Análise: Miller dá nova cara ao ataque e deixa o Grêmio "mais perto" do gol

Estreante foi decisivo para Tricolor retomar o padrão de intensidade e compactação em campo na vitória por 4 a 0 sobre a LDU nesta quarta-feira, na Arena


Fonte: GloboEsporte

Análise: Miller dá nova cara ao ataque e deixa o Grêmio mais perto do gol
Com o número 23 estampado às costas, Miller Bolaños era o centro das atenções na Arena, nesta quarta-feira, diante de sua tão aguardada estreia pelo Grêmio. O atacante brilhou com gol, boa atuação e até dancinha na goleada por 4 a 0 sobre a LDU, na 2ª rodada do Grupo 6 da Libertadores. E mais. Acomodado como referência, deu nova cara, ainda mais móvel e aguda, ao ataque e deixou a equipe um "passo a frente". Assim, ajudou a devolver o estilo de intensidade e compactação costumeiro de Roger Machado à equipe, que estava ausente nos últimos jogos.

Seu ingresso teve reflexo direto no posicionamento de Luan, principal jogador da equipe na temporada. O camisa 7 foi deslocado à ponta, mas com liberdade plena para se movimentar e inverter posição com o estreante equatoriano, quando oportuno. O resultado foi avassalador. O Tricolor entrou em campo com postura agressiva, como se deparasse com o último prato de comida. Não deixou o rival respirar em campo até abrir o placar, com Maicon, aos 12, em chute de dentro da área – um dos pedidos de Roger Machado para seus volantes desde 2015.

– A entrada do Miller dá uma condição diferente para o nosso jogo. Ele é agudo, conhece bem a área e é inteligente nas movimentações. Com o Luan mais lateralizado, que tem um bom passe, achou o Miller por trás. Isso joga o nosso time um "passo para frente", ao ter um jogador decisivo. Faz com que a linha defensiva baixe um pouco e dá condição de infiltração, como o Maicon fez dentro da área. Ele muda um pouco a característica. O Luan não atua tanto na profundidade. Com o Douglas abrindo o campo, tínhamos passe nas costas para o Everton e para o Giuliano. Mas não entre os zagueiros, que é onde o Miller ocupa o campo – explica o técnico.

O segundo gol gremista surgiu justamente da combinação dos dois elementos citados pelo comandante para posicionar Miller na referência e Luan, pelo lado. Da direita, o camisa 7 percebeu a movimentação do companheiro, entre os zagueiros, e o lançou. Bolaños saiu na cara do goleiro rival e deu apenas um toquinho para deslocá-lo, aos 36.

– É um cara que ajudou bastante a gente hoje. Inteligente, facilita bastante. Eu joguei mais pela beirada, mais pela forma física dele, estar estreando agora. Trocamos algumas vezes de posição, deu certo, dei passe para ele fazer gol. O Grêmio venceu, então está tudo certo – avalia Luan.

A partir daí, o Grêmio reduziu o ímpeto ferrenho dos minutos iniciais de vez. Com sua equipe compactada atrás, Roger Machado viu quase todos seus jogadores de linha recomporem para marcar. Douglas e Bolaños permaneciam mais adiantados, mas também voltavam, quando necessário. O equatoriano, especialmente, se manteve no campo de ataque, até por estar aquém do ritmo ideal de jogo.


Douglas e Miller permaneceram mais adiantados sem a bola (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)

O Tricolor voltou do intervalo com estratégia definida. Roger queria que a equipe se fechasse atrás sem dar brechas para o adversário e aproveitasse as escapadas na velocidade de Bolaños e Luan para contra-atacar e matar o jogo. Com um minuto de jogo, uma investida do equatoriano facilitou as coisas: Romero impediu o contra-golpe com falta e acabou expulso.

Com um homem a mais, o Grêmio viu o adversário chegar com mais frequência à área. Sem correr riscos. Fred foi impecável na bola aérea, sempre com antecipações. Geromel até oscilou, mas foi seguro, apesar de passar por dificuldades contra Alemán e Morales pelo meio.

Mais do que soberania em campo, a vitória gremista passa pela inteligência da equipe e do seu treinador. Roger mexeu na equipe quando o ímpeto diminuía. Sacou Bolaños e mandou a campo Everton, devolvendo Luan à referência, até promover o ingresso de Henrique Almeida em seu lugar. O centroavante, elétrico, aumentou o ritmo gremista e marcou o terceiro.

Centroavante de referência, Henrique anotou gol ao seu estilo: recebeu na intermediária e chutou forte. Everton, também na sua característica, ingressou em velocidade e tocou na saída do goleiro. Reservas, deram números finais a um 4 a 0 que remobiliza o Grêmio em 2016 e o recupera após o revés na estreia da Libertadores, diante do Toluca.


Luan atuou pelo lado esquerdo. Meio se posicionou e deixou Miller adiantado (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)

VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/11/2024



19/11/2024