Poupados na derrota para o Sport, Ramiro, Maicon e Edílson voltaram a treinar (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)
Após a derrota para o Sport, um jogo "difícil de manter o foco", o Grêmio agora vai aproveitar a parada no Campeonato Brasileiro para recuperar fisicamente o elenco do desgaste dos últimos jogos. Com as finais da Copa do Brasil no horizonte, a comissão técnica do clube gaúcho planeja "ajeitar a casa" após o 3 a 0 de segunda-feira e manter todos os jogadores sem problemas até os duelos com o Atlético-MG. E conta com uma equipe multidisciplinar para cumprir a meta.
Renato Portaluppi é o cabeça, claro. A ele chegam todas as informações. Mas as análises do grupo passam por diversos setores antes do treinador. Fisiologia, preparação física, fisioterapia e departamento médico conversarão diariamente com os atletas e irão manter uma rotina de exames para saber suas reais condições após cada treino e jogo. Serão duas partidas, contra São Paulo, este provavelmente com titulares, e América-MG, até a primeira final da Copa do Brasil, dia 23, em Belo Horizonte.
– Temos a semana cheia. Vamos trabalhar para aperfeiçoar. O Renato tem tempo para pôr a casa em ordem. A ansiedade a gente controla, o jogo é só no dia 23, tem muito tempo. Não adianta pensar só nele – avalia o zagueiro Pedro Geromel.
Os próximos dias serão de manutenção física para o elenco. O time só entra em campo 10 dias após o jogo com o Sport. Atualmente, apenas o goleiro reserva Bruno Grassi se recupera de lesão. O restante do grupo está à disposição de Renato e, a princípio, livre para atuar, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil.
– Vamos aproveitar esse período de pausa de jogos para fazer alguns reforços pontuais nos atletas que estão necessitando, uma manutenção dos trabalhos de força e potência. Não é um período de ganho, é um período de manutenção do lastro criado até então. Em paralelo aos treinamentos, os trabalhos preventivos juntamente com o departamento de fisioterapia – comentou o preparador físico Rogério Dias ao GloboEsporte.com e RBS TV.
Além do exame de sangue para medir a creatina quinase (CK) – uma enzima presente no músculo que está intimamente ligada à alta intensidade de exercício em curta duração –, o Grêmio faz um questionário individual para os jogadores após as partidas, mede o nível de hidratação e, claro, recebe avaliações dos médicos do clube. Só aí os atletas são liberados para ir ao campo. Em caso negativo, ficam com a fisioterapia ou fazem atividades de musculação.
Nos primeiros dias de trabalho, a exigência será maior, conforme Dias. A programação gremista prevê treinos nesta quarta, quinta e sexta-feira. Depois, folga no fim de semana. A reapresentação será na segunda, no CT Luiz Carvalho, três dias antes do jogo contra o São Paulo, no Morumbi.
– Nesta parada, aproveitamos para fazer trabalhos com um pouquinho mais de volume e intensidade. Mais perto das decisões, aí fica com a parte de campo. Partes técnica e tática vão predominar até lá – completa Rogerinho.
Para o jogo com os paulistas, Renato só não conta com Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo – Fred e Wallace Reis aparecem como alternativas. Mas o foco é chegar no dia 23 com o tanque cheio e força máxima para a decisão.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.