Rodada com "pedreiras" para Grêmio e Inter pode esquentar mais o Gre-Nal

Tropeços no meio da semana podem fazer de clássico 410 um divisor de águas para Argel e Roger, ao passo que triunfos transformam duelo em briga pela ponta da tabela


Fonte: Globo esporte

Rodada com pedreiras para Grêmio e Inter pode esquentar mais o Gre-Nal
Roger e Argel têm adversários difíceis pela frente nesta quarta-feira (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
O imaginário dos gaúchos já começa a projetar polêmicas, mistérios e cenários de mais um Gre-Nal, o de número 410, marcado para o próximo domingo, às 11h, no Beira-Rio. O clima, costumeiro às vésperas de clássicos em Porto Alegre, porém, passa longe de dominar os ambientes de Grêmio e Inter. Até porque Roger e Argel têm preocupações mais urgentes em seus vestiários. Os dois rivais têm duelos encrespados neste meio de semana, que podem servir de combustível para alimentar o fogo da má fase atual ou de um propulsor rumo ao topo da tabela antes do embate.

São duas verdadeiras pedreiras, ambas marcadas para as 19h30 desta quarta-feira, pela 12ª rodada do Brasileirão. O Tricolor recebe o terceiro colocado Santos na Arena. O Colorado vai a Cariacica-ES encarar o Flamengo em ascensão, mesmo após derrota para o Fluminense no clássico carioca. Além dos rivais cascudos, a dupla ainda partilha o momento adverso na temporada, num contraste à tradicional "gangorra Gre-Nal", que, por sinal, é contrariada desde o início do Nacional.

O Inter, atual segundo colocado, convive em meio a três jogos sem vencer, com duas derrotas (Figueirense e Botafogo) e um empate (Coritiba). O Grêmio perdeu as duas últimas partidas (Vitória e Atlético-PR) e saiu do G-4, na quinta colocação. Um triunfo no meio de semana, porém, pode alavancar as equipes na tabela. O cenário de instabilidade beira uma crise com sérias consequências em caso de tropeços contra Fla ou Peixe e no clássico de número 410 (confira os cenários abaixo após a 12ª rodada abaixo).

– Eu vejo o campeonato com a dificuldade de sempre. Se olhar para os três primeiros, perderam (na última rodada). Não é tão fácil jogar contra times de baixo da tabela. Nos primeiros quatro ou cinco jogos, conseguimos um aproveitamento fantástico. Não dá para fazer um panorama ou comparação. Só dia 5 de dezembro é que vamos saber se a derrota vai influenciar ou se a vitória contra o Santos e o São Paulo valeu. O campeonato não está perdido – contemporizou Argel.

– A nossa frustração é em função disso. Entendíamos que os pontos que tínhamos deixado em casa (Vitória), iríamos recuperar fora. E, com as combinações de resultados no jogo seguinte, quem sabe estar na liderança. A partir do momento que não acontece, a frustração é grande. Agora, é reanimar todo mundo e levantar a cabeça – disse Roger.



E pensar que o panorama era bem diferente um mês atrás, ao final da quarta rodada do Brasileirão, quando os eternos rivais partilhavam uma arrancada histórica. Em 29 de maio, Grêmio e Inter, entre seus méritos e defeitos, encerraram o domingo empatados na liderança da tabela, com 10 pontos – o Tricolor levava vantagem no saldo de gols.

De lá para cá, o Colorado até amealhou uma sequência de rodadas na liderança, entre a 7ª e a 8ª, e alternou a ponta com o Grêmio, líder na quarta e na sexta. Mas ambos despencaram após os tropeços do último domingo. O Colorado foi batido por 3 a 2 para o Botafogo no Beira-Rio, e o Tricolor, por 2 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

A exemplo da oscilação atual, os resultados da 12ª rodada podem levar Grêmio e Inter a rumos distantes. Comecemos com o Colorado, atual vice-líder. Em caso de vitória, combinada a tropeço do líder Palmeiras diante do Figueirense, a equipe de Argel assume a liderança e chega ao Gre-Nal embalado. Se empatar, o time pode até cair para quarto. Em uma combinação quase impossível, uma derrota é capaz de levar o Inter à sétima colocação.

Do lado gremista, não restam chances de alcançar a liderança, dada a distância de quatro pontos para o Palmeiras. Um triunfo, porém, combinado a empates de Timão e Inter, leva o Grêmio à vice-liderança. Em caso de empate, a equipe pode cair para nono, ao passo que uma derrota, também em uma combinação pouco provável, é capaz de aplicar uma queda à 10ª colocação.

VEJA TAMBÉM
- CARLOS VINÍCIUS VAI DESBANCAR BRAITHWAITE? Novo reforço do Grêmio encara missão de substituir artilheiro
- WILLIAN ESTREIA NO GRE-NAL? Imortal pode contar com reforço veterano para o clássico
- LEMBRA DELE? Atacante revelado pelo Grêmio tem prisão decretada por dívida de pensão alimentícia






Comentários



DESBLOQUEAMOS OS CANAIS DE TV POR ASSINATURA

INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11946268875

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/9/2025