1Win

Crise, 5 a 0 e Libertadores: o saldo de um 2015 de altos e baixos no Grêmio

GloboEsporte.com traça retrospectiva do Tricolor em um ano de austeridade nas finanças, no qual Felipão foi substituído pelo pupilo Roger, que fez time engrenar


Fonte: Globo Esporte

Crise, 5 a 0 e Libertadores: o saldo de um 2015 de altos e baixos no Grêmio
Grêmio mandou elenco cheio de garotos para pré-temporada (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Não foi desta vez que os gremistas botaram as mãos no tão sonhado título de expressão nacional, em meio a um jejum que perdura por 14 anos, mas os torcedores não têm lá do que reclamar do 2015 do Grêmio. Após um início de ano instável, com direito a temor de rebaixamento no Brasileirão e queda de Felipão, o Tricolor deu a volta por cima. Escorado no talento de Luan e no futebol intenso implantado por Roger Machado, colheu um resultado histórico, a goleada por 5 a 0 no Gre-Nal da Arena, e encerrou a temporada em alta: com vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2016.

O GloboEsporte.com selecionou os principais momentos do Tricolor no ano. Confira a retrospectiva:

AUSTERIDADE E GAROTOS

A política de austeridade financeira implantada pela gestão do presidente Romildo Bolzan Jr. teve seus reflexos já na pré-temporada, em Gramado, em um elenco recheado de caras novas. Dos 33 atletas que subiram a serra gaúcha, apenas 10 haviam participado do período de preparação na temporada anterior. Não para por aí. Do montante, 20 eram oriundos das categorias de base – a contagem não considerou Marcelo Grohe, prata da casa que está no elenco há 10 anos.

ADEUS DE BARCOS

Não bastasse um elenco repleto de garotos, o Grêmio ainda perdeu Barcos em suas primeiras partidas no Gauchão. O Pirata atuou na estreia, com dois gols anotados diante do União Frederiquense, e se despediu do Tricolor, seduzido por uma proposta milionária do Tianjin Teda, da China. O desmanche gremista, iniciado ainda em 2014, com o adeus de Zé Robeto e Dudu, ainda abrigou Marcelo Moreno, que deixou o clube para atuar no Changchun Yatai.

FELIPÃO CABEÇA QUENTE

Sem sua principal liderança, o Tricolor demorou a se acertar no início do Gauchão. Sofreu logo de cara duas derrotas em sequência na Arena, para Brasil de Pelotas e Veranópolis. Na segunda, o desempenho foi tão apático que levou Felipão a deixar o banco de reservas ainda durante o segundo tempo, envergonhado com a atuação de sua equipe. Em outro jogo, na vitória por 1 a 0 sobre o Ypiranga, em Erechim, Scolari se envolveu em nova polêmica ao chamar o árbitro Francisco Neto de "Chico Colorado".

FRUSTRAÇÃO COM CEBOLLA

Cristian Rodríguez esteve em campo por menos de 90 minutos pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O início oscilante no Gauchão fez o Grêmio se reforçar. Os esforços da diretoria gremista, mesmo em meio à política de contenção de despesas, apontaram para um nome de peso: Cristian Rodríguez. Titular da seleção uruguaia, Cebolla, como é conhecido, chegou com pompa e direito a festa na recepção, no Aeroporto Salgado Filho, em março. Mas frustrou as expectativas: atuou em apenas duas partidas e teve seu contrato rescindido, sem permanecer por 90 minutos em campo, em maio.

DOR COM VICE NO GAUCHÃO

Grêmio acabou derrotado na final do Gauchão (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Com o time encaixado na reta final da primeira fase do Gauchão, o Tricolor avançou à final do estadual para enfrentar o maior rival, Inter. Acabou levando a pior. Após empate em 0 a 0 na Arena, com um homem a menos, no jogo de ida, o Grêmio foi derrotado por 2 a 1 no Beira-Rio, em início fulminante do Colorado, com dois gols em 10 minutos. Mesmo com o Campeonato Gaúcho como prioridade no início de ano, amargou ver o rival erguer o pentacampeonato.

CRISE E QUEDA DE FELIPÃO

Felipão deixa CT do Grêmio após demissão (Foto: Eduardo Moura)

A derrota na final do Gauchão para o maior rival estremeceu o ambiente na Arena. Para piorar, a equipe cedeu o empate em 3 a 3 para a Ponte Preta aos 49 do segundo tempo, na estreia do Brasileirão, e ouviu protestos de parte da torcida na segunda rodada, com derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira.

