Daronco ignora polêmica e se diz pronto para Gre-Nal: "É maior que isso"

Ao GloboEsporte.com, melhor árbitro do Brasileiro do ano passado minimiza cobrança do Grêmio por arbitragem de fora do RS; clássico 409 será o terceiro de sua carreira


Fonte: GloboEsporte

Daronco ignora polêmica e se diz pronto para Gre-Nal: É maior que isso
Daronco apitará seu terceiro Gre-Nal da carreira
(Foto: Lucas Prates / Agência Estado)


Anderson Daronco sequer teve tempo de imergir em sua preparação para seu terceiro Gre-Nal na carreira, neste domingo, às 18h30, e já se via em meio à primeira polêmica por sua escalação para apitar o clássico 409. Em casa, em Santa Maria, viu o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, reclamar por um árbitro de fora do estado para comandar o duelo. Nada que demova sua tranquilidade para conduzir gremistas e colorados no gramado da Arena.

– Está tudo tranquilo. Sem estresse – afirma.

A frase foi a primeira proferida pelo árbitro, em contato com a reportagem do GloboEsporte.com, no começo da tarde desta sexta-feira. Ao lado dos auxiliares Rafael da Silva Alves e Júlio César dos Santos, o árbitro, eleito o melhor do Brasileirão de 2015, esbanja serenidade. Sabe de seu papel em campo. Sabe que o clássico é maior do que qualquer polêmica.

- Eu vejo que o clássico é bem maior do que isso. A minha atuação e de meus companheiros de arbitragem no jogo independe desse tipo de comportamento. O clássico é tão grande que a motivação e a preparação são muito significativas. Não vai ser isso que vai alterar o nosso comportamento. Não interfere em nada. A gente sabe o que representa para as duas torcidas. É uma responsabilidade muito grande – analisa Daronco.

Aos 35 anos, o árbitro apitará o maior clássico do Rio Grande do Sul pela terceira vez na carreira. A estreia ocorreu no Gre-Nal 402, pelo Brasileirão de 2014, com vitória do Inter por 2 a 0, no Beira-Rio. No ano passado, apitou a edição 405, na Arena, a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho. O jogo ficou empatado em 0 a 0. O zagueiro Geromel recebeu vermelho em um lance com D’Alesssandro. Na entrevista abaixo, Daronco fala sobre sua preparação e a expectativa para mais um clássico em solo gaúcho.

> Confira os principais trechos da entrevista:
GloboEsporte.com: Após o sorteio, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, foi a público, para pedir um árbitro de fora para o clássico. Esse tipo de manifestação interfere em algo?
Anderson Daronco: Eu vejo que o clássico é bem maior do que isso. A minha atuação e de meus companheiros de arbitragem no jogo independe desse tipo de comportamento. O clássico é tão grande que a motivação e a preparação são muito significativas. Não vai ser isso que vai alterar o nosso comportamento. Não interfere em nada. A gente sabe o que representa para as duas torcidas. É uma responsabilidade muito grande.

Um Gre-Nal, pelo peso que representa, interfere em sua preparação para a partida?
A rotina de treinamentos segue a mesma. O que muda um pouquinho em relação aos demais jogos é o regime de concentração. Estaremos reunidos desde amanhã (sábado). Já vamos realizar uma reunião técnica para estudar como as equipes se comportam no aspecto técnico e disciplinar e tomar outras medidas para que a gente possa fechar um plano de trabalho perfeito.

A experiência em dois Gre-Nais anteriores ajuda na hora de tomar decisões em campo?
Cada Gre-Nal é um aprendizado. É um jogo diferente, sabemos o quanto mexe, vocês da imprensa sabem da mobilização maior da torcida para o jogo. A cada novo clássico que temos a oportunidade de dirigir, a gente cresce, adquire experiência.

E o título de melhor árbitro do Brasileirão do ano passado? Ajuda a impor respeito?
Acho que pode ajudar um pouco, mas isso se define no campo de jogo. Não são as minhas atuações no passado que vão atuar sozinhas. Tenho que fazer por merecer essa condição a cada jogo. Temos que ter uma vitória a cada jogo. Só assim.


Daronco, no Gre-Nal da final do Gauchão de 2015 (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)


A ausência de D'Alessandro no Gre-Nal de domingo tem algum peso para você?
Eu acho um desmerecimento analisar jogadores que já não fazem parte do clássico. Nossa função é analisar as pessoas que estão em campo, as instituições são maiores do que qualquer jogador.

A questão disciplinar é sempre importante para manter o controle de um jogo, ainda mais em Gre-Nal. Você pensa em adotar uma postura mais firme, mais ríspida, no clássico?
Vou procurar manter a conduta. Não é o momento de mudar, mas de ser o mesmo de sempre. A questão disciplinar, quando o arbitro tem o controle, torna menos dificultoso seu trabalho. O controle do jogo sempre passa pelo aspecto disciplinar, mas não somente no Gre-Nal.

Que arbitragem podemos esperar do Daronco neste domingo?
Passa pela minha cabeça fazer o melhor trabalho possível. Somos conhecedores da função, do quão difícil é ser árbitro. Esperamos um grande jogo, com as duas equipes vindo de jogos muito bons. Estamos preparados e temos conhecimento do perfil de cada jogador. Pode esperar um árbitro extremamente motivado, muito feliz por estar designado para este jogo. É o sonho de todo o árbitro gaúcho.

VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/11/2024




19/11/2024