
Montagem sobre fotos de Diego Andréa Graiz / Agência RBS / Agência RBS
A tragédia que resultou em 71 mortos após a queda do avião que levava jogadores da Chapecoense, jornalistas e tripulantes à Colômbia na madrugada da última terça-feira, deu destaque para as condições de viagens dos clubes de futebol, principalmente os voos fretados.
Enquanto uma investigação ainda irá determinar se a empresa responsável pela condução do grupo é responsável por uma pane seca, o avião ficou sem combustível e energia elétrica, a queda fatal nos arredores de Medellín serve de alerta sobre o tema.
Com jogos de Libertadores, Sul-Americana e uma rotina constante de viagens para toda a América do Sul, a dupla Gre-Nal mantém profissionais dedicados especialmente à logística em seus quadros de funcionários. Mesmo que cada clube adote um modelo diferente — o Grêmio usa os serviços de uma agência de viagens e o Inter trata diretamente com as empresas de aviação para organizar os seus voos fretados —, os procedimentos são muito parecidos.
Uso de aviões de grandes empresas, preferencialmente brasileiras, e pesquisa do histórico das prestadoras de serviços são as duas principais regras para garantir a segurança de suas delegações, e também da 1,5 tonelada de equipamentos e materiais que são utilizados na preparação para as partidas.
Um voo charter, o mesmo que fretado, é, normalmente, a segunda opção dos clubes por uma questão econômica. Jogos de primeira fase da Libertadores, que têm suas datas divulgadas com bastante antecêndencia, por exemplo, costumam ser feitos nas linhas comerciais.
Mas nas fases eliminatórias das competições, quando os clubes têm apenas uma ou duas semanas para preparar todo o translado de mais de 30 pessoas envolvidas no dia a dia de uma equipe, aí é mais fácil fretar uma aeronave.
O processo de escolha da forma de viagem é iniciado com a comissão técnica. A preferência é atender aos pedidos de programação de treinamentos, repouso e alimentação. Após receber estas informações, o pessoal da logística entra em campo.
Quando a programação não se encaixa com os voos regulares das companhias, os clubes iniciam a pesquisa de preço para fretar uma aeronave. No mercado, o custo médio fica entre R$ 25 mil e RS 35 mil por hora de voo.
— Todos os voos que fretamos, sempre é de alguma companhia grande. A agência que utilizamos é uma empresa grande no mercado, então se relaciona com grandes. Eles fazem o levantamento de opções e nos passam as cotações.
A nossa direção é quem faz a escolha e dá a palavra final — comenta Marcelo Rudolph, responsável pela logística no Grêmio.
A Aerotur, empresa parceira do clube, é quem faz a consulta de horários, valores e histórico das empresas, e apresenta a Rudolph. Mesmo importante, a questão financeira é apenas uma das variáveis consultadas.
— Muita gente pensa que fretar um voo é fácil, mas é mais caro e complicado. Como o investimento para o clube de futebol não depende de tempo, é mais negócio mesmo que seja até cinco vezes mais caro.
Além de valores e disponibilidade, nós também fazemos a pesquisa prévia das questões de histórico de segurança. A oferta de empresas que realizam a locação de voos é é escassa na América do Sul, mas é boa — garante Maurício Feijó, diretor da agência.
No caso do Inter, que também já trabalhou neste modelo, o clube negocia diretamente com as companhias aéreas o aluguel quando deseja fretar um voo. Adriano Loss, supervisor de logística, elogiou a qualidade do serviço oferecido no Brasil e garantiu que o nível de segurança é um dos pontos fortes do modelo:
— Preferimos usar empresas brasileiras, é mais fácil de tratar. Temos certeza sobre as questões da aeronave, que sempre estão em movimentação e passam por uma fiscalização muito rigorosa.
Um dos 71 mortos no voo que levava a delegação da Chapecoense à Colômbia era Emerson DiDomênico, o Chinho, que atuava como o supervisor de logística. Ele fazia a escolha das opções de voos e encaminhava para um agência de turismo fazer a compra das passagens.
