1Win

Dupla Gre-Nal aquece motores para 2016

Entre contratações, renovações e busca por reforços, Grêmio e Inter começam a moldar grupos da próxima temporada


Fonte: Diário Gaucho

Dupla Gre-Nal aquece motores para 2016
Geromel, Fabinho, Fernando Bob e Maicon são as atrações confirmadas da Dupla
Foto: Montagem sobre fotos de Banco de Dados / Agência RBS


Com objetivos distintos, Grêmio e Inter voltam ao trabalho na próxima semana com menos novidades do que esperavam seus torcedores. Para não comprometer o orçamento, dirigentes contam os reais antes de saírem às compras. Uma política de alto risco, já que as ofertas talvez não sejam tão atraentes quando forem ao mercado.

O Inter, que aposta tudo no hexacampeonato gaúcho, foi quem mais contratou. Já chegaram o lateral Paulo Cezar Magalhães e os volantes Fernando Bob e Fabinho, e Marquinhos, meia do Cruzeiro, poderá desembarcar nos próximos dias.

Com uma Libertadores pela frente, o Grêmio só conseguiu, por enquanto, manter a base, ao renovar com Marcelo Grohe, Geromel e Maicon. Nos dois casos, jogadores que retornam de empréstimo também não empolgam muito.

GRÊMIO

Novidades
A virada do ano foi escassa em novidades para a torcida. Não resultaram exitosas as investidas da direção no meia argentino Zelarayán e no centroavante paraguaio Fernández, os dois seduzidos pelos dólares do mexicano Tigres. Nesse ritmo, quando a pré-temporada for iniciada, dia 6, a única cara nova deverá ser o lateral-direito Wallace, trazido do Chelsea-ING, e cuja negociação acelerou-se durante a última semana, quando o jogador formado na base do Fluminense desembarcou em férias no Rio. O panorama, ao que tudo indica, será pouco alterado. A não ser que o clube reveja a política de contenção de gastos e entre de vez no mercado, apoiado por investidores.

De volta para casa
Dos jogadores que retornam de empréstimo, apenas o lateral direito Tinga, que atuou pelo Fortaleza, tem chances de ser aproveitado. Competições como Gauchão e Primeira Liga poderão ser uma boa vitrine para que Roger Machado avalie o jogador surgido na base como promessa, mas ainda não afirmado. Werley, devolvido pelo Santos, deverá ser incluído em alguma negociação. Também retornam ao clube, mas com remotas chances de permanecer, o lateral direito Tony (Bahia), Guilherme Amorim (Londrina), Erik (Juventude), Paulinho (Coritiba) e Lucas Coelho (Goiás).

Promessas
Observado desde maio por Roger Machado, o chamado grupo de transição renderá frutos para a pré-temporada. Antes de viajar em férias, o técnico fez as últimas observações durante a Copa Ipiranga Sub-20, disputada neste mês. Nomes como o lateral direito Raul, os meias Lincoln e Felipe Tontini e os atacantes Batista e Careca são presença garantida no grupo principal. Amadurecido, Lincoln, que participou da preparação desse ano, em Gramado, deverá ter um melhor aproveitamento. A tendência é de que os garotos sejam mais utilizados no Gauchão e Primeira Liga, competições que abrem a temporada junto com a Libertadores.

A definir
Sem brilho em 2015, jogadores como Fernandinho, Maxi Rodriguez e Braian Rodríguez aguardam pela definição de seu futuro. Dos três, Maxi é quem tem a situação melhor encaminhada. Nos planos do Nacional-URU, o meia vê 2016 se abrir disputando uma Libertadores — no ano passado, jogou a competição pela Universidad Chile. Trazido de volta na metade do ano, após passagem pela Itália, Fernandinho foi pouco efetivo nas chances que recebeu de Roger Machado. O mesmo vale para o centroavante uruguaio Braian Rodríguez. Disposto a reduzir o valor da folha de pagamentos, o Grêmio espera por clubes interessados em levá-los.

Quem ainda deve vir
Ainda resta esperança no acerto com o zagueiro Henrique, apesar da forte concorrência de Fluminense e Flamengo. Disposto a voltar ao Brasil, o jogador sente-se atraído por Porto Alegre, pela semelhança com Curitiba, onde já atuou. Resta saber se o Grêmio está disposto a investir 2,5 milhões de euros (R$ 10,5 milhões), valor exigido pelo Napoli. Resolvido esse problema, será o momento de encontrar no mercado o finalizados exigido por Roger Machado. Oficialmente, a direção desiste de Nikão, do Atlético-PR. Mas, com o apoio de investidores, uma nova investida poderá ser feita.

