Grêmio usa software alemão para exaltar números de Grohe no Brasileiro

Sistema SAP Hana utilizado pelo clube desde o ano passado calculou expectativa de gols marcados pelos clubes da Série A e comparou estatísticas entre os goleiros


Fonte: GloboEsporte

Grêmio usa software alemão para exaltar números de Grohe no Brasileiro
Marcelo Grohe renovou com o Grêmio até 2020 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A renovação de contrato até 2020 e as últimas convocações para a seleção brasileira mostram a importância de Marcelo Grohe para o Grêmio. Com o auxílio da tecnologia, o Tricolor gaúcho garante que a superioridade do goleiro também aparece nos números. O software alemão SAP Hana, já em pleno funcionamento, aponta que Grohe foi quase duas vezes superior aos outros arqueiros do Brasileirão 2015, segundo o clube.

Desenvolvido em parceria com a empresa equatoriana Kin Analytics, a plataforma mediu a quantidade de gols que deveriam ser marcados de acordo com as finalizações de cada time em uma partida. Conforme o vice-presidente Antonio Dutra Jr., com base nestas análises, identificou-se que Marcelo foi responsável direto por nove pontos do Grêmio duante a competição.

– Para cada gol que um goleiro médio da competição sofreu, ele (Marcelo) sofreu apenas 0,52, ou seja, quase duas vezes melhor que o goleiro médio. Quando consideramos as finalizações que ele recebeu, o goleiro médio do campeonato teria sofrido 23,11 gols, enquanto o arqueiro gremista sofreu apenas 12. A presença de Marcelo Grohe se traduziu para a equipe, ao longo do Campeonato Brasileiro de 2015, num aporte de pelo menos 9 pontos na classificação geral – afirma.

Em 23 jogos pelo Brasileirão, Grohe sofreu 13 gols. O Grêmio encerrou a participação com a defesa vazada 32 vezes em 38 rodadas. O dirigente explica que o método adotado no SAP leva em conta fatores como distância do chute, local do jogo, entre outros.

– Adotamos uma abordagem que acentua a eficiência do atleta ou de uma determinada formação de ataque ou defesa. São diversos parâmetros a serem considerados para calcular este modelo, que pode alcançar uma complexidade considerável. Nos permite ainda avaliar estatisticamente a eficiência dos goleiros, num modelo que leva em conta a qualidade do time em que ele atua – atesta Dutra.
As estatísticas favoráveis a Marcelo ainda contam com qualidades que não podem ser mensuradas, cita o vice-presidente, entre elas “o talento, esforço e dedicação”. O clube também reforça a confiança no trabalho da comissão técnica e no preparador de goleiros Rogério Godoy.


Marcelo Grohe e Rogério Godoy conversam em treino do Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/11/2024