Após oito anos, Grêmio revive eleições internas, e espera não ser prejudicado em campo
Há 8 anos, disputa no departamento de futebol para escolha de presidente entrou no vestiário e tirou atenção do campo, onde o clube viu taça escapar no fim do Brasileiro
Presidente Romildo Bolzan dissolveu departamento para recuperar autoestima do vestiário
Após oito anos, o Grêmio volta a sentir em campo os reflexos de brigas políticas nos bastidores do clube. Por mais que os dirigentes garantam que não haja interferência das disputas internas no vestiário, o Tricolor repete em 2016 o ano de 2008, quando o time então treinado por Celso Roth perdeu fôlego na reta final do Brasileirão e perdeu o título, dentre outros fatores, devido à eleição presidencial que opunha a cúpula.
Há pelo menos uma semana, já existia um burburinho de que algo estava errado no departamento de futebol gremista. Em correntes políticas diferentes, o vice de futebol Alberto Guerra e o vice eleito, então no posto de diretor, Antônio Dutra Júnior, entraram em rota de colisão com a aproximação da votação para renovação de 150 cadeiras e 30 suplentes do Conselho Deliberativo. O pleito ocorre no próximo dia 24.
Em ebulição, a disputa entre os dirigentes extravasou na última segunda-feira, quando vazaram conversas de WhatsApp em que Dutra reclamava da postura de Guerra após a derrota por 4 a 0 para o Coritiba, no dia 7 de setembro, para seu grupo político.
A crítica era de que o vice de futebol teria chegado ao Paraná apenas duas horas antes do jogo e retornaria a Porto Alegre no dia seguinte antes da delegação, sem sofrer os efeitos da pressão da torcida. Porém, após a goleada, Guerra voltou no mesmo voo dos jogadores.
A crise estava instalada, ainda mais que, dentro de campo, o time começava a ficar cada vez mais longe do G-4 – sem falar na chance de título, que é mínima. Então, veio a derrota para a Ponte Preta, com o quinto jogo seguido sem vitória.
Pedro Geromel e Edílson evidenciaram o descontentamento do grupo com a falta de opções qualificadas no plantel. Em seguida, o presidente Romildo Bolzan Júnior anunciou a saída de Roger Machado, em pedido “irreversível”. Horas depois, o vice de futebol Alberto Guerra e seu assessor Alexandre Rolim entregaram seus cargos, e Antônio Dutra foi realocado no Conselho de Administração para o qual foi eleito.
Derrotado na eleição presidencial em 2008, Odone perdeu força no vestiário (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
O momento atual remete a 2008. O mês era outubro, e o Grêmio já começava a derrapar na liderança do Brasileirão com Celso Roth. Com a aproximação das eleições presidenciais – que ocorreriam no dia 18 do mês –, a instabilidade política tomou forma e se instalou no vestiário.
Tudo porque o então presidente Paulo Odone apoiava a chapa de Antônio Vicente Martins, e seus principais homens do departamento de futebol, André Krieger e Luiz Onofre Meira, fecharam com a oposição, encabeçada por Duda Kroeff.
Apadrinhado de forma decisiva por Fábio Koff, maior dirigente da história do clube, Kroeff venceu o pleito. No dia da votação, o Grêmio foi ao Canindé e perdeu por 2 a 0 para a Portuguesa. Derrotado nas urnas, Odone viu sua ascendência no grupo cair, e o Tricolor cambaleou por mais três jogos na liderança até ser definitivamente ultrapassado pelo São Paulo, que sagrou-se campeão.
Para tentar juntar os cacos até a eleição no Conselho Deliberativo, Romildo Bolzan Júnior dissolveu seus pares na direção – apenas o executivo interino Júnior Chávare permaneceu, mas voltou para as categorias de base. Integrante do Conselho de Administração, Adalberto Preis será anunciado como vice de futebol.