Por renovar
Dois titulares ainda precisam garantir permanência para a Libertadores. O primeiro é o lateral direito Galhardo, cujo acerto esbarra na exigência do Santos, que pede 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,2 milhões) por sua liberação. Com a contratação de Wallace praticamente assegurada, as chances de ficar diminuem. Quanto a Douglas, o outro jogador com situação indefinida, as dificuldades são apenas no tempo de duração de contrato. Disposto a jogar a Libertadores, o meia concorda com as condições financeiras propostas pela direção e deverá assinar na volta das férias, na próxima semana.

Time-base para começar 2016
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Douglas, Giuliano e Pedro Rocha (Everton); Luan

INTER

Novidades
Fora da Libertadores, o Inter abrirá 2016 reforçado somente em seu sistema defensivo. Os volantes Fernando Bob e Fabinho e o lateral Paulo Cézar não chegaram a empolgar a torcida, mas chegam com o aval de Argel Fucks. Fernando Bob, buscado na Ponte Preta, e Fabinho, ex-Figueirense, indicado pelo técnico, têm a marcação como ponto forte. O primeiro é elogiado pela boa técnica, que o converteu em jogador com maior acerto de passes do Brasileirão. Brasileiro naturalizado chileno, Paulo Cezar teve passagem pela seleção daquele país. Ainda assim, é, em princípio, alternativa para o banco de reservas.

Quem ainda deve vir
Um centroavante de área, típico camisa 9, é o desejo do Inter para reforçar seu ataque. Sem Lisandro López, que se acertou com o Racing, e apenas Rafael Moura para a função, a direção de futebol acredita que a falta de uma referência na grande área foi um dos motivos que levou o setor a produzir tão pouco no Brasileirão. O jogador mais próximo do Beira-Rio é Leandro Damião, livre no mercado após rescisão, na Justiça, com o Santos. Marquinhos, do Cruzeiro, também deve vir, em troca por Fabrício. André (Atlético-MG) e Ramón Ábila (Huracán) são monitorados.

Promessas
Jacsson (goleiro), Eduardo (zagueiro), Bertotto (volante), Alisson Farias e Andrigo (meias) são os nomes da base do Inter que devem despontar em 2016. Com a iminente saída de Alisson para a Roma, Jacsson trabalhará como uma espécie de sombra de Muriel na busca pela titularidade no gol do Inter. Eduardo precisa apenas de sequência para provar que pode desbancar os figurões Réver, Paulão e Ernando na defesa. A velocidade e técnica de Alisson Farias e Andrigo serão complemento para a liderança de D'Alessandro. Quem tem de provar mais é Bertotto. Prejudicado por uma lesão no tornozelo, pouco pôde mostrar em 2015.

Os regressantes
Dos jogadores que retornam ao Beira-Rio, o atacante Aylon é quem desfruta de melhor chance de aproveitamento na equipe. Jogador de movimentação, pode, também, atuar como referência. Não era um dos preferidos de Abel Braga, mas ganhou experiência e pode receber chance como reserva do Vitinho, devido à lesão de Valdivia. De volta do Palmeiras, onde sagrou-se campeão da Copa do Brasil, Jackson tem contra si o excesso de zagueiros concorrentes. Também pode atuar como lateral. Alan Ruschel, que esteve no Atlético-PR, tem escassa chance de aproveitamento. Lateral apoiador, é fraco na marcação. E teve fraco rendimento do Inter.

Os que têm nova chance
O ano que se inicia pode marcar a recuperação de Réver. Contratado com o status de zagueiro campeão da Libertadores pelo Atlético-MG, o ex-gremista sofreu com lesões e teve pouca sequência em 2015. Um de seus concorrentes será Rodrigo Moledo, que tentou a sorte no ucraniano Metalist, de onde retornou por conta de lesões e atraso no pagamento de salários. Sobraram experiências marcantes ao lateral esquerdo Geferson. Prata da casa, virou titular, ficou marcado pelo gol contra frente ao Tigres, pela Libertadores, foi convocado por Dunga para a Copa América e terminou o ano lesionado. Depois de um bom final de 2014, Taiberson não teve a chance de se firmar e espera, finalmente, vingar na próxima temporada.

Renovações
Principal nome do segundo semestre do Inter em 2015, Vitinho ampliou seu vínculo com o Inter por mais uma temporada. O Inter conseguiu convencer os russos do CSKA pela permanência do atleta na Capital — e o fato foi visto, nos corredores do Beira-Rio, como uma contratação de lotar aeroporto. A julgar por seu momento ao final do Brasileirão, é por Vitinho que o técnico Argel inicia a montagem de sua equipe para a disputa da Florida Cup e do Gauchão.

Time-base 2016
Alisson; William, Paulão, Ernando, Artur; Rodrigo Dourado, Fernando Bob; Anderson, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Vitinho

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024

4/5/2024