No Grêmio, Canavarros "puxava fila" e se destacava pelo desempenho físico

Lateral teve morte cerebral constatada na segunda; clube gaúcho publica nota de pesar


Fonte: Globo Esporte

No Grêmio, Canavarros puxava fila e se destacava pelo desempenho físico
Canavarros fez gol pelo Grêmio na Arena, em 2014 (Foto: Divulgação/Grêmio)

Uma tragédia chocou o futebol brasileiro nos últimos dias.

Canavarros, lateral-direito do XV de Piracicaba, teve morte cerebral confirmada na última segunda-feira. A morte do jogador pegou de surpresa e deixou consternado quem trabalhou com ele no Grêmio entre março de 2013 e o final de 2014. O desempenho físico do lateral sempre foi saudado no Tricolor.

Canavarros tinha justamente na parte física uma de suas maiores virtudes. No Grêmio, "puxava a fila" dos jogadores e era considerado o melhor nos testes físicos e durante a rotina pesada de treinamentos. Até por isso a notícia de seu problema cardíaco e posterior morte cerebral abalou funcionários e dirigentes que tiveram contato direto com o jogador.

Logo depois da confirmação da notícia pelo XV de Piracicaba, o coordenador das categorias de base, Júnior Chávare, entrou em contato com o seu representante para saber mais detalhes do ocorrido e manifestar seu apoio. Ex-técnico do atleta no Grêmio e no Inter de Lages, em Santa Catarina, Marcelo Mabília coloca a parte física como a grande virtude do ex-comandado.

– O que chamava a atenção era a vitalidade, a força que tinha. Percentual de gordura baixíssimo, massa muscular alta, treinava realmente em um ritmo muito forte, sempre, todos os dias. Foi um dos motivos que trouxe para o Inter de Lages no Catarinense, foi um dos atletas que mais jogou lá. Praticamente todas as partidas. Exemplar dentro e fora de campo. Não era um jogador de muita habilidade, refino, mas hoje o que se espera de um jogador de futebol, força e velocidade, tinha de sobra – comentou Mabília ao GloboEsporte.com.

No Grêmio, Canavarros passou por exames periódicos. Primeiro, em sua chegada ao clube. Depois de seis meses, revisão médica. O clube garante ter o maior cuidado nas avaliações. Diz, inclusive, que alguns jovens desistem de chegar ao clube por conta da quantidade de exames solicitados.

Como clube formador chancelado pela CBF, o Grêmio mantém uma cartilha de exames e testes físicos rotineiros exigidos pela entidade e pela Fifa. Exames laboratoriais, cardiológicos e até mesmo odontológicos. Nenhum diagnosticou qualquer problema com o jogador.

– Na época do Grêmio, era nosso atleta top, era o melhor. Percentual de gordura, massa muscular, resistência... O Canavarros sempre foi nosso top, não um dos, era o melhor.

Estamos realmente consternados, é um amigo que perdemos. Esses meninos são como filhos. Um exemplo como atleta e como pessoa. Era um ser humano fantástico – afirmou Chávare ao GloboEsporte.com.

O jogador sofreu um mal súbito durante treinamento do XV de Piracicaba, no dia 25 de janeiro. O jogador desmaiou e foi atendido prontamente no campo. Depois, levado em um carro particular para a Santa Casa da cidade, onde teve parada cardíaca. Após os procedimentos de Emergência, foi transferido para a Emcor (Emergência do Coração). Em coma induzido, teve a morte cerebral confirmada nesta segunda-feira. O médico afirmou que o caso foi uma "fatalidade".

O Grêmio publicou nota oficial nesta terça-feira, lamentando a morte do ex-atleta do clube, em seu site oficial. No primeiro jogo das categorias de base na Arena, o jogador foi autor de um dos gols no 3 a 0 sobre o Avaí, pela Copa do Brasil sub-20, em 2014.

Nas redes sociais, jogadores como Ramiro e Marcelo Hermes lamentaram a morte do amigo.

> Confira a nota oficial publicada pelo Grêmio

"É com pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa sobre o falecimento do ex-atleta Claudio Canavarros de Freitas, de 21 anos. O Clube se solidariza com os familiares, amigos e profissionais que conviveram com uma pessoa de grande caráter e profissional exemplar.

Formado nas categorias de base do Santos antes de chegar ao Tricolor, o jogador passou pelo Inter de Lages e estava no XV de Piracicaba. Durante um treinamento, na segunda-feira da semana passada, dia 25, teve um mal súbito com a consequente parada cardiorrespiratória e estava internado desde então. Na noite de ontem, a família concordou em fazer a doação dos órgãos.

O lateral-direito Canavarros defendeu as cores do Tricolor na categoria de juniores de abril de 2013 até o término de 2014. O atleta foi Campeão Estadual Sub-20 em 2014. No mesmo ano, entre os diversos jogos em que atuou, marcou o segundo gol na vitória por 3 a 0 do Grêmio sobre o Avaí pela Copa do Brasil Sub-20, o primeiro jogo das categorias de base na Arena."


VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024




18/11/2024