VEJA TAMBÉM
- Polícia Indicia 11 Pessoas Por Ataque ao Ônibus do Grêmio no Aeroporto
- Estreia confirmada! Willian vai para o Gre-Nal 448 e Mano prepara surpresas no time do Grêmio! Veja a escalação
- LEMBRA DELE? Ex jogador do Grêmio anuncia aposentadoria
Enquanto uma investigação ainda irá determinar se a empresa responsável pela condução do grupo é responsável por uma pane seca, o avião ficou sem combustível e energia elétrica, a queda fatal nos arredores de Medellín serve de alerta sobre o tema.
Com jogos de Libertadores, Sul-Americana e uma rotina constante de viagens para toda a América do Sul, a dupla Gre-Nal mantém profissionais dedicados especialmente à logística em seus quadros de funcionários. Mesmo que cada clube adote um modelo diferente — o Grêmio usa os serviços de uma agência de viagens e o Inter trata diretamente com as empresas de aviação para organizar os seus voos fretados —, os procedimentos são muito parecidos.
Uso de aviões de grandes empresas, preferencialmente brasileiras, e pesquisa do histórico das prestadoras de serviços são as duas principais regras para garantir a segurança de suas delegações, e também da 1,5 tonelada de equipamentos e materiais que são utilizados na preparação para as partidas.
Um voo charter, o mesmo que fretado, é, normalmente, a segunda opção dos clubes por uma questão econômica. Jogos de primeira fase da Libertadores, que têm suas datas divulgadas com bastante antecêndencia, por exemplo, costumam ser feitos nas linhas comerciais.
Mas nas fases eliminatórias das competições, quando os clubes têm apenas uma ou duas semanas para preparar todo o translado de mais de 30 pessoas envolvidas no dia a dia de uma equipe, aí é mais fácil fretar uma aeronave.
O processo de escolha da forma de viagem é iniciado com a comissão técnica. A preferência é atender aos pedidos de programação de treinamentos, repouso e alimentação. Após receber estas informações, o pessoal da logística entra em campo.
Quando a programação não se encaixa com os voos regulares das companhias, os clubes iniciam a pesquisa de preço para fretar uma aeronave. No mercado, o custo médio fica entre R$ 25 mil e RS 35 mil por hora de voo.
— Todos os voos que fretamos, sempre é de alguma companhia grande. A agência que utilizamos é uma empresa grande no mercado, então se relaciona com grandes. Eles fazem o levantamento de opções e nos passam as cotações.
A nossa direção é quem faz a escolha e dá a palavra final — comenta Marcelo Rudolph, responsável pela logística no Grêmio.
A Aerotur, empresa parceira do clube, é quem faz a consulta de horários, valores e histórico das empresas, e apresenta a Rudolph. Mesmo importante, a questão financeira é apenas uma das variáveis consultadas.
— Muita gente pensa que fretar um voo é fácil, mas é mais caro e complicado. Como o investimento para o clube de futebol não depende de tempo, é mais negócio mesmo que seja até cinco vezes mais caro.
Além de valores e disponibilidade, nós também fazemos a pesquisa prévia das questões de histórico de segurança. A oferta de empresas que realizam a locação de voos é é escassa na América do Sul, mas é boa — garante Maurício Feijó, diretor da agência.
No caso do Inter, que também já trabalhou neste modelo, o clube negocia diretamente com as companhias aéreas o aluguel quando deseja fretar um voo. Adriano Loss, supervisor de logística, elogiou a qualidade do serviço oferecido no Brasil e garantiu que o nível de segurança é um dos pontos fortes do modelo:
— Preferimos usar empresas brasileiras, é mais fácil de tratar. Temos certeza sobre as questões da aeronave, que sempre estão em movimentação e passam por uma fiscalização muito rigorosa.
