O Grêmio começou 2016 com uma sequência de projeto. Comandado por Roger Machado, o clube gaúcho chamava a atenção por tentar praticar o famoso futebol "moderno", com boas trocas de passes, posse de bola e um jogo voltado para o ataque.
Eliminados no Campeonato Gaúcho, na Libertadores e brigando por vaga no então G-4 do Campeonato Brasileiro, os gremistas viveram fase ruim na competição e, após derrota para a Ponte Preta, Roger pediu dispensa de seu cargo.
Para substituí-lo, o Grêmio resolveu voltar a contar com Renato Gaúcho. A chegada do ídolo da torcida significaria uma grande mudança na forma de jogar. Logo em sua apresentação, o ex-dono da camisa 7 gremista prometeu um time com mais disposição.
Pouco mais de um mês depois, a equipe azul de Porto Alegre se vê perto de sua primeira final de Copa do Brasil desde que conquistou o título, em 2001. Para chegar à decisão, enfrenta o Cruzeiro, na Arena do Grêmio, às 21h45 desta quarta-feira. Na ida, vitória dos gaúchos por 2 a 0.
Douglas após marcar o segundo gol do Grêmio sobre o Cruzeiro
E as esperadas mudanças com Renato aconteceram.
Nos tempos de Roger, foram 53 jogos em 2016 - 26 vitórias e 14 derrotas. Com um estilo mais ofensivo, o ataque produzia mais (marcou 82 gols), mas a defesa ficava exposta (sofreu 61 gols) - média de 2,69 gols por jogo, contra ou a favor. Além disso, os gremistas ficavam mais com a bola e, assim, trocavam 441 passes por partida - número no Campeonato Brasileiro.
Com Portaluppi à beira de campo onze vezes, as estatísticas mudaram drasticamente. O setor defensivo, montado por Geromel e Kannemann, se fortaleceu (5 gols sofridos). Do outro lado, porém, o rendimento caiu: o Grêmio balançou as redes adversárias em 9 oportunidades. A equipe também toca menos a bola, já que a estatística caiu para 377 passes por confronto.
Querendo voltar a levantar uma taça, os gremistas tentam atuar como nos melhores tempos do clube: de forma aguerrida, com a defesa forte e um time mais direto no ataque.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO X CRUZEIRO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de novembro de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon e Ramiro; Douglas; Pedro Rocha e Luan. Técnico: Renato Portaluppi
CRUZEIRO: Rafael, Lucas, Bruno Rodrigo, Léo, Edimar, Henrique, Lucas Romero, Robinho, Arrascaeta, Rafael Sóbis e Ramon Ábila. Técnico: Mano Menezes
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.