A um mês da Libertadores, veja raio-x dos rivais do Grêmio na fase de grupos

Equipe de Roger Machado tem primeiro teste neste domingo, mas vive expectativa por duelos pela competição sul-americana. Estreia ocorre em 17 de fevereiro no México


Fonte: Globoesporte.com

A um mês da Libertadores, veja raio-x dos rivais do Grêmio na fase de grupos
Grêmio se prepara para desafios pela Copa Libertadores (Foto: Editoria de Arte)

O domingo será de primeiro teste para o Grêmio na temporada de 2016. O período é de preparação intensa, seja na parte física ou técnica, um mês antes da estreia contra o Toluca, na Libertadores. Enquanto o Grêmio manteve a base e fez três contratações pontuais, os rivais também se mexeram. O GloboEsporte.com traz um raio-x de como vai a preparação dos clubes para a competição continental.
O Toluca rival do primeiro jogo, em uma altitude de 2,6 mil metros acima do nível do mar, contratou o zagueiro Gerardo Flores e o meio-campista Richard Ortiz. O San Lorenzo tem uma base mantida e fez apenas uma contratação até o momento, o colombiano Pedro Franco, que chega por empréstimo do Besiktas, da Turquia. A LDU, sim, foi às compras e contratou um número maior de jogadores, como o uruguaio Brahian Alemán, Edson Puch e o já veterano Carlos Tenório, ex-Vasco.

O Tricolor já reuniu as informações de seus rivais de Grupo 6. Mas Roger ainda não se debruçou no material do Centro de Dados Digitais do clube. Até porque também é melhor esperar que o período de preparação passe para uma avaliação mais profunda do estilo dos rivais.

- Não há adversário fácil, pegamos um grupo difícil, jogos da Libertadores são sempre complicados, joga com culturas diferentes. Com características de jogos diferentes. Por si só, já é um elemento de dificuldade. Ainda há outros elementos, como altitude, um bom momento do adversário, história do clube que você vai jogar - temos campeões no nosso grupo. E um profundo conhecimento dos times é importantíssimo. Temos tudo mapeado e até mesmo esperamos outros jogos mais recentes, pode ser que haja uma mudança na forma de jogar - comentou o técnico gremista.

San Lorenzo


A equipe argentina, campeã com Bauza no comando em 2014, teve a mudança no posto, com a chegada do chileno Pablo Guede. O elenco é basicamente o mesmo da última temporada, apenas com a incorporação do colombiano Franco até o momento. A formação, porém, já passou por mudanças. Guede posicionou Ortigoza centralizado como volante e tem uma linha de três meias com Blanco, Romagnoli e Barrientos. E usa dois finalizadores natos na frente: Blandi e Cauteruccio.
- Com a chegada do técnico Pablo Guede do Palestino, do Chile, as ilusões se renovaram. O Patón Bauza sempre foi questionado por seus times defensivos. Mas, com o novo manual de estilo de Guede, a parte ofensiva é a principal. Durante o mandato de Bauza houve vários jogadores deixados de lado e que hoje voltam a ter protagonismo e o novo técnico tenta recuperar. Com um bom plantel, as casas de aposta vão dando o San Lorenzo como candidato em todas as frentes - opinou o jornalista argentino Charly Siffredi, do Diário Popular, de Buenos Aires.
A preparação dos argentinos envolve um Torneio de Verão, que começou neste sábado contra o Huracán, em Mar del Plata. Guede não contou com alguns jogadores considerados titulares, como Blandi e Ortigoza.

Time base: Torrico; Buffarini, Mercier, Caruzzo e Mas; Ortigoza, Blanco, Barrientos e Romagnoli; Blandi e Cauteruccio.

LDU


A LDU também vive um início de trabalho. O técnico argentino Claudio Borghi assumiu o comando no início deste ano na vaga de Luis Zubeldia. E passará a viver uma mudança drástica de formação a partir dos primeiros trabalhos do ano: deixa o tradicional 4-4-2 para atuar com uma defesa em linha de três. Uma troca radical no sistema.
- A Liga de Zubeldi usava o 4-4-2, que permitiu bons resultados na primeira parte do campeonato. Já na segunda metade do torneio, arrancou bem, mas depois das rodadas, foi baixando o nível de jogo e permitiu ao Emelec ganhar a etapa, jogando duas finais e perdendo o campeonato. Na Era Borghi, como vai se desenvolvendo a preparação, o esquema será com linha de três na defesa. Estão realizando trabalhos físicos e recém começando as atividades técnicas - disse Monica Orellana, da Rádio Huanvilca, do Equador.
São seis contratações feitas até o momento pela diretoria: os meio-campistas Edison Vega e Jairo Padilla, o atacante Javier Villalva, o meia Edson Puch, o centroavante Carlos Tenório e o meia Brahian Alemán, que tem situação mais complicada. Por conta de problemas de contrato, acabou se desvinculando do Barcelona, de Guayaquil, clube com o qual era muito identificado. O Unión Santa Fé, da Argentina, ainda briga na Justiça para ter os direitos do atleta.

Time base: Domínguez; Romero, Araujo e Julio Ayoví; Quinteros, Cevallos, Hidalgo e Pervis; Alemán, Cachete e Alvez.

Tolima


O primeiro adversário do Grêmio na Libertadores, tem duas caras. Se é forte na altitude dos 2,6 mil metros acima do nível do mar, no estádio Nemesio Diez, o Toluca costuma tropeças em momentos decisivos. Foi assim no Apertura do Campeonato Mexicano, quando caiu nas semifinais para o Tigres, com derrota em casa por 2 a 0.

Por coincidência, o time de José Saturnino Cardozo voltou a enfrentar o Tigres pela primeira rodada do Clausura. Desta vez, superou o adversário, com gol do atacante Fernando Uribe, destaque da equipe. O colombiano marcou 14 gols em 19 jogos no segundo semestre deste ano.

Não se trata de um time ofensivo. Pelo contrário, atua com cinco defensores e sai nos contra-ataques. Mesmo assim, é considerado umn dos times mais fortes do México.

– Falta dar o último passo (para o Toluca). Em vários campeonatos, cai nas semifinais. Mas pode ser um time difícil quando joga atrás e sai nos contra-ataques, quando joga de visitantes – comenta Gerardo Suarez, jornalista do Multimedios.

Time-base: Alfredo Talavera; Gerardo Flores, Francisco Gamboa, Paulo da Silva, Aarón Galindo e Carlos Rodríguez; Antonio Ríos, Carlos Esquivel e Darío Bottinelli; Enrique Triverio e Fernando Uribe.

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/11/2024






























17/11/2024