton.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão xinga árbitro de "safado" e "ladrão" durante GreNal.
Mano destaca eficiência da estratégia do Grêmio na vitória contra o Internacional.
Internacional perde pênalti no último lance e Grêmio vence gre-nal decisivo.
Alysson celebra primeiros gol e vitória no clássico Gre-Nal: emoção indescritível.
Presidente do Inter justifica demora na demissão de Roger Machado: "Limite atingido".
Analista avalia cobranças de pênalti no clássico GreNal e ironiza atuação do árbitro
Mano elogia eficácia tática do Grêmio em vitória no Gre-Nal 448.
Roger Machado demitido do Internacional após derrota para o Grêmio.
Presidente do Grêmio critica arbitragem após GreNal e denuncia possível favorecimento.
Presidente Guerra solicita posicionamento a comandante dos árbitros da CBF.
Pênaltis para o Inter em GreNal revelam dois erros contra o Grêmio
Grêmio domina Gre-Nal e Mano ironiza pênaltis em entrevista pós-jogo
Alysson marca primeiro gol e comemora vitória no Gre-Nal pelo Grêmio
Internacional desperdiça pênalti no fim e Grêmio conquista vitória no Gre-Nal.
Grêmio demonstra grandeza em vitória épica contra adversidades e desafios
Inter perde pênalti, VAR e choro marcam vitória do Grêmio em jogo maluco.
Grêmio conquista virada épica sobre Inter em GreNal polêmico e respira no Brasileirão.
Gre-Nal: Os memes mais engraçados da vitória do Grêmio em destaque online
Grêmio vence inter de virada em clássico cheio de emoções no Beira-Rio
Grêmio vence Internacional no clássico e avança na classificação do Brasileirão.
Vitória espetacular do Grêmio no futebol brasileiro.
Notas dos Jogadores do Grêmio na Vitória sobre o Inter no Gre-Nal 448.
Grêmio vence Internacional e avança na classificação do Brasileirão.
Grêmio: Jogador comete dois pênaltis em GreNal, é consolado por companheiros.
Zagueiro do Grêmio comete duas penalidades e se emociona durante partida.
Grêmio: Carlos Vinicius marca gol, mas deixa Gre-Nal lesionado após um ano e meio.
Arthur marca gol em clássico com passe de ombro após longo hiato no Gre-Nal.
Jogo Internacional x Grêmio com Narração Esportiva, às 16h
Desespero no Clássico: Inter e Grêmio em Crise até nos Bastidores
Clássico Gre-Nal 448: Internacional e Grêmio disputam rodada decisiva no Brasileirão.
Bastidor do Gre-Nal revela novidades no time e nível de tensão.
Transmissão, horário e escalações do Gre-Nal 448: Internacional x Grêmio ao vivo