Autor de 1º gol do Brasileiro, técnico campeão e Alan Ruiz unem Grêmio e rival

Caminhos do Tricolor e San Lorenzo, que jogam nesta terça, a partir das 21h45, tem vários pontos convergentes na história, com peças mútuas em momentos marcantes


Fonte: Globo Esporte

Autor de 1º gol do Brasileiro, técnico campeão e Alan Ruiz unem Grêmio e rival
Silás, grêmio (Foto: AE)

Grêmio e San Lorenzo têm protagonizado embates recentes na Copa Libertadores da América. Mas a história dos dois clubes não para de se cruzar nestes duelos de 2016 e 2014. Há elementos em comum em sucessos tricolores e corvos nos anos de glórias das duas equipes. O maior exemplo talvez seja o ex-meia e técnico Silas, um dos mais idolatrados no Ciclón e último comandante campeão para os gaúchos.

Na época de jogador, Silas desfilou sua qualidade na perna esquerda com a camisa do San Lorenzo entre 94 e 97 - logo depois de sua passagem pelo Inter, por sinal -, sendo campeão argentino. É citado até os dias atuais como um dos maiores ídolos do clube. Pelo Grêmio, é o último treinador a levantar uma taça, em sua passagem de um semestre em 2010, quando foi campeão gaúcho. Desde então, o Tricolor não tem outra conquista.

Ex-jogador dos dois clubes, o meia Alan Ruiz é um daqueles que mexe com o imaginário tricolor, embora o período curto no Tricolor. Em um ano, virou personagem. Na verdade, em 12 minutos, quando marcou dois gols após entrar em um Gre-Nal e ainda provocou os jogadores do Inter, antes de ser sacado por Felipão. O placar de 4 a 1 foi a cereja do bolo. Estava emprestado pelo San Lorenzo ao Grêmio quando cumpriu o roteiro que o deixaria para sempre na história dos clássicos.

Alan Ruiz fez história em 12 minutos (Foto: Divulgação/Grêmio)


O goleiro Sebástian Saja foi outro gringo a vestir a camisa dos dois clubes. Foi criado na equipe argentina, pela qual foi campeão argentino. No Grêmio, ganhou o Gauchão de 2007 e foi finalista da Libertadores. Também entrou para a lista de argentinos históricos por marcar o único gol de um goleiro nos 112 anos gremistas.

Se a roda do tempo gira ainda para mais longe, há o ex-centroavante Nestor Scotta. O jogador brilhou no futebol argentino no River Plate antes de vestir a camisa gremista. Foi dele o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro, em vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi. O que o relaciona com o rival da noite desta terça-feira é seu irmão, Hector Scotta, até hoje recordista de gols em uma só temporada – 60 tentos em 1975 – e campeão com o San Lorenzo, em 74.

Héctor Scotta fiz história no San Lorenzo (Foto: Matías Napoli/San Lorenzo)

O próprio rival "de morte" do San Lorenzo na Argentina também liga o Grêmio ao clube de Boedo. O goleiro argentino Ruben Germinaro foi para o Huracán no final da década de 50 após sua passagem de dois anos por Porto Alegre. Esteve no final de uma série de 12 títulos gaúchos em 13 disputados. Participou de equipes históricas tricolores, com nomes como Gessy, Milton Kuele e Juarez – comandados por Osvaldo Rolla, o Foguinho. Germinaro foi goleiro, por exemplo, em uma vitória expressiva sobre o Boca na Argentina, por 4 a 1, em 1959. Também era o argentino que ocupava a meta tricolor quando o clube goleou o Santos de Pelé por 4 a 0, no Olímpico.

Há, também, uma dupla de atacantes que no Grêmio não deixou a mínima saudade. O uruguaio Loco Abreu e o argentino Herrera vestiram as duas camisas. Em Porto Alegre, pouco balançaram as redes e acabaram tendo mais prestígio em outros clubes. Pontos convergentes em um caminho que se cruza mais uma vez a partir das 21h45.

VEJA TAMBÉM
- DODI CHAMA A RESPONSABILIDADE! Meio-campista destaca a importância do duelo decisivo contra o Juventude!
- Transmissão ao vivo de Grêmio x Juventude: horário, escalações e onde assistir
- Pré jogo Grêmio x Juventude pelo Brasileirão: Horário, Palpites e Escalações.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/11/2024














19/11/2024