O único trunfo do Grêmio para neutralizar o favoritismo do Inter no Gre-Nal de domingo é Luiz Felipe Scolari. A missão não é pequena para o experiente treinador que inicia sua terceira passagem pelo clube, mas também está longe de amedrontá-lo, tenho certeza. O técnico que mais gosta de lidar com cenários desfavoráveis e mais vezes conseguiu revertê-los é, não tenho dúvida, Luiz Felipe.
A tarefa se torna tanto mais difícil à medida em que o contexto é contrário ao time e ao comandante. Nas outras vezes, Felipão se apresentava para a dificuldade trazendo sua competência e sua confiança no próprio trabalho. Era reconhecido pelo mundo do futebol pelo desassombro. Agora, o próprio treinador vem de um recente revés em sua vida profissional.
Significa que também ele precisará de socorro ou, como disse na entrevista de apresentação, de carinho. O time do Grêmio é inferior ao do Inter no setor essencial de uma equipe de futebol. Basta fazer um singelo exercício: quantos meio-campistas colorados teriam lugar no mesmo setor do time gremista?
Arrisco-me a responde que três deles com absoluta certeza. D'Alessandro, Aránguiz e Alex entrariam direto no meio-campo do rival. Alan Patrick, pode-se discutir. Outra pergunta a ser feita: quantos jogadores da dimensão de D'Alessandro e Aránguiz tem o time do Grêmio?
Resposta imediata: nenhum. Logo, na lógica do jogo, o favoritismo colorado se apresenta nos números. O que cabe a Luiz Felipe Scolari é estabelecer um tamanho elo de lealdade com seus jogadores, que os atributos técnicos do adversário valham menos do que a entrega e a organização gremistas. Ainda assim, não bastará.
Felipão vai mexer em peças de sua engrenagem, não repetirá o time que começou contra o Vitória. Não duvido de que desloque Pará para a esquerda e coloque Matías Rodríguez na direita. No meio, Felippe Bastos cresce como candidato à terceira vaga do meio-campo para auxiliar Edinho e Riveros no trabalho defensivo e liberar Giuliano para a quarta função de chegada ao ataque. Na frente, Luan pode estar perdendo vaga para Dudu ou Fernandinho.
Se quiser radicalizar, Luiz Felipe ainda pode dar outro parceiro de zaga a Rhodolfo. Saimon, Werley e até Bressan seriam candidatos. Os últimos resultados do Grêmio autorizam o novo técnico a cirurgias profundas. Nenhum gremista haverá de condenar Luiz Felipe se ele mudar meio time para o Gre-Nal.
Acertar a mão nas trocas para formatar o time do Grêmio para o clássico não é o maior desafio de Luiz Felipe depois da Copa. Na verdade, é só o primeiro dos próximos que virão.
VEJA TAMBÉM
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio sabe datas e horários dos jogos na Copinha 2026
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.