Wallace Reis se adapta a estilo "tático" do Sul por encaixe na zaga do Grêmio

Zagueiro ressalta diferenças nas características do futebol carioca em comparação ao gaúcho e enaltece ainda trabalho de Roger Machado para sua adaptação ao Tricolor


Fonte: Globo Esporte

Wallace Reis se adapta a estilo tático do Sul por encaixe na zaga do Grêmio
Wallace Reis se adapta ao futebol gaúcho (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Wallace Reis mal chegou ao Grêmio e logo se tornou titular do sistema defensivo de Roger Machado, ao lado de Pedro Geromel. A instantaneidade com que assumiu o posto, porém, não significa vida fácil em seus quase dois meses de clube. Ex-Flamengo, que defendeu de 2013 até rumar ao Tricolor, o defensor teve de se moldar ao estilo de maior consciência tática e pegada do futebol gaúcho para se tornar mais uma peça da engrenagem já encaixada da equipe.

Isso, parte de uma tarefa que, de acordo com o próprio defensor, foi facilitada pela metodologia de trabalho do treinador. Metódico, Roger detalhou ao zagueiro sua função no sistema de marcação por zona da defesa gremista. E Wallace logo assimilou, como o próprio comandante reconheceu após a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo, em partida que marcou ainda o retorno do jogador aos trabalhos, após se recuperar de lesão muscular.

– O futebol carioca tem uma característica totalmente distinta da do Sul. Não só na questão de pegada. A parte tática é muito mais enfatizada, muito mais cuidada, principalmente sobre guardar posição. No Rio, a gente joga um pouco mais exposto. Os laterais são alas. Então, os dois zagueiros ficam sobrecarregados. Tive que me adaptar o quanto antes. O fator de ter uma equipe já encaixada, com o treinador que te passe informação de forma que você assimila fácil torna o processo rápido. Faz com que você consiga desempenhar o futebol – afirma o zagueiro.

O retorno de Wallace Reis coincidiu ainda com uma partida ilesa do sistema defensivo gremista, que sofreu cinco tentos nos dois duelos anteriores – vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, e derrota por 4 a 2 para o Sport. Às vésperas do duelo com o lanterna América-MG, o zagueiro pede foco total para evitar falhas por falta de concentração e para corrigir alguns erros em "detalhes" ao longo da partida.

– É detalhe, estar com o nível de concentração elevado. Não pode acontecer de estar desconcentrado, mas às vezes acontece. É nessa hora que geralmente a a tragédia acontece. Por achar que não vai sair gol. A gente tem visto e revisto onde pode melhorar, o que acertar. É mais no detalhe técnico. Acho que tem que corrigir os erros que tivemos em outras partidas. É algo mais específico – avalia o defensor.

O Tricolor é o atual terceiro colocado do Brasileirão, com os mesmos 30 pontos do vice-líder, Corinthians, e a dois do líder, o Palmeiras. No próximo domingo, o Grêmio volta a campo para encarar o América-MG, às 18h30, no Independência, pela 17ª rodada do Nacional.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO PRONTO PARA DECISÃO! Mano Menezes define time para encarar o Cruzeiro na Arena
- Impasse e Revanche: Mano projeta volta de Kannemann e lida com rodízio no meio
- Rival favorecido? Patrocinadora quita dívida com o Inter, mas Grêmio segue sem receber






Comentários



Só espero que ele não entre pra "Panela da barba""

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11946268875

o jogo é as 16.00hs

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/11/2025


4/11/2025