1Win

Do interior gaúcho à Libertadores: a ascensão meteórica de Roger em 2015

Treinador iniciou o ano no comando do Novo Hamburgo para a disputa do Gauchão e sem divisão. Meses depois, terminou na terceira posição do Brasileirão com o Grêmio


Fonte: Globoesporte.com

Do interior gaúcho à Libertadores: a ascensão meteórica de Roger em 2015
Roger começou o ano como técnico do Novo hamburgo (Foto: Diego Guichard)

Quando foi anunciado como técnico do Novo Hamburgo para o Gauchão 2015, no dia 19 de dezembro de 2014, Roger Machado sequer poderia pensar que, um ano depois, estaria consolidado como a revelação do futebol brasileiro fora das quatro linhas e com uma Libertadores logo à frente. O terceiro lugar no Brasileirão com o Grêmio e a renovação de contrato por mais dois anos tornam a ascensão do treinador ainda mais precoce, mas definitiva.

O sucesso de Roger na temporada pode ser considerado melhor até do que o próprio Grêmio. Há motivos para o torcedor sonhar com um 2016 ainda superior. Na retrospectiva abaixo, o GloboEsporte.com cita os fatos que fizeram de 2015 um ano inesquecível para o treinador. Confira:

CAMINHO CURTO, MAS DIFÍCIL

O 2015 meteórico de Roger iniciou ainda em 2014, quando ele decidiu deixar o cargo de auxiliar técnico que ocupava no mesmo Grêmio desde 2011. Foi contratado pelo Juventude para a disputa do Gauchão daquele ano e acabou eliminado nas oitavas de final. Com uma campanha irregular no começo da Série C, despediu-se da serra gaúcha no final de julho.
Usou o tempo sem clube para um período de estágio no futebol italiano. Dali, para o Novo Hamburgo, que levou até as quartas de final do Campeonato Gaúcho de 2015. O ex-lateral esquerdo gremista que brilhou na década de 1990 seria eliminado pelo Tricolor de Felipão na disputa por pênaltis, em plena Arena, no dia 9 de abril.

Sem contrato após a participação no Estadual, Roger procurava um novo desafio para preencher a temporada. E o telefone tocou na noite de 25 de maio. Era o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, convidando-o para assumir o cargo deixado por Scolari. É bem verdade que as preferências eram Doriva e Cristóvão Borges, mas quis o destino que o comando caísse no colo de Roger e o anúncio oficial veio no dia seguinte.

INTENSIDADE E VARIAÇÕES TÁTICAS
Formado em Educação Física e estudioso do futebol, Roger definiu-se como um “vendedor de ideias” à frente do Grêmio. Convenceu o grupo de que era necessário alterar a forma de treinamento. Até mesmo o vocabulário do vestiário mudou. A palavra de ordem no CT Luiz Carvalho agora é “intensidade”. A proposta do comandante é simular movimentos de treino que sejam próximos do jogo em si. Tornou o preparador físico Rogério Dias seu fiel escudeiro. Nas atividades, os jogadores são levados à exaustão.

– Treinar a concentração na atividade é muito importante. Quando se treina concentrado, o cérebro registra com mais facilidade. Não vou ficar duas horas no campo, mas vai ser uma hora com muita intensidade. Se não for intenso, não vai se condicionar. Prezo quase 100% do tempo de bola – comentou Roger em entrevista ao GloboEsporte.com em agosto.
O time firmou com uma defesa segura, um meio-campo de toque de bola e passes rápidos, mas um ataque pouco eficiente. Ainda que a zaga tenha terminado o Brasileirão como a segunda menos vazada, Roger não conseguiu encontrar um finalizador. Foram testados Fernandinho, Pedro Rocha, Bobô e Everton. Nenhum esteve à altura das necessidades. Faltou um companheiro para Luan, que acabou o ano como “falso 9”.

CAMPANHA E LIBERTADORES INÉDITA

Roger assumiu na quarta rodada do Brasileirão, em empate por 1 a 1 com o Goiás, no Serra Dourada. Até o fim do ano, contabilizou 41 jogos no comando gremista, com 22 vitórias, nove empates e 10 derrotas – aproveitamento de 61%. No histórico, carrega a eliminação em plena Arena nas quartas de final da Copa do Brasil para o Fluminense.
Por outro lado, o Grêmio ficou 10 jogos sem perder entre agosto e setembro, a melhor marca de Roger no ano. Neste período, ocorreram as duas partidas mais lembradas pela torcida em 2015: a goleada histórica no Gre-Nal da Arena por 5 a 0 e a vitória sobre o Atlético-MG no Mineirão, por 2 a 0, ambas em sequência

A campanha acima da expectativa inicial no Brasileirão, deixou o Tricolor gaúcho na terceira colocação e deu vaga direta à Libertadores de 2016, a primeira de Roger como treinador. O treinador encerra o ano com 57 jogos disputados e um aproveitamento de 57% – 28 vitórias, 13 empates e 16 derrotas.

RENOVAÇÃO E PRÊMIO

A consolidação do trabalho de Roger no Grêmio foi reconhecida em 19 de novembro, quando o clube divulgou ao vivo, pela internet, a assinatura de sua renovação por mais dois anos. A ideia da direção em ampliar o vínculo a longo prazo evidencia a política de valorizar seus profissionais.

– É um momento muito feliz da minha vida poder estar firmando e dando continuidade ao nosso trabalho dentro do clube. Um compromisso no qual a gente vislumbra um futuro promissor e importante – disse Roger na ocasião.


Roger assina renovação por mais dois anos (Foto: Rodrigo Fatturi/Divulgação Grêmio)

Em evento realizado em Itu, no interior paulista, também no mês de novembro, Roger foi premiado como treinador revelação do Campeonato Brasileiro. Ao classificar o ano como “muito bom”, fez questão de colocar como meta um título em 2016.
– Depois de um começo de campeonato oscilante, com a minha chegada felizmente os jogadores conseguiram assimilar e acreditar na ideia que a gente estava propondo. O que marca um trabalho dentro de um clube é a conquista. Esse ano foi muito bom, mas ano que vem vamos em busca de títulos – avaliou.
Roger dará início à pré-temporada com o grupo gremista na próxima quarta-feira. Ainda sem reforços confirmados, os jogadores se apresentarão no CT Luiz Carvalho para os trabalhos, que dessa vez serão mantidos em Porto Alegre.



VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024

4/5/2024