Não parou por aí. No retorno a Porto Alegre, Matías Rodríguez foi agredido por torcedores, e Felipão acabou demitido.

NOVA FILOSOFIA COM ROGER

Sem Scolari, o Grêmio lançou suas iscas no mercado para buscar seu novo treinador. E ouviu o "não" como resposta por duas vezes. Primeiro, com Cristóvão Borges, que, mesmo livre de vínculo com outro clube, refutou a oferta gremista. Depois, foi a vez de Doriva, no Vasco, apresentar resposta negativa. O escolhido foi um velho conhecido: Roger Machado, ex-lateral multicampeão pelo clube nos anos 90. O discurso na chegada foi de retorno para casa, com a finalidade de resgatar o espírito gremista.

GOLEADA HISTÓRICA

Munido de sua filosofia de futebol moderno, com intensidade nas movimentações em campo, Roger Machado viu seu trabalho dar resultado logo de início no Grêmio. A equipe encarreirou bons jogos e atingiu seu ápice a partir de um resultado histórico: os 5 a 0 aplicados no Inter, no Gre-Nal 407, válido pelo primeiro turno do Brasileirão.

O triunfo emblemático foi seguido de uma atuação de gala diante do então líder do Brasileirão, o Atlético-MG, no Mineirão. Vitória por 2 a 0 que decretou o Grêmio como sensação do futebol nacional. Os gremistas enfileiraram quatro triunfos consecutivos em uma série de 10 jogos invicto.

QUEDA

O bom momento no Brasileirão foi freado, porém, pela queda para o Fluminense na Copa do Brasil, já nas quartas de final. Após um 0 a 0 apático no Maracanã, o Tricolor gaúcho foi surpreendido pelos cariocas – e pelo faro matador de Fred – na Arena. Empate em 1 a 1 e eliminação pelo gol sofrido dentro de casa.

COMPRA DA ARENA

Grêmio ainda negocia compra da Arena (Foto: Drone Service Brasil / DVG)

O ano de 2015 marcou ainda o acerto com a construtora OAS para a compra da gestão da Arena, após uma longeva novela, iniciada ainda pelo ex-presidente Fábio Koff. O negócio, apesar do acordo ser dado como "irreversível" pelo presidente Romildo Bolzan, ainda não foi selado. Pendências referentes ao Conselho de Credores da empreiteira emperram o desfecho positivo, mesmo que o plano de recuperação judicial já tenha sido aprovado.

O "REI DOS NÚMEROS"

Luan encerrou 2015 em alta no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

É impossível falar do 2015 gremista sem mencionar o nome de Luan. Cobiçado até pelo gigante Real Madrid, o jovem de 22 anos deslanchou com a camisa do Grêmio em sua segunda temporada pelo clube. E os números, mais do que ninguém, comprovam seu título de protagonista do Tricolor na temporada.

De fato, o camisa 7 é o "Rei dos Números" da equipe. O meia-atacante fez 17 gols em 56 partidas pelo clube e liderou em outras estatísticas.

G-3 E VAGA DIRETA

Grêmio garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A temporada não rendeu título nacional, esperado há 14 anos pelos gremistas, mas a equipe de Roger Machado tem do que se orgulhar ao final de 2015. Após iniciar o ano desacreditado, com temor até de rebaixamento, o Grêmio encerrou o Brasileirão em alta, como uma das equipes que encantou o Brasil. E, claro, com vaga direta na fase de grupos da Libertadores, pela 3ª colocação no Nacional, com 67 pontos.

2016 TEM LIBERTADORES

Maicon acertou renovação de contrato com o Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Com o mês de dezembro reservado quase que exclusivamente a negociações, o Grêmio cumpre o plano de manter a maioria de seu elenco para 2016. Sem anunciar nenhum nome novo para a próxima temporada, o Tricolor já acertou as renovações de Maicon, Pedro Geromel e Marcelo Grohe. Douglas deve ser o próximo. Erazo, por sua vez, deu adeus ao clube, a exemplo do que deve ocorrer com Galhardo. Com pouco dinheiro em caixa, porém, os dirigentes penam no mercado para acrescentar qualidade ao grupo de Roger, de olho na Libertadores.


VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024


4/5/2024