Lucas Uebel/Grêmio
Em momentos de crise econômica mundial, muitos clubes sofrem para conseguir bons contratos de patrocínio. Sem dinheiro para grandes investimentos, as empresas afastam-se do futebol. E para driblar o momento difícil, o Grêmio inovou com um sistema de 'patrocínio degustação'. O primeiro jogo do novo formato foi contra o Corinthians e já há acordo para mais duas partidas.
Um patrocínio específico para determinado jogo não é novidade em clubes de futebol. Mas o Grêmio ampliou tal iniciativa para as demais plataformas de interatividade. Sob o nome de Grêmio Sponsor Experience (GSE), o departamento de marketing apresenta seis vantagens para a empresa que firmar contrato. O primeiro é o patrocínio na camisa, na região dos ombros. Além disso, o logotipo da empresa é inserido em todas as fotos divulgadas pelas redes sociais do clube (Twitter e Facebook). O patrocinador ainda ganha uma página para divulgação no Guia da Partida (material entregue aos torcedores em todos os jogos) em compromissos em casa, tem espaço de publicidade na transmissão da partida na Grêmio Rádio Umbro, vira patrocinador exclusivo da transmissão minuto a minuto no aplicativo oficial do Grêmio - que já bateu 130 mil downloads - e, por fim, tem as camisas com seu patrocínio vendidas na loja oficial do clube na Arena no dia da partida.
"Queremos dar a oportunidade de determinadas marcas e empresas experienciarem uma condição de ser patrocinador do clube. Trabalhamos, para isso, o dia do jogo nas múltiplas plataformas midiáticas e relacionais do clube", disse o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, ao UOL Esporte.
O valor para cada partida não é tratado publicamente. Contudo, a ideia de receita alternativa se torna interessante uma vez que, por conta da crise, houve uma redução na procura por patrocínio anual, obviamente com valor mais alto. Com isso, 'fatiando' o valor em cotas menores a cada jogo, o Tricolor prevê ganhar até mais. "Se dividirmos o valor anual em número de jogos, é inferior ao que pode ser conseguido com o GSE. Claro que não teremos em todos os jogos. Mas é uma iniciativa válida e inovador", completou Carvalho.
O valor, ainda, pode variar. O prelo para patrocinar o Grêmio em um jogo depende do campeonato, da previsão de público, do televisionamento do jogo, da importância da partida, do adversário e também do número de pessoas que as ações irão atingir.
Aceitação do mercado
Após realizar a primeira ação do GSE, o Grêmio diz que a aceitação foi muito boa. Tanto que a Panvel - maior rede de farmácias do Sul do Brasil - que aderiu à modalidade no duelo contra o Corinthians, já firmou acordo para os dois próximos jogos do Brasileirão: contra Flamengo, no próximo domingo, e Atlético-MG, no domingo seguinte.
"Damos a chance para marcas que nunca apostaram no futebol. Cria para elas, uma degustação do produto. Ano que vem podem pensar para o ano todo, quem sabe... Depende da reação. Tem que ter a experiência", explicou Beto. "Já tivemos aproximação de outras empresas e de agências de publicidade, que pretendem oferecer isso para seus clientes", completou.
Driblar as dificuldades de mercado tem sido marca do Grêmio. O clube investe na transmissão de jogos através de uma rádio FM própria, vende direitos de nome da pré-temporada, criou o patrocínio não patrocínio para a camisa e também possui uma rede de lanchonetes.
"Nossa ideia é para o segundo semestre, vamos avaliar o resultado. Vamos testar. Mas posso dizer claramente que o início foi promissor", finalizou o executivo gremista.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.
Um patrocínio específico para determinado jogo não é novidade em clubes de futebol. Mas o Grêmio ampliou tal iniciativa para as demais plataformas de interatividade. Sob o nome de Grêmio Sponsor Experience (GSE), o departamento de marketing apresenta seis vantagens para a empresa que firmar contrato. O primeiro é o patrocínio na camisa, na região dos ombros. Além disso, o logotipo da empresa é inserido em todas as fotos divulgadas pelas redes sociais do clube (Twitter e Facebook). O patrocinador ainda ganha uma página para divulgação no Guia da Partida (material entregue aos torcedores em todos os jogos) em compromissos em casa, tem espaço de publicidade na transmissão da partida na Grêmio Rádio Umbro, vira patrocinador exclusivo da transmissão minuto a minuto no aplicativo oficial do Grêmio - que já bateu 130 mil downloads - e, por fim, tem as camisas com seu patrocínio vendidas na loja oficial do clube na Arena no dia da partida.
