Top 10 gols, jogos e maiores públicos: Grêmio completa 100 jogos na Arena

Time soma 63 vitórias, 21 empates e 15 derrotas, com aproveitamento de 70,7%


Fonte: GloboEsporte

Top 10 gols, jogos e maiores públicos: Grêmio completa 100 jogos na Arena
Arena do Grêmio completa 100 jogos nesta sexta-feira (Foto: Drone Service Brasil / DVG)

O duelo com o São José, nesta sexta-feira, pela 4ª rodada do Gauchão, pode até parecer singelo ao Grêmio, ante tantos embates pela Libertadores, clássicos Gre-Nal e decisões emblemáticas de sua história. Mas tem um peso especial ao Tricolor, que transcende a busca por um triunfo para seguir na ponta do Campeonato Gaúcho. Ao pisar o gramado da Arena, a partir das 19h30, os gremistas darão largada ao seu 100º jogo no novo estádio, inaugurado com pompa em 8 de dezembro de 2012.

E mais do que isso. Defenderão um retrospecto que até o momento é positivo aos mandantes, apesar de que a casa, erguida no bairro Humaitá, já tenha abrigado algumas derrotas em confrontos decisivos. Em 99 partidas até aqui, o Grêmio soma 63 vitórias, 21 empates e 15 derrotas. Aproveitamento de 70,7%, com 143 gols anotados, e 58 sofridos.

Em pouco mais de três anos, a moderna Arena recebeu 2.422.267 torcedores, com renda total de R$ 84.249.914 – médias de 24.717 pessoas e R$ 859.693 por partida (confira os 10 maiores públicos abaixo). O consolidado comprova que a torcida abraçou a nova casa, mesmo que o clube se veja em meio a longo imbróglio para enfim selar a compra do estádio junto à OAS.
A frieza dos números não explica, porém, a emoção vivida por gremistas e rivais no estádio. Entre 99 compromissos do Tricolor, é possível recortar 10 golaços e 10 jogos marcantes vivenciados na casa gremista até aqui. Momentos que o GloboEsporte.com relata abaixo:

10 GOLAÇOS

O número até é expressivo: 201 gols em 99 jogos – mais de dois tentos por partida. Mas não é apenas o montante total que chama a atenção dos torcedores. Entre tantas bolas na rede, há alguns gols que despertam os olhares dos gremistas pela beleza. E desde o primeiro gol, anotado por Elano contra a LDU, em chutaço de fora da área. Há espaço para pinturas do maior artilheiro Barcos, de Luan, Maxi Rodríguez e de Galhardo. Confira no vídeo acima.
10 GRANDES JOGOS

Inauguração: Grêmio 2x1 Hamburgo - 08/12/2012

O primeiro duelo internacional do novo estádio gremista contou antes com uma cerimônia de pompa e lotação máxima da Arena. Também pudera, era a novidade para os gremistas. No confronto com os alemães, para relembrar o encontro na final do Mundial, em 83, André Lima abriu o placar e marcou pela primeira vez na casa nova. Na comemoração, tratou de provocar o rival e imitou Kidiaba, goleiro do Mazembe na derrota do Inter na semifinal do Mundial de 2010. Marcelo Moreno anotou o gol da vitória tricolor.

Grêmio 1x0 LDU - Libertadores - 30/01/2013

Efetivamente, a primeira decisão da Arena. O Grêmio precisava da vitória para seguir na competição em 2013, com todo o projeto firmado para tal competição. A intenção do então presidente Fábio Koff era conseguir o tri da América. Após muita dificuldade, Elano arriscou chute de fora da área e marcou um golaço. Nos pênaltis – no Equador, o Tricolor perdera por 1 a 0 –, Marcelo Grohe brilhou e garantiu a sequência na competição. Neste jogo, também houve a queda do muro após a avalanche da torcida na Geral, que resultou em interdição e mudanças no setor.

- Grêmio 1x2 Huachipato - Libertadores - 14/02/2013

A partida marcou a primeira derrota do Grêmio na nova casa, logo na estreia da fase de grupos da competição. Braian Rodríguez, atualmente no elenco do clube gaúcho, foi o grande nome daquela partida. O time chileno surpreendeu e deu uma marca negativa à estreia de Hernán Barcos, que viria a ser o maior artilheiro do novo estádio.