A meta é reunificar a cúpula e revigorá-la com novos nomes. Além de contratar o substituto de Roger Machado – o clube encaminhou a contratação de Renato Portaluppi –, os dirigentes terão o desafio de extirpar as brigas internas pelo bem comum e a dignidade no Brasileiro. Já que título e o G-4 devem ficar novamente pelo caminho.
Quando vão entender que a torcida quer que essa corja que fica disputando beleza no Grêmio não nos interessa. Nos queremos time e títulos é só que nos interessa. Que essa corja vá pra pqp. Com esse monte de vertentes querendo o poder que rumo o Clube pode tomar????? Babacas.....
enquanto essa corja política não for extirpada de dentro do Grêmio sogreremos com a seca de títulos. Deveríamos mudar o estatuto para definir um limite de idade e principalmente um limite de reeleição no Conselho para oxigenar a instituição e limpar o clube desses caras que só tem feito mal ao clube.
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
Comentários
Comentários (2)
Quando vão entender que a torcida quer que essa corja que fica disputando beleza no Grêmio não nos interessa. Nos queremos time e títulos é só que nos interessa. Que essa corja vá pra pqp. Com esse monte de vertentes querendo o poder que rumo o Clube pode tomar????? Babacas.....
enquanto essa corja política não for extirpada de dentro do Grêmio sogreremos com a seca de títulos. Deveríamos mudar o estatuto para definir um limite de idade e principalmente um limite de reeleição no Conselho para oxigenar a instituição e limpar o clube desses caras que só tem feito mal ao clube.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras e dupla gaúcha lideram número de sócios-torcedores ativos no Brasil
Reunião da Mesa Diretiva com Comunicadores na Arena do Grêmio
Racha na Categoria: Mano Menezes dispara contra Oswaldo e cobra respeito a Ancelotti
R 6 milhões em Jogo: Grêmio lida com a crise da Pix e projeta a solução da dívida com a Alfa Bet
Grêmio acumula duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro.
Mano Menezes critica declarações de Leão e Oswaldo de Oliveira sobre estrangeiros
Motivos para o Grêmio não vencer líderes do Brasileirão
Criticas, Opiniões e Conclusões sobre o Elenco do Time de Mano.
Mano cobra maturidade do Grêmio após falhas defensivas em jogo contra Cruzeiro.
Arthur destaca atuação do goleiro adversário após derrota do Grêmio.
Arthur lamenta derrota do Grêmio e elogia atuação de Cássio
Grêmio sofre derrota em casa para o Cruzeiro no Brasileirão
Reflexão necessária na Arena após jogo contra o Cruzeiro
Cruzeiro vence Grêmio com gol de Fabrício Bruno e mantém-se na disputa.
Cruzeiro vence Grêmio, mantém invencibilidade e segue na briga pelo título.
Reta final do Brasileirão: Grêmio e Inter encerram a noite sem gols.
Atuações do Grêmio: Volpi se destaca na derrota para o Cruzeiro; confira as notas.
Grêmio x Cruzeiro: onde assistir
Joia de saída? Promessa do Grêmio entra na mira da Premier League
Eliminação na base: Grêmio Sub-20 cai para o São Paulo e dá adeus à Copa do Brasil
Patrocínio Travado: Grêmio rescinde com Pix das Estrelas e projeta acordo pontual
Grêmio anuncia nova parceria na camisa oficial
Clube revela novo lançamento de bebida gaseificada vitaminada Slok Grêmio
Grêmio recebe Cruzeiro para desafio contra líderes do Brasileirão.
Observadores do Aston Villa acompanharão atuação de Alysson e Kaio Jorge em Grêmio x Cruzeiro.
Grêmio avalia romper contrato com a Alfa após atraso em patrocínio.
Grêmio enfrenta o Cruzeiro com "reforços" importantes no Brasileirão.
mano prepara mudança na defesa do grêmio para confronto com cruzeiro.