"Bombonera", obras e Mundiais: palco da estreia do Grêmio na Libertadores

Estádio Nemesio Díez, casa do Toluca, tem promessa de casa cheia para jogo de quinta, com 17 mil lugares ocupados, e está em meio a uma ampliação para 2017


Fonte: GloboEsporte

Bombonera, obras e Mundiais: palco da estreia do Grêmio na Libertadores
Palco da estreia do Grêmio na Libertadores (Imagem: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Acanhado, o Estádio Nemesio Díez, em Toluca, no México, servirá como palco da estreia do Grêmio na Libertadores, a meia-noite desta quinta-feira. A casa do Toluca carrega o apelido da mística Bombonera, com promessa de exercer pressão semelhante à feita normalmente no campo do Boca Juniors, em Buenos Aires. Sede de duas Copas do Mundo, em 1970 e 1986, passa por uma reforma para ser ampliado no ano do centenário dos "Diablos Rojos".

O aniversário de 99 anos foi na última sexta. O estádio esteve cheio e contou com festejos, mas o empate teima em não se afastar do Toluca - são quatro consecutivos no Mexicano. A reforma é justamente para brindar o torcedor com um estádio mais confortável a partir de 2017. As obras estão em andamento, mas não impedem a realização das três partidas da fase de grupos da Libertadores ali.

A dúvida vem se o Toluca conseguir a classificação no Grupo 6. Aí, sim, outros estádios poderiam ser usados. As "esquinas" do estádio foram demolidas para dar lugar a torres nos cantos, com camarotes para parceiros comerciais. Um segundo andar está sendo construído para ficar em cima de três dos quatro pavilhões que existem atualmente. A estética é parecida com o Estádio Independência, de América-MG e Atlético-MG, mas com vermelho como cor principal.

A promessa é de pressão. Os próprios jogadores gremistas já sabem disso. A proximidade do campo é uma das situações que chama atenção. A capacidade atual é de 17 mil pessoas, segunda a imprensa mexicana. Sem as obras, o estádio comportava cerca de 23 mil pessoas. A intenção é ampliar a capacidade para mais de 30 mil lugares.

- Vai ser pressão, são 20 mil pessoas no estádio, então é estádio pequeno, fica mais barulhento, tudo a cara da Libertadores. Estamos preparados para isso - comentou Marcelo Oliveira.

- Libertadores é isso. Temos que estar preparados, torcida não entra em campo para jogar, são 11 contra 11. A gente jogou várias vezes com estádio lotado, não tem problema nenhum. Temos jogadores experientes, os jovens estão acostumados. É ter concentração, ficar ligado, a competição é diferente, mas estamos bem preparados - acrescentou o capitão Maicon.

O GloboEsporte.com esteve no palco da partida na manhã de domingo. Sem movimento, o estádio estava vazio. O gramado parecia bom, mas em uma das laterais dava a impressão de ter sido plantado há pouco, com leivas salientes. A localização lembra a da Bombonera, com trânsito próximo, ruas mais acanhadas e um clima de estádio de bairro.
Em frente à entrada da loja do clube, seu Leopoldo López é o responsável por alimentar os "hinchas". Ele prepara as "carnitas", pedaços de carne de cerdo, bovinas e suínas em uma tortilha com molhos à escolha, tudo em um carrinho. Lucra quando a partida tem casa cheia, como deve ocorrer na quinta. E dá mais um ar antigo ao estádio.
- Faço as melhores carnitas do México - orgulha-se.
É Copa do Mundo, amigo

Aliás, o Nemesio é de fato antigo. Desde que o Toluca subiu para a primeira divisão, em 54, serve de palco para o time. Sediou jogos durante duas Copas do Mundo, em 1970 e 1986. Foram sete jogos disputados, com quatro na primeira edição do Mundial e três no segundo.

Jogaram na casa do Toluca, em 70, Itália, Suécia, Israel e México. A Itália venceu a Suécia por 1 a 0 e empatou com Israel em 0 a 0 na primeira fase e depois goleou os donos da casa por 4 a 1 nas quartas de final no local. Israel e Suécia empataram em 1 a 1.

Já em 1986, foram três jogos da fase de grupos. O Paraguai empatou com a Bélgica em 2 a 2 e venceu o Iraque por 1 a 0 - Romerito, ídolo do Fluminense na década de 80, marcou o gol. No confronto entre Bélgica e Iraque, vitória para os europeus por 2 a 1.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.
- HERNÁN CRESPO NO GRÊMIO? Técnico argentino entra na mira para 2025 enquanto clube avalia opções para o comando!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024






















18/11/2024