Um dos 71 mortos no voo que levava a delegação da Chapecoense à Colômbia era Emerson DiDomênico, o Chinho, que atuava como o supervisor de logística. Ele fazia a escolha das opções de voos e encaminhava para um agência de turismo fazer a compra das passagens.
VEJA TAMBÉM
- Polícia Indicia 11 Pessoas Por Ataque ao Ônibus do Grêmio no Aeroporto
- Estreia confirmada! Willian vai para o Gre-Nal 448 e Mano prepara surpresas no time do Grêmio! Veja a escalação
- LEMBRA DELE? Ex jogador do Grêmio anuncia aposentadoria
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Analista avalia cobranças de pênalti no clássico GreNal e ironiza atuação do árbitro
Mano elogia eficácia tática do Grêmio em vitória no Gre-Nal 448.
Roger Machado demitido do Internacional após derrota para o Grêmio.
Presidente do Grêmio critica arbitragem após GreNal e denuncia possível favorecimento.
Presidente Guerra solicita posicionamento a comandante dos árbitros da CBF.
Pênaltis para o Inter em GreNal revelam dois erros contra o Grêmio
Grêmio domina Gre-Nal e Mano ironiza pênaltis em entrevista pós-jogo
Alysson marca primeiro gol e comemora vitória no Gre-Nal pelo Grêmio
Internacional desperdiça pênalti no fim e Grêmio conquista vitória no Gre-Nal.
Grêmio demonstra grandeza em vitória épica contra adversidades e desafios
Inter perde pênalti, VAR e choro marcam vitória do Grêmio em jogo maluco.
Grêmio conquista virada épica sobre Inter em GreNal polêmico e respira no Brasileirão.
Gre-Nal: Os memes mais engraçados da vitória do Grêmio em destaque online
Grêmio vence inter de virada em clássico cheio de emoções no Beira-Rio
Grêmio vence Internacional no clássico e avança na classificação do Brasileirão.
Vitória espetacular do Grêmio no futebol brasileiro.
Notas dos Jogadores do Grêmio na Vitória sobre o Inter no Gre-Nal 448.
Grêmio vence Internacional e avança na classificação do Brasileirão.
Grêmio: Jogador comete dois pênaltis em GreNal, é consolado por companheiros.
Zagueiro do Grêmio comete duas penalidades e se emociona durante partida.
Grêmio: Carlos Vinicius marca gol, mas deixa Gre-Nal lesionado após um ano e meio.
Arthur marca gol em clássico com passe de ombro após longo hiato no Gre-Nal.
Jogo Internacional x Grêmio com Narração Esportiva, às 16h
Desespero no Clássico: Inter e Grêmio em Crise até nos Bastidores
Clássico Gre-Nal 448: Internacional e Grêmio disputam rodada decisiva no Brasileirão.
Bastidor do Gre-Nal revela novidades no time e nível de tensão.
Transmissão, horário e escalações do Gre-Nal 448: Internacional x Grêmio ao vivo
Importância do Gre-Nal 448 para o Grêmio na busca pelo título.
Arthur marca gol no retorno ao Gre-Nal com passe de ombro incrível.
Grêmio planeja equipe com alterações para o clássico Gre-Nal; confira a escalação provável
Empate entre Sub-17 e Hope-PR na Copa Sul mostra equilíbrio entre equipes.
Grêmio conquista vitória no Grenal de ida da final do Gauchão Sub-15.
Sub-15 tropeça em estreia na Copa Sul, mas segue em busca da vitória.
Internacional x Grêmio: transmissão, times e arbitragem do clássico gaúcho
Polícia Indicia 11 Pessoas Por Ataque ao Ônibus do Grêmio no Aeroporto
Internacional x Grêmio: análise e previsões para o confronto no Brasileirão
Termômetro: Chegadas e Desfalques do Grêmio para o Gre-Nal 448
Estreia confirmada! Willian vai para o Gre-Nal 448 e Mano prepara surpresas no time do Grêmio! Veja a escalação