
Média de público do Brasileirão 2014 pós-Copa chega a quase 17 mil torcedores por jogo | Crédito: Alan Pedro/Getty Images
A queda na audiência televisiva do Campeonato Brasileiro 2014 não se reflete nas arquibancadas. As cinco rodadas pós-Copa do Mundo têm a terceira melhor média de público de um Brasileirão considerando todas as edições dos últimos 20 anos. Entre a 10ª e a 14ª rodada, a competição teve 16 922 torcedores por jogo, o que levanta a média geral desta edição para 14082, também uma das melhores do período.
Em uma época em que a Rede Globo, dona dos direitos televisivos, quer reviver a discussão pontos corridos x mata-mata, é bom observar que o público presente neste início de torneio já supera as médias finais de quase todas as edições dos últimos 20 anos antes da mudança de formato. Mesmo avaliando os últimos dez torneios em que o campeão era definido em disputa de finais, apenas 1999 supera a média dessas 14 rodadas da atual edição.
Desde 1995, poucas edições de Campeonato Brasileiro superam o público deste início de 2014. Em 1999, foram 17 018. Depois, entre 2007 e 2011, todas superam, juntamente a 2013. Ou seja, das últimas sete edições já finalizadas, apenas o torneio de 2012 teve menos do que 14 mil torcedores por jogo nas 38 rodadas.
O problema, portanto, não pode ser exclusivamente de falta de qualidade técnica na audiência da televisão. O torcedor está indo ao estádio acompanhar o seu time da mesma forma que foi nos últimos anos, já acostumado ao atual formato de competição. Retornar ao mata-mata, portanto, seria manter os estádios vazios até a fase final do torneio, como víamos até 2003. E sem nenhuma melhoria no jogo praticado.
Médias de público do Brasileirão nos últimos 20 anos:
1994: 10 222
1995: 10 332
1996: 10 913
1997: 10 497
1998: 13 488
1999: 17 018
2000: 11 546
2001: 11 401
2002: 12 866
2003: 10 468
2004: 7 556
2005: 13 600
2006: 12 300
2007: 17 461
2008: 16 992
2009: 17 807
2010: 14 800
2011: 14 976
2012: 13 148
2013: 14 969
2014: 14 082 (até a 14ª rodada)
VEJA TAMBÉM
- PREVISÃO DE CHEGADA DE REFORÇO! Grêmio ja planeja chegada de craque
- PEDIU DESCULPAS! Grêmio se desculpa por ação de marketing
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
A queda na audiência televisiva do Campeonato Brasileiro 2014 não se reflete nas arquibancadas. As cinco rodadas pós-Copa do Mundo têm a terceira melhor média de público de um Brasileirão considerando todas as edições dos últimos 20 anos. Entre a 10ª e a 14ª rodada, a competição teve 16 922 torcedores por jogo, o que levanta a média geral desta edição para 14082, também uma das melhores do período.
Em uma época em que a Rede Globo, dona dos direitos televisivos, quer reviver a discussão pontos corridos x mata-mata, é bom observar que o público presente neste início de torneio já supera as médias finais de quase todas as edições dos últimos 20 anos antes da mudança de formato. Mesmo avaliando os últimos dez torneios em que o campeão era definido em disputa de finais, apenas 1999 supera a média dessas 14 rodadas da atual edição.
Desde 1995, poucas edições de Campeonato Brasileiro superam o público deste início de 2014. Em 1999, foram 17 018. Depois, entre 2007 e 2011, todas superam, juntamente a 2013. Ou seja, das últimas sete edições já finalizadas, apenas o torneio de 2012 teve menos do que 14 mil torcedores por jogo nas 38 rodadas.
O problema, portanto, não pode ser exclusivamente de falta de qualidade técnica na audiência da televisão. O torcedor está indo ao estádio acompanhar o seu time da mesma forma que foi nos últimos anos, já acostumado ao atual formato de competição. Retornar ao mata-mata, portanto, seria manter os estádios vazios até a fase final do torneio, como víamos até 2003. E sem nenhuma melhoria no jogo praticado.
Médias de público do Brasileirão nos últimos 20 anos:
1994: 10 222
1995: 10 332
1996: 10 913
1997: 10 497
1998: 13 488
1999: 17 018
2000: 11 546
2001: 11 401
2002: 12 866
2003: 10 468
2004: 7 556
2005: 13 600
2006: 12 300
2007: 17 461
2008: 16 992
2009: 17 807
2010: 14 800
2011: 14 976
2012: 13 148
2013: 14 969
2014: 14 082 (até a 14ª rodada)
VEJA TAMBÉM
- PREVISÃO DE CHEGADA DE REFORÇO! Grêmio ja planeja chegada de craque
- PEDIU DESCULPAS! Grêmio se desculpa por ação de marketing
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Investimentos e Vendas: A Base Forte do Grêmio em 2025
Grêmio se Desculpa por "Mal-Entendido" em Ação de Marketing com Torcida
Willian chega ao Grêmio com 37 anos e condição física avaliada.
Patrocinadora do Grêmio promove arrecadação para reforço e gera mal-entendido com torcida
Candidaturas das Chapas para Renovação do Conselho Deliberativo Definidas no Clube.
Arthur se prepara para retorno do elenco gremista com treino dedicado.
Polêmica na torcida do Grêmio após ação controversa de jogador.
Nova jornada de Willian no futebol: aceita oferta do Grêmio até 2026.
Plano do Grêmio para Recuperação de Lesionados e Estreia de Arthur.
Recuperação de lesionados e estreia do Arthur reforçam plano do Grêmio.
Grêmio emite nota sobre ação de marketing de contratação prometida; confira comunicado
Cbf anuncia reforço antes do Grêmio: estratégia de mercado no futebol.
Expectativas do Grêmio com a contratação de Willian: habilidade e experiência internacional.
PREVISÃO DE CHEGADA DE REFORÇO! Grêmio ja planeja chegada de craque
PEDIU DESCULPAS! Grêmio se desculpa por ação de marketing
CbF "Fura" Anúncio e Atualiza Willian com Camisa do Grêmio
Grêmio reformula equipe após janela de transferências
Investimento milionário de clubes brasileiros agita mercado de transferências no futebol.
Acerto do Grêmio com Willian garante contratação "antecipada", confirmação pela CBF.
Willian recua e acerta com o Grêmio após declaração polêmica na saída do Corinthians