Senhor Libertadores, Roger confronta técnico rival em duelo de semelhanças

Técnico do Grêmio tem encontra com José Cardozo, que pode ser considerado sua versão paraguaia: jovem, moderno e que gosta de atacar, apesar de modelo diferente


Fonte: Globo Esporte

Senhor Libertadores, Roger confronta técnico rival em duelo de semelhanças
Roger Machado Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Roger inegavelmente é ídolo do Grêmio. Por sua trajetória na década de 90, recheada de títulos, entre eles a própria Libertadores, na qual é o atleta na história gremista que mais atuou, o técnico tem status importante. É, também, um profissional que começa a carreira com um desafio grande. No clube do qual é referência, jovem, já teve um início excelente em 2015. Todas estas características são do comandante gremista. Mas poderiam ser, tranquilamente, do técnico paraguaio José "Pepe" Cardozo, do Toluca, ex-atacante dos mexicanos e da seleção de seu país.

A semelhança de estilos chama atenção. O treinador gremista é reconhecido por sua metodologia moderna, com treinamentos intensos e de certa forma até curtos, mas que exigem muito fisicamente dos atletas. Seu linguajar é bastante próprio e técnico. Suas qualidades foram provadas durante o Brasileirão de 2015, quando pegou a equipe na quarta rodada e acabou em terceiro lugar, acima das expectativas do início da competição.

O técnico gremista observou seis jogos recentes do Toluca. Viu uma equipe que gosta de atacar e joga com três zagueiros e laterais que apoiam. Está preocupado com os constantes cruzamentos na área que os mexicanos usam para tentar chegar ao gol.

- É justamente esta característica que me chamou atenção. Vi os últimos seis jogos. É ma mistura das escolas paraguaia e mexicana. É um time forte fisicamente, com uma linha de cinco.

Por vezes pressiona a saída de bola. Usa, até pela característica do campo, os cruzamentos para a área. Tem de um lado a vitória pessoal. Tem um miolo de zaga forte e que a gente tem que saber jogar o jogo com a sua característica. Quem alcança a vaga tem crédito e mérito - comentou Roger.

A Roger também não lhe falta experiência na Libertadores. Será sua 10ª participação na busca pela América, contando a seletiva da competição, em 1999, e seu trabalho como auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo, em 2013, quando chegou a comandar uma partida interinamente, por suspensão de Luxa. Além disso, é o jogador que mais atuou na Libertadores pelo Grêmio.

São 62 partidas, contando a seletiva para a competição, em 1999. Foi campeão em 95 com o Grêmio e vice em 2008, com o Fluminense. Atuou 15 partidas em 95, seis em 96, oito em 97, mais oito em 98, quatro em 99, 12 em 2002 e mais nove em 2003. É, na história, o gremista que mais vezes entrou em campo na competição.

José Pepe Cardozo, técnico do Toluca (Foto: Divulgação/Toluca)

Cardozo também esteve em conquistas importantes do Toluca. É tricampeão nacional com a camisa do time mexicano. É também o maior artilheiro da história dos Diablos Rojos e é ídolo da torcida. Por conta do jejum de um mês sem vitórias, há certa pressão dos torcedores e imprensa. Mas seu status no clube ainda o deixa tranquilo.

É, também, reconhecido por seu estilo ofensivo, como Roger. Gosta de ter a bola, embora utilize de outro expediente para tentar o gol: gosta muito de cruzamentos na área e jogadas pelas laterais. Por isso, opta pela linha de três na defesa. E solta os dois laterais, Gerardo Flores e Gerardo Rodríguez.

- É um treinador que gosta de atacar. Usa muito as jogadas pelas laterais, com cruzamentos na área, e gosta de ter a bola - disse o repórter da TV Azteca, Omar Villareal, ao GloboEsporte.com.

Roger observa início do treino com Rui Costa (D) e James (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Seus trabalhos também são marcados pela intensidade. No dia a dia, exige bastante dos jogadores. É considerado moderno. Aí está outra semelhança com o técnico Roger. Ambos são jovens - o comandante gremista tem 40 anos, enquanto o paraguaio tem 44. Cardozo ainda disputou as Copas do Mundo de 98 e 2002 pelo Paraguai.

Nas palavras de Cardozo, o Grêmio tem uma boa equipe, que tem posse de bola e tem jogadores tecnicamente bons. Foram quatro partidas observadas pelo Tricolor. Considera que a equipe não é tão dinâmica, mas que gosta de ficar com a posse de bola.

- As equipes brasileiras sempre jogam muito bem, todos, têm posse de bola. São jogadores tecnicamente muito bons, inclusive este Grêmio tem jogadores de uma grande técnica e por isso vai ser uma grande partida. Mas creio que temos a possibilidade de ganhar o jogo - disse o comandante mexicano, em entrevista coletiva.

Cardozo não poderá contar com Uribe, centroavante colombiano que tem lesão muscular. Assim, Triverio deve atuar sozinho no ataque, com um time montado no 5-4-1. A intenção é acabar com a má fase de quatro empates consecutivos e mais de um mês sem vencer na estreia na Libertadores.

O Tricolor está encaminhado para o confronto com a entrada de Fred na defesa. Roger percebeu uma falta de confiança de Kadu e optou pela mudança. A escalação terá Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.


VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024



























18/11/2024