Grêmio aposta em trio campeão e base com experiência na Libertadores

Enquanto Douglas carrega ainda um título mundial com o Corinthians, Giuliano e Edinho levantaram a taça pelo rival Inter. Metade do elenco já disputou a competição


Fonte: GloboEsporte

Grêmio aposta em trio campeão e base com experiência na Libertadores
Grêmio treina no CT Luiz Carvalho durante pré-temporada (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Em pouco mais de um mês, o Grêmio estará 2,6 mil metros acima do nível do mar, vivendo a expectativa de sua estreia na Copa Libertadores da América. E esse sentimento não será novidade para metade do elenco gremista que irá enfrentar a competição continental em 2016. Dos 31 atletas no elenco, 15 já desfilaram por gramados sul-americanos, com três campeões. A curiosidade é que dois deles levantaram a taça pelo rival Inter.

O meia Giuliano foi campeão em 2010, pelo Inter, inclusive sendo escolhido melhor jogador da competição naquele ano. Já o volante Edinho foi titular na equipe colorada que venceu em 2006. O terceiro campeão é o meia Douglas, o mais experiente do elenco, com 33 anos – completa 34 um dia depois da estreia contra o Toluca, no México, dia 17 de fevereiro. O camisa 10 levantou a taça em 2012, pelo Corinthians.

– É muito importante apresentar o Douglas, que é um campeão do mundo, não só da Libertadores. Um jogador que teve um protagonismo e é fundamental nessa trajetória, junto com seus companheiros. Ele tem um papel muito importante dentro e fora de campo – disse o diretor executivo Rui Costa.

O time titular do Grêmio praticamente todo já disputou a competição: Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Marcelo Oliveira, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan atuaram em anos anteriores, alguns pelo próprio clube gaúcho, casos de Grohe, Geromel e Luan, na disputa de 2014. Além do Toluca, o grupo gremista conta com San Lorenzo, da Argentina, e LDU, do Equador.
– É um grupo forte, mas todos são na Libertadores. É guerra. Sempre jogos difíceis. Se Deus quiser vamos fazer a primeira fase boa, passando mais forte do que já estivemos – destacou o capitão Maicon.
Além disso, há jogadores entre as opções imediatas que também contam com essa experiência. Casos de Edinho, Ramiro e Bressan, por exemplo. Por outro lado, há a curiosidade de que alguns jogadores, mesmo com rodagem na competição, podem deixar o clube. A lista tem o goleiro Tiago, o zagueiro Werley e os atacantes Lucas Coelho, Braian Rodríguez e Fernandinho, que ainda podem ser envolvidos em alguma negociação.


Kadu jogará sua primeira Libertadores no Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)


No campo dos reforços, todos chegam sem ter disputado a Libertadores. Kadu e Fred, que deve ser confirmado nesta terça-feira, trazem bagagem na carreira do alto dos 29 anos. Já o lateral-direito Wallace, apesar dos 21 anos, disputou um Brasileirão pelo Fluminense e girou por Chelsea-ING, Carpi-ITA, Inter-ITA e Vitesse-HOL.

– Libertadores é à parte, é guerra todo jogo. Estamos em começo de pré-temporada, não estamos estudando os rivais, mas tenho na cabeça o que temos que fazer em campo. Vamos nos preparar da melhor maneira, para que a gente possa dar o melhor e procurar as vitórias – comentou o zagueiro Kadu.

O grupo de atletas que não jogou a Libertadores, além do trio de reforços (já contando o zagueiro Fred), segue com os jogadores mais jovens. Os goleiros Leo e Bruno Grassi, o zagueiro Rafael Thyere, os volantes Walace, Moisés e Kaio, os meias Felipe Tontini e Lincoln e os atacantes Batista, Everton, Pedro Rocha e Bobô.

No comando, porém, sobra experiência. O técnico Roger Machado, campeão como jogador em 95 com o Grêmio, vai para sua 10ª Libertadores. O treinador pode se tornar o 5º atleta a ganhar a taça da América em campo e no banco de reservas. Até agora, nenhum brasileiro conseguiu tal façanha – são Luis Cubilla e Juan Martin Mujica pelo Uruguai, e José Omar Pastoriza e Nery Pumpido pela Argentina.




VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/11/2024

























17/11/2024