Ataque x defesa: final da Copa do Brasil opõe estilos de Galo e Grêmio
Atlético-MG tem mais de 100 gols marcados em 2016, enquanto time de Renato se caracteriza por defesa muito forte e vê média de gols sofridos cair pela metade
Geromel deu susto ao sentir pancada em treino, mas deve ir para o jogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Nas muitas possibilidades que o futebol oferece, um time com a defesa do Grêmio e o ataque do Atlético-MG talvez se aproximasse da perfeição. Nunca se saberá, claro. Mas o que fica de tal devaneio é justamente a eleição dos pontos fortes de cada uma das equipes que começam a decidir a Copa do Brasil a partir das 21h45 de quarta-feira, no Mineirão.
Não se pode desprezar uma defesa liderada por Victor ou um ataque com Luan e Douglas como expoentes técnicos. Porém, o Galo, dono de uma linha de frente experiente e consagrada, põe sua efetividade à prova contra o Tricolor, marcado pelo jogo competitivo e com sistema defensivo mais sólido. Confira abaixo como as duas equipes se preparam para as decisões.
Mais de 100 gols e muitas opções
O ataque do Atlético-MG já passou dos 100 gols na temporada – 117, para ser mais preciso. É a equipe que mais foi às redes no Brasileirão – 60 vezes. O talento de Robinho e a eficácia letal de Lucas Pratto são os pontos fortes para a final.
Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro, já atuou pelo Fluminense na competição e não pode jogar. Luan, que foi o talismã atleticano na conquista da Copa do Brasil de 2014, está com um edema na panturrilha direita e foi vetado para o jogo de ida – o Maluquinho do Galo pode nem participar da decisão, na Arena.
Mas o leque de Marcelo Oliveira é robusto. Apesar dos dois desfalques, deve escalar Clayton, jogador que teria lugar em boa parte dos times brasileiros. Na ligação do meio com o ataque, o escolhido será Maicosuel. O experiente meia pode dar mais velocidade ofensiva, mas oferece menos técnica que Otero, machucado, e Cazares, pouco prestigiado no elenco e opção no banco de reservas.
Média de gols sofridos pela metade
Do outro lado, estarão alinhados jogadores que ouvem do treinador a ordem para brigar por qualquer centímetro de campo. O Grêmio tem como principal trunfo uma defesa sólida para a final da Copa do Brasil, principalmente após a chegada de Renato Portaluppi. Não levar gols no Mineirão pode ser decisivo para o título em Porto Alegre. Ironicamente, esta tem sido a melhor faceta do time do ex-atacante, apelidado de "homem-gol" pela torcida gremista.
Com o ídolo no comando, o Tricolor derrubou pela metade a média de gols sofridos. Com Roger no comando no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil, sofreu 41 gols em 34 jogos – média de 1,20. Após sua saída, foi vazado nove vezes em 14 partidas – média de 0,64. Na Copa do Brasil, são três gols sofridos em cinco jogos. Com a mudança no posicionamento da marcação, Renato também corrigiu a bola aérea, maior chaga no ano.
O desafio para os próximos jogos é justamente manter o rendimento contra jogadores como Robinho, Lucas Pratto e companhia. Do outro lado, a preocupação é inversa: como fica a ajuda para Carlos César, Gabriel, Erazo, Fábio Santos e Victor? A resposta começa a ser desvendada a partir da noite desta quarta-feira. O jogo de volta ocorre no dia 30, na Arena.
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO - FINAL - COPA DO BRASIL
Local: Mineirão, em Belo Horizonte. Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília). Provável time do Atlético-MG: Victor, Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton, Robinho e Lucas Pratto. Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Pendurado: Kannemann (Grêmio). Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC). Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio: Jogador comete dois pênaltis em GreNal, é consolado por companheiros.
Zagueiro do Grêmio comete duas penalidades e se emociona durante partida.
Grêmio: Carlos Vinicius marca gol, mas deixa Gre-Nal lesionado após um ano e meio.
Arthur marca gol em clássico com passe de ombro após longo hiato no Gre-Nal.
Jogo Internacional x Grêmio com Narração Esportiva, às 16h
Desespero no Clássico: Inter e Grêmio em Crise até nos Bastidores
Clássico Gre-Nal 448: Internacional e Grêmio disputam rodada decisiva no Brasileirão.
Bastidor do Gre-Nal revela novidades no time e nível de tensão.
Transmissão, horário e escalações do Gre-Nal 448: Internacional x Grêmio ao vivo
Importância do Gre-Nal 448 para o Grêmio na busca pelo título.
Arthur marca gol no retorno ao Gre-Nal com passe de ombro incrível.
Grêmio planeja equipe com alterações para o clássico Gre-Nal; confira a escalação provável
Empate entre Sub-17 e Hope-PR na Copa Sul mostra equilíbrio entre equipes.
Grêmio conquista vitória no Grenal de ida da final do Gauchão Sub-15.
Sub-15 tropeça em estreia na Copa Sul, mas segue em busca da vitória.
Internacional x Grêmio: transmissão, times e arbitragem do clássico gaúcho
Polícia Indicia 11 Pessoas Por Ataque ao Ônibus do Grêmio no Aeroporto
Internacional x Grêmio: análise e previsões para o confronto no Brasileirão
Termômetro: Chegadas e Desfalques do Grêmio para o Gre-Nal 448
Estreia confirmada! Willian vai para o Gre-Nal 448 e Mano prepara surpresas no time do Grêmio! Veja a escalação