Renato encara desafio de reabilitar Bolaños como fez com outros jogadores
As capacidades técnicas e táticas de Renato até podem ser contestadas por quem observe o Grêmio jogar. Mas há uma virtude do técnico gremista que é inegável: sua capacidade de gestão de grupo.
Em sua terceira passagem pelo clube, o comandante já reabilitou nomes como Ramiro, Marcelo Oliveira e Pedro Rocha, antes contestados pela torcida. Terá pela frente nos próximos jogos outro desafio: fazer o equatoriano Miller Bolaños atingir o máximo de seu potencial.
O caso do equatoriano é um pouco diferente dos companheiros. O atacante passou por um período parado no início do ano, por conta da cirurgia na mandíbula fraturada no Gre-Nal, em março, e tem sofrido com lesões. Além disso, não esteve tão à vontade com seu posicionamento – sempre disse que preferia jogar como meia atrás de um atacante mais avançado.
Marcelo Oliveira, Ramiro e Pedro Rocha talvez não estivessem rendendo o que poderiam, de fato. Mas havia uma espécie de animosidade com os jogadores pré-estabelecida nas arquibancadas da Arena. Marcelo Oliveira, por exemplo, era vaiado mesmo que fizesse um bom jogo. Pedro Rocha ouvia apupos cada vez que errava um gol e o mesmo caminho se desenhava com Ramiro.
Atualmente, isso virou com Renato. O camisa 26 inclusive foi aplaudido na vitória sobre o Atlético-PR, na última quinta. Ramiro e Pedro Rocha, outros que eram cobrados pelos tricolores, também estão tendo bom rendimento. Ambos marcaram os gols da vitória sobre o Palmeiras pela Copa do Brasil, por exemplo. E o atacante é quem mais balançou as redes desde a chegada de Renato: três vezes. Tudo vem da ação do técnico com os jogadores no vestiário.
– Sabe qual o segredo? Tem que chamar o jogador de lado, dar moral, dar carinho, falar que eles jogam e dar confiança. Se o chefe der confiança, você vai render. Pedi para a torcida para aplaudi-los. E a torcida apoiou.
Tive 19, 20 anos dentro do campo. Sei como lidar com o jogador. Saímos do inferno praticamente para o céu. É morder e assoprar. Saber puxar a orelha quando precisa, e dar carinho quando precisa – explicou Renato após o jogo com o Atlético-PR.
Maior contratação gremista na temporada, Bolaños ainda não conseguiu se consolidar no setor ofensivo. Fica à disposição de Renato pela primeira vez neste domingo, para o duelo com o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro. Recuperado de dores no púbis, fez um trabalho coletivo na sexta. Observado pelo treinador, ocupou primeiro a faixa esquerda de campo. Depois, passou a jogar mais centralizado, como meia.
Fazer o equatoriano atingir o seu ápice será o próximo desafio de Renato em termos de gestão de grupo. Até o momento, fracassou na mesma tarefa com Henrique Almeida. Muito porque o centroavante não correspondeu em campo com gols. Mas, por outro lado, o ídolo conseguiu arrefecer a fúria dos gremistas após o jogador fazer um gesto obsceno para os torcedores. Há um pingo de vitória também neste caso.
– O Renato desde que ele chegou, ele só nos passou confiança. É uma palavra fundamental para ser dita, a confiança que nos passou. É um ídolo do clube, tem uma importância, tem uma história. Só passou que a gente entrasse em campo com a cabeça boa, que fizesse o que ele passasse. E que os demais deixassem para ele que ele sabe lidar. A maneira que ele nos preparou para os jogos foi muito importante. Só temos que retribuir ali dentro – aprovou Marcelo Oliveira.
O jogo deste domingo tem outra vez caráter decisivo por ser contra o Santos, duelo direto dentro do G-6 do Brasileiro – o Peixe é o quarto colocado, com 54 pontos, oito a mais que o Tricolor, em sétimo. Uma vitória fora de casa pode colocar os gaúchos na zona de classificação para a Libertadores. Depois, o Tricolor permanece em São Paulo, onde enfrentará o Palmeiras, no jogo de volta pelas quartas da Copa do Brasil – com vantagem de ter vencido em Porto Alegre por 2 a 1
De contestado, Ramiro fez até gol e virou titular com Renato (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
SANTOS X GRÊMIO - 31ª RODADA - BRASILEIRÃO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data e horário: domingo (16/10), às 19h30 (de Brasília).
Provável escalação do Grêmio: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Desfalques: Marcelo Grohe, Wallace Reis, Negueba e Gabriel.
Pendurados: Bolaños, Ramiro e Everton.
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves, auxiliado por Oberto Santos da Silva e Tomaz Diniz de Araújo (trio de PB).
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio mantém postura firme sobre interesse do Besiktas em Gustavo Martins.
Grêmio demonstra interesse na volta de Tetê ao clube brasileiro.
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.
Grêmio contrata head scout para reforçar análise de mercado no futebol.
Grêmio quita pendências salariais com jogadores e regulariza situação financeira.
Grêmio quita pendências salariais com atletas, garantindo tranquilidade financeira no elenco
Grêmio demonstra interesse em repatriar meia Tetê em possível vantagem inesperada.
Grêmio tenta repatriar Tetê, mas clube europeu dificulta com pedido milionário
Ronaldo comenta em post do Grêmio e Luís Castro sobre futebol.
Grêmio sob comando de Luís Castro busca protagonismo com orçamento reduzido
Tetê Quer Retornar: Direção Define Valor e Promove Cinco Jogadores Promissores
Clubes de futebol brasileiros enfrentam realidade oposta no departamento médico
Grêmio enfrenta desafios com 49 baixas médicas em 2025, destaque para zagueiro Rodrigo Ely
Troca de chaves de Arena e Olímpico adiada para 2026; situação do antigo estádio.
Sinceridade, Estratégia e Tamanho Ideal: Pilares para um Elenco de Sucesso
Negociação para Tetê retornar ao Grêmio: tudo que se sabe.
Cristiano Ronaldo reage a acordo de Luís Castro com Grêmio
Resposta de Cristiano Ronaldo à postagem de boas-vindas do Grêmio para Luís Castro
Grêmio firma novo empréstimo de Arezo para o Peñarol
Cristiano Ronaldo interage em post do Grêmio e de Luís Castro
Grêmio promove cinco jovens talentos para equipe principal no Gauchão