2017 e além: presidente prevê Renato em projeto de longo prazo no Grêmio
Comandante já havia garantido permanência do treinador para 2017 e vê clube em estágio avançado para possibilitar sequência mais longeva para o comandante
Romildo Bolzan projeta Renato Gaúcho em trabalho de longo prazo no Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Mal tivera tempo de celebrar sua reeleição, para mais três anos de mandato na presidência do Grêmio, e Romildo Bolzan logo tratou de garantir a permanência de Renato Gaúcho para comandar a equipe em 2017. Os planos do mandatário para continuidade no clube, porém, vão bem além da próxima temporada e têm em sua alçada um projeto de longo prazo com o treinador à beira do campo.
A aposta do presidente, de certa forma, obriga Renato a quebrar um estigma de suas duas passagens anteriores pelo comando do clube: nenhuma delas durou mais de um ano. Em sua primeira oportunidade à frente do Tricolor, o ídolo dos gremistas permaneceu 11 meses entre 2010 e 2011. Depois, em 2013, Portaluppi assumiu a equipe em julho, mas não teve seu contrato renovado para 2014.
Agora, a permanência deve ser selada em meio a reuniões. O contrato de Renato foi assinado até o final da temporada e não prevê nenhuma cláusula de renovação automática, de acordo com o próprio presidente. Nada que abale, porém, sua confiança na sequência do treinador.
– Tenho impressão de que o Renato está pedindo passagem exatamente para um projeto de longo prazo. na estrutura de futebol que o Grêmio tem hoje, é possível fazer isso com ele. Acho que ele terá essa condição. Terá todas as condições técnicas e de elenco para um processo de longo prazo – afirma o presidente.
No escopo da continuidade de trabalho, o mandatário ainda projeta a manutenção da base do elenco e da comissão técnica permanente como alicerces para garantir o trabalho a longo prazo. Em sua gestão, Romildo conseguiu manter, por exemplo, os campeões olímpicos Walace e Luan, mesmo diante do assédio europeu. Além disso, o nível de treinamento e assimilamento de ideia de futebol, iniciado ainda com Roger Machado, também é visto como um potencializador da permanência longeva de Renato.
– Temos uma comissão permanente, e ele é o líder técnico. Criamos a figura do coordenador. É um processo para ficar qualificado e determinado, não é um mero episódio. Termina um processo e começa outro. É dialético. O caminho independente do treinador, já tem coisas resolvidas. Hoje, temos a boa capacidade que o Roger deixou com as qualidades que o Renato acabou implementando e na melhoria tática. Acho que é um processo em andamento e será neste viés – avalia Romildo Bolzan.
Romildo foi reeleito com 85,3% dos votos sobre o candidato da oposição, Raul Mendes, em pleito ocorrido durante o sábado, na Arena, e também pela internet. Logo depois, concedeu entrevista coletiva no auditório da Arena. Que, por sinal, é um dos seus desafios do mandatário que tenta a compra da gestão do estádio, após negociação iniciada pelo ex-presidente Fábio Koff em 2013.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.