Douglas marca após quatro toques na bola (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O apito final nem bem soara e já havia uma convicção: o Grêmio acabara de fazer uma de suas melhores partidas na temporada. E logo em um momento decisivo de 2016, no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil. O 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em pleno Mineirão com mais de 50 mil pessoas, foi construído com estilos opostos em dois lances capitas: os gols. No primeiro, posse de bola para deixar os tempos de Roger Machado com inveja. E no segundo, Renato no seu melhor estilo: contra-ataque objetivo, poucos toques e bola na rede.
O primeiro gol gremista saiu em uma longa troca de passes. Resume bem o domínio do time gaúcho sobre a Raposa durante os 90 minutos. Os mineiros estavam todos em seu campo. O Grêmio trocou passes pelas duas laterais – foram 23 passes e 53 toques na bola de atletas gremistas até a finalização de Luan, um toque que fez jus à jogada. Desde o início do lance, foram 60 segundos de posse de bola com paciência e passes precisos.
Dos 11 jogadores, apenas três não tocam na bola: o goleiro Marcelo Grohe e os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann, embora este inicie o lance com um chutão para o ataque, respondido por um jogador cruzeirense. A partir do passe de Marcelo Oliveira para Ramiro, só jogadores do Grêmio mantêm a posse de bola.
– Sabíamos das condições que temos, mas claro que nunca sabemos o que vai acontecer. Nos preparamos para o melhor sempre e fomos felizes. O time estava próximo, marcamos bem a equipe do Cruzeiro, fomos felizes para fazer os gols – disse o lateral Marcelo Oliveira.
Por outro lado, o segundo gol gremista é antagônico ao primeiro. Foram apenas quatro toques na bola: Kannemann corta chute de Leo e encontra Ramiro livre, o volante domina e dá para Douglas. O camisa 10 faz uma finta de corpo em Bruno Rodrigo sem encostar na bola e acerta o canto de Rafael com chute de perna direita.
Em sete segundos a bola vai dos pés do argentino para as redes do Cruzeiro, em gol que coroou a boa atuação como visitante. Uma capacidade e objetividade que vem desde a chegada de Renato. O pedido constante é para que o time seja mais objetivo e busque o ataque com velocidade. O repertório do Grêmio ficou claro nesta atuação.
– Conseguimos fazer o nosso jogo e nosso propósito, que era marcar e sair no contra-ataque. Foi o que aconteceu. Conseguimos dois gols importantes – comentou Douglas.
Os gols explicam um pouco do que foi o jogo. Mas é impossível resumir a atuação gremista sem falar da defesa. Renato montou um sistema sólido de marcação, uma das prioridades do seu modelo. O Tricolor concede poucos espaços aos rivais desde a chegada do ídolo – levou cinco gols em dez partidas no comando. O Cruzeiro de Mano Menezes não perdia há cinco jogos e havia feito quatro gols no Corinthians na fase anterior da Copa do Brasil.
A estratégia gremista passou diretamente pela defesa. Kannemann e Pedro Geromel foram incansáveis na marcação e anularam nada menos que Ábila. Os laterais também tiveram papel determinante e cresceram desde a chegada de Renato – especialmente Marcelo Oliveira, antes contestado pela torcida por suas atuações.
Com a classificação encaminhada, o Grêmio decide a vaga contra o Cruzeiro na próxima quarta em Porto Alegre com a confiança nas alturas. O sonho do penta segue vivo nos corações gremistas.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Comentários (2)
CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURAS .
INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
esse ano a copa do brasil e nossa
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.
Grêmio contrata head scout para reforçar análise de mercado no futebol.
Grêmio quita pendências salariais com jogadores e regulariza situação financeira.
Grêmio quita pendências salariais com atletas, garantindo tranquilidade financeira no elenco
Grêmio demonstra interesse em repatriar meia Tetê em possível vantagem inesperada.
Grêmio tenta repatriar Tetê, mas clube europeu dificulta com pedido milionário
Ronaldo comenta em post do Grêmio e Luís Castro sobre futebol.
Grêmio sob comando de Luís Castro busca protagonismo com orçamento reduzido
Tetê Quer Retornar: Direção Define Valor e Promove Cinco Jogadores Promissores
Clubes de futebol brasileiros enfrentam realidade oposta no departamento médico
Grêmio enfrenta desafios com 49 baixas médicas em 2025, destaque para zagueiro Rodrigo Ely
Troca de chaves de Arena e Olímpico adiada para 2026; situação do antigo estádio.
Sinceridade, Estratégia e Tamanho Ideal: Pilares para um Elenco de Sucesso
Negociação para Tetê retornar ao Grêmio: tudo que se sabe.
Cristiano Ronaldo reage a acordo de Luís Castro com Grêmio
Resposta de Cristiano Ronaldo à postagem de boas-vindas do Grêmio para Luís Castro
Grêmio firma novo empréstimo de Arezo para o Peñarol
Cristiano Ronaldo interage em post do Grêmio e de Luís Castro
Grêmio promove cinco jovens talentos para equipe principal no Gauchão