- Grêmio 1x1 Inter - 04/08/2013 - primeiro Gre-Nal

A rivalidade gaúcha se exacerba em momentos históricos. Como foi o primeiro clássico do novo estádio gremista. No entanto, não houve nada especial no duelo entre os dois rivais em 2013. Apesar de ser o primeiro, pouco brilho e muita luta no embate. Resultado foi um empate em 1 a 1, no qual o Grêmio saiu na frente com Barcos e viu o Inter empatar com Leandro Damião.

- Grêmio 3 x 0 Atlético Nacional-COL - Libertadores - 25/02/2014

Foi talvez dos primeiros jogos que o jovem Luan, hoje já consagrado como melhor jogador do Grêmio, brilhou na Arena. Na partida, marcou um belo gol e teve desempenho destacado. Além dele, Ramiro e Alan Ruiz também anotaram os gols na vitória, que colocou o time de Enderson Moreira como dos melhores na Libertadores contra o rival contra o qual conquistou a América pela segunda vez, em 1995.

- Grêmio 1x0 San Lorenzo - Libertadores - 30/04/2014
Um dos traumas do estádio. Naquela Libertadores, o Grêmio classificara como das melhores campanhas, impecável. Mas perdeu gols na Argentina e deixou o San Lorenzo vencer por 1 a 0. Na partida de Porto Alegre, o Tricolor devolveu o mesmo placar. Deixou, assim, para decidir na aleatoriedade dos pênaltis o confronto contra o time do Papa. Barcos e Maxi Rodríguez desperdiçaram as cobranças tricolores.

- Grêmio 0x2 Santos - Copa do Brasil - 28/08/2014

Além da derrota, a partida ficou marcada por um dos fatos de maior repercussão no futebol nacional recentemente. O goleiro Aranha reclamou de ofensas racistas vindas de uma área da torcida do Grêmio, atrás de sua meta. Pega por imagens gritando a palavra "macaco", a torcedora Patrícia Moreira acabou se tornando o "rosto" da polêmica. No STJD, o Grêmio acabou excluído da Copa do Brasil – no Pleno, a decisão foi modificada e transformada em perda de três pontos, que resultou na eliminação do Tricolor da competição.

- Grêmio 4x1 Inter - Brasileirão - 09/11/2014

O Grêmio vivia uma realidade de esperança em buscar a Libertadores, após não ter essa expectativa no início daquele Brasileirão. Felipão, um ícone no banco de reservas, ajudava, além das boas atuações. A aproximação teve ápice na goleada no Gre-Nal, com direito a pocket show de 12 minutos de Alan Ruiz, que marcou dois gols e arrumou confusão com D'Alessandro antes de ser substituído. Naquele momento, o Tricolor ultrapassou o rival e entrou no G-4. Além disso, foi a primeira vitória na nova casa e ainda devolveu goleada sofrida na final do Gauchão de 2014 pelo mesmo placar.

- Grêmio 3 x 1 Corinthians - Brasileirão - 03/06/2015

Intensidade. A palavra tão gritada por Roger Machado nos treinamentos passou a ser explicada com esta partida. Ainda era início de trabalho do novo comandante, que substituíra Felipão. Uma incógnita, portanto. A dúvida pairava sobre o jovem treinador. Nesta partida, o Grêmio – e Roger – deram mostras que poderiam ter um bom ano. Em quatro minutos, Giuliano e Marcelo Oliveira já haviam marcado e aberto o placar para o Tricolor. E resumiam o que pedia o novo comandante.

- Grêmio 5 x 0 Inter - Brasileirão - 09/08/2015

Talvez o jogo mais emblemático da história de 100 partidas. A goleada acachapante em cima do rival foi centenária. Esta diferença de gols havia ocorrido 100 anos antes. A maneira como ocorreu, também: um desempenho bem superior ao Inter dentro do estilo de jogo de Roger, com toque de bola e progressões. Giuliano, Luan, duas vezes, Fernandinho e Réver (contra), balançaram as redes. A goleada rendeu até tatuagem em um comunicador gaúcho, que havia prometido que se houvesse tal placar, ele marcaria na pele os autores dos gols.

10 MAIORES PÚBLICOS


VEJA TAMBÉM
- HERNÁN CRESPO NO GRÊMIO? Técnico argentino entra na mira para 2025 enquanto clube avalia opções para o comando!
- VILLASANTI É DÚVIDA NO GRÊMIO! Volante enfrenta altitude extrema pelas Eliminatórias e preocupa para decisão contra o Juventude!
- PAVÓN EM BUSCA DE REDENÇÃO NO GRÊMIO! Argentino luta para recuperar espaço em meio à forte concorrência no elenco!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024














18/11/2024