Mauro Dias: A Primeira Liga da Discórdia

Colunista fala sobre o conflito entre a CBF e os clubes organizadores


Fonte: Grêmio Avalanche

Mauro Dias: A Primeira Liga da Discórdia
Hoje começa a Primeira Liga, nome que foi dado à competição que envolve os clubes do Sul e Minas Gerais. Como a dupla Flamengo e Fluminense têm entrado em conflito com o presidente da Federação do seu estado, também aderiram à Liga e vão participar desta novidade no futebol brasileiro. Mais do que uma simples competição, a Primeira Liga pode ser um divisor de águas, pois grandes clubes do Brasil decidiram organizar uma competição própria, o que é rejeitado pela CBF e por algumas federações estaduais. Mas por que tanta polêmica por uma competição de apenas seis rodadas?

É claro que há um conflito de interesses. De um lado, clubes sentem a necessidade de serem mais representativos, independentes, com mais autonomia para tomar decisões e organizar competições. De outro, a burocrata CBF, investigada por suspeita de corrupção de seus gestores e que centraliza todas as ações no futebol brasileiro. Ambos os lados, apesar de opostos, têm o mesmo objetivo: lucrar com o futebol. Mas quem dá o espetáculo, quem enche os estádios, quem movimenta e enriquece o futebol brasileiro são os clubes e sua tentativa de ganhar mais espaço é válida! A Primeira Liga pode ser mais simbólica do que propriamente competitiva, mas é um primeiro passo para uma revolução no futebol brasileiro, que precisa de melhor gestão, mais investimentos e mais organização para recuperar o prestígio de outros tempos.

Cabe ressaltar para a Nação Gremista que o tricolor é protagonista de ações! Através de seu presidente, o Grêmio sempre se manifestou a favor da realização da Liga, mesmo com o calendário apertado que o Imortal irá ter que se submeter. São três competições no início da temporada e o desgaste pode ser grande. Mas Romildo Bolzan e os outros gestores veem algo maior do que um simples confilto com a CBF: um futuro com mais diálogo, mais representatividade dos clubes nas decisões, com mais lucro para quem realmente faz o show! É hora dos clubes assumirem o protagonismo no futebol brasileiro.

Cabe às torcidas incentivarem a disputa! Talvez, no início, a Primeira Liga não empolgue. Mas uma competição com tantos clubes tradicionais disputada em poucas rodadas vai trazer muita emoção ao torcedor. Em um primeiro momento, o maior vencedor é o torcedor, pois os clubes estão fazendo promoções para chamar a torcida. Talvez, no futuro, com clubes mais participantes, o futebol brasileiro volte a brilhar como sempre, os clubes brasileiros saiam desse “atoleiro” financeiro e não precisem vender suas promessas para a Europa ou China e a gestão do futebol seja competente, eficiente e participativa, com todos os clubes sendo beneficiados igualmente. É um pequeno passo, mas pode ter sérias e positivas consequências!

#JuntosPelaPrimeiraLiga

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024

18/11/2024