"Queremos dar a oportunidade de determinadas marcas e empresas experienciarem uma condição de ser patrocinador do clube. Trabalhamos, para isso, o dia do jogo nas múltiplas plataformas midiáticas e relacionais do clube", disse o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, ao UOL Esporte.
O valor para cada partida não é tratado publicamente. Contudo, a ideia de receita alternativa se torna interessante uma vez que, por conta da crise, houve uma redução na procura por patrocínio anual, obviamente com valor mais alto. Com isso, 'fatiando' o valor em cotas menores a cada jogo, o Tricolor prevê ganhar até mais. "Se dividirmos o valor anual em número de jogos, é inferior ao que pode ser conseguido com o GSE. Claro que não teremos em todos os jogos. Mas é uma iniciativa válida e inovador", completou Carvalho.
O valor, ainda, pode variar. O prelo para patrocinar o Grêmio em um jogo depende do campeonato, da previsão de público, do televisionamento do jogo, da importância da partida, do adversário e também do número de pessoas que as ações irão atingir.
Aceitação do mercado
Após realizar a primeira ação do GSE, o Grêmio diz que a aceitação foi muito boa. Tanto que a Panvel - maior rede de farmácias do Sul do Brasil - que aderiu à modalidade no duelo contra o Corinthians, já firmou acordo para os dois próximos jogos do Brasileirão: contra Flamengo, no próximo domingo, e Atlético-MG, no domingo seguinte.
"Damos a chance para marcas que nunca apostaram no futebol. Cria para elas, uma degustação do produto. Ano que vem podem pensar para o ano todo, quem sabe... Depende da reação. Tem que ter a experiência", explicou Beto. "Já tivemos aproximação de outras empresas e de agências de publicidade, que pretendem oferecer isso para seus clientes", completou.
Driblar as dificuldades de mercado tem sido marca do Grêmio. O clube investe na transmissão de jogos através de uma rádio FM própria, vende direitos de nome da pré-temporada, criou o patrocínio não patrocínio para a camisa e também possui uma rede de lanchonetes.
"Nossa ideia é para o segundo semestre, vamos avaliar o resultado. Vamos testar. Mas posso dizer claramente que o início foi promissor", finalizou o executivo gremista.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio tenta repatriar Tetê, mas clube europeu dificulta com pedido milionário
Ronaldo comenta em post do Grêmio e Luís Castro sobre futebol.
Grêmio sob comando de Luís Castro busca protagonismo com orçamento reduzido
Tetê Quer Retornar: Direção Define Valor e Promove Cinco Jogadores Promissores
Clubes de futebol brasileiros enfrentam realidade oposta no departamento médico
Grêmio enfrenta desafios com 49 baixas médicas em 2025, destaque para zagueiro Rodrigo Ely
Troca de chaves de Arena e Olímpico adiada para 2026; situação do antigo estádio.
Sinceridade, Estratégia e Tamanho Ideal: Pilares para um Elenco de Sucesso
Negociação para Tetê retornar ao Grêmio: tudo que se sabe.
Cristiano Ronaldo reage a acordo de Luís Castro com Grêmio
Resposta de Cristiano Ronaldo à postagem de boas-vindas do Grêmio para Luís Castro
Grêmio firma novo empréstimo de Arezo para o Peñarol
Cristiano Ronaldo interage em post do Grêmio e de Luís Castro
Grêmio promove cinco jovens talentos para equipe principal no Gauchão
Luís Castro escolhe o Grêmio e fala sobre saída do Botafogo: motivos esclarecidos
Grêmio fecha negociação de centroavante com clube uruguaio
Grêmio: Luis Castro projeta equipe como protagonista no cenário futebolístico.
Promessa de Luís Castro: Grêmio será protagonista no futebol brasileiro
Grêmio e Internacional em fase de transição antes da chegada dos novos treinadores
Grêmio encaminha contratação definitiva de Marlon e renova contrato até 2028.
Contratações, Permanências e Saídas no Grêmio para a temporada 2026
Desempenho dos Jogadores Emprestados pelo Grêmio na Temporada de 2025
Dodi é o Líder de Partidas do Grêmio na Temporada de 2025
Luís Castro analisa estruturas da Arena do Grêmio em primeira visita.
Grêmio e Inter estreiam temporada com novos técnicos pela primeira vez em 12 anos
Liverpool mira contratação de grande talento brasileiro para reforçar time.
Vasco e outros 42 times garantem vaga na Sul-Americana de 2026