Encontro de gerações: campeões de 83 e 95 aconselham Grêmio de Roger

Zagueiro Baidek e meia Carlos Miguel se encontraram após programa especial da Libertadores do GloboEsporte.com e afinaram resenha sobre atual equipe do Tricolor


Fonte: Globo Esporte

Encontro de gerações: campeões de 83 e 95 aconselham Grêmio de Roger
Baidek e Carlos Miguel afinam a resenha (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

A convite do GloboEsporte.com, a dupla foi presença ilustre no programa especial deste terça-feira, às vésperas da estreia do Grêmio na Libertadores, nesta quinta, a partir da meia-noite (de Brasília), contra o Toluca, no México. Lado a lado nos estúdios da RBS TV, em Porto Alegre, mostraram-se sintonizados em uma resenha que dissipou as diferenças de idade e posição.

O assunto, claro, não poderia ser outro: o Tricolor. E a aposta é alta na equipe de Roger Machado.

– O Grêmio está bem preparado. Foi com antecedência de dois, três dias. Está em um momento importante, em que toda a torcida gremista está com esperanças de conseguir ganhar. O primeiro jogo é importante. É uma chave muito equilibrada, mas o Grêmio tem todas as condições de ultrapassar as dificuldades e conseguir passar para a próxima fase – afirma Baidek.

– O Grêmio chega como candidato ao título. Gostaria que tivesse uns dois jogadores a mais para fechar o grupo, mas a base foi mantida, assim como a comissão técnica. Tem uma espinha dorsal, que é importante. Faz com que o Grêmio tenha menos problemas até para o restante da temporada. Tem um treinador que conhece bem o grupo. É uma questão de detalhe para acertar o posicionamento. O Grêmio é candidato ao título – ressalta Miguel.

Confiança e respaldo à parte, os campeões usam da experiência de quem conhece bem a competição para dar alguns conselhos aos gremistas. Baidek atenta para a responsabilidade de vestir a camisa do clube e para o maior acesso à informação, em relação à sua época. Por falar nos anos 80, o ex-zagueiro, hoje empresário de atletas, destaca que a cobertura da televisão possibilita estar atento a todos os lances, até os de má fé.

– A responsabilidade é grande tanto dentro quanto fora de casa. Hoje, dá para acompanhar os adversários, e o Grêmio tem uma retaguarda com informações devidas dos adversários. E vice-versa. A Libertadores mudou muito. Há mais câmeras que pegam todos os lances. Nos anos 80, em alguns campos com iluminação ruim, era difícil – recorda o zagueirão.

Companheiro de Roger em 1995, Miguel dirige suas preocupações às dificuldades de se atuar na altitude. Só na primeira fase, o Grêmio terá duelos em Toluca (2,6 mil metros) e Quito (2,8 mil metros), contra a LDU.

– Se não bastasse o grupo, que já é difícil, o Grêmio tem duas equipes em altitude. Faz diferença. Tem que estar bem preparado. O Grêmio precisa somar sete pontos nesses primeiros três jogos. Aí, encaminha a classificação com mais uma vitória. Mas é difícil dar conselho para quem conhece bem a Libertadores, como o Roger. Ele sabe das dificuldades. Sabe que é o detalhe que resolve um jogo, principalmente numa Libertadores – ressalta o ex-meia.

Grêmio e Toluca se enfrentam a partir da 0h desta quinta-feira no México, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. O confronto ocorre no Estádio Nemesio Díez.



VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024



























18/11/2024