Derrota em 'dia do não' liga alerta no Grêmio para estreia na Libertadores

Tricolor acabou batido por 2 a 0 pelo São José, na Arena, na véspera do embarque rumo ao México, para a estreia na competição continental, contra o Toluca


Fonte: GloboEsporte

Derrota em dia do não liga alerta no Grêmio para estreia na Libertadores
Geromel mais uma vez não comprometeu
(Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)


O enredo que cercava o duelo com o São José, nesta sexta-feira, até insinuava uma noite de festa para o Grêmio em seu 100º jogo na Arena. Não passou de um prenúncio. Acostumado a um futebol de intensidade, o Tricolor foi irreconhecível em campo. Acabou batido por 2 a 0 e viu a invencibilidade e a liderança do Gauchão ruírem sob vaias ao final do jogo. Apupos que, além de chancelarem a má atuação em casa, ligam o alerta e servem de lição aos gremistas, a menos de 12 horas do embarque rumo ao México, para a estreia na Libertadores, contra o Toluca, na próxima quarta-feira.

O clima na zona mista do estádio, logo após o apito final, já denunciava o misto de tristeza e inconformidade vivido pela equipe em sua noite "do não", como classificou o técnico Roger Machado. Um a um, atletas e integrantes da comissão técnica passavam cabisbaixos rumo ao vestiário, envoltos em um discurso no qual admitiam o abatimento pelo revés. Ao mesmo tempo, tratavam de assegurar que já buscavam reagrupar forças e juntar os resquícios do tropeço diante da torcida para evitar os mesmos erros no início da jornada pelo tri da América.

Foi o próprio comandante quem tratou de acender a "luz de alerta" ao elenco, em especial pelo desempenho apresentado na segunda etapa. O treinador logo rumou aos vestiários, sem sequer fitar a imprensa. Mais tarde, o técnico prometeu retomar a cara da equipe na estreia.

– Do jogo em si, o que me acende a luz de alerta é que no segundo tempo, quando buscávamos o empate, se você erra o passe simples, oferece a bola contra seu gol. Isso desgasta o sistema defensivo. Deixamos de circular a bola, arriscamos quando não deveríamos arriscar. Foi o dia do não. Mas na estreia será diferente – afirmou o treinador.

A remobilização para a estreia na competição continental iniciou ainda no vestiário. Em meio à análise dos erros e momentos de desatenção no 2 a 0 sofrido para o Zequinha, as lideranças do grupo já puxavam gritos de motivação. Até porque o clube já respira Libertadores, diante do embarque para o México, por volta das 7h deste sábado.

– No vestiário, todo mundo fica chateado pela derrota. Mas foi bom que em seguida já começamos a puxar gritos de motivação. O sinal de alerta está ligado. Tem que ficar chateados hoje (sexta-feira) para amanhã (sábado) estarmos focados para iniciar o sonho da Libertadores. Não podemos nos abalar com as vaias. Não vai ser uma derrota que vai nos atrapalhar – afirmou o volante Edinho, em entrevista na zona mista após a partida.

– Não conseguimos ter toque de bola, intensidade, por mérito do São José, mas também por demérito nosso. A gente não conseguiu ser a gente. Mas tenho certeza que é melhor acontecer agora do que depois, lá na frente – completou Pedro Geromel.


Grohe extravasa raiva após primeiro gol do São José (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

O parecer gremista aponta ainda para uma eventual "preservação inconsciente" dos atletas, diante das baixas recentes no elenco. Casos de Ramiro, Walace e Moisés. Todos volantes. Os dois primeiros param por 30 dias, enquanto o terceiro passará por cirurgia no joelho direito e só voltará aos gramados em agosto.

– A preservação está no inconsciente do atleta. Não tem um botão para desligar. Espero que essa derrota nos dê força para que no México seja um dia do "sim". São dois jogos totalmente diferentes, em competições totalmente diferentes, até porque o jogador sabe que a Libertadores é muito mais importante. Talvez seja preservação, vendo seus colegas se machucarem, como o Ramiro, o Moisés, o Walace – avalia o vice de futebol César Pacheco.

Com a página virada, apesar da breve noite de sono, o Grêmio embarca para o México por volta das 7h deste sábado. A estreia no Grupo 6 da Libertadores está marcada para a meia-noite da quinta-feira – madrugada de quarta para quinta – no Estádio Nemesio Diez, diante do Toluca.

VEJA TAMBÉM
- HERNÁN CRESPO NO GRÊMIO? Técnico argentino entra na mira para 2025 enquanto clube avalia opções para o comando!
- VILLASANTI É DÚVIDA NO GRÊMIO! Volante enfrenta altitude extrema pelas Eliminatórias e preocupa para decisão contra o Juventude!
- PAVÓN EM BUSCA DE REDENÇÃO NO GRÊMIO! Argentino luta para recuperar espaço em meio à forte concorrência no elenco!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024















18/11/2024