Herança de Bauza, ex-campeões e 12 mil km: curiosidades do grupo tricolor

Técnico hoje no São Paulo levantou a taça e tirou LDU e San Lorenzo do ostracismo na América. Tricolor afirma que já começou a trabalhar questões de logística


Fonte: Globoesporte.com

Herança de Bauza, ex-campeões e 12 mil km: curiosidades do grupo tricolor
Grupo 6 da Libertadores (Foto: Editoria de Arte)

A Libertadores da América começou para o Grêmio nesta terça-feira, após o sorteio definir San Lorenzo, LDU e Toluca como os adversários na busca pelo tri. O grupo de trabalho de Roger Machado já está atento para buscar as características dos rivais. O GloboEsporte.com elenca algumas curiosidades das equipes que enfrentam o Tricolor a partir de fevereiro de 2016.

O grupo 6 é o único que tem, até o momento, três campeões da competição confirmados na disputa. O Tricolor levantou a taça em 1983 e 1995, enquanto LDU foi campeã em 2008 e San Lorenzo conquistou a América em 2014, eliminando o próprio Grêmio. Foi tratado na imprensa latina como o "grupo da morte".

Além da qualidade técnica das equipes, há também dois fatores importantes: altitude nas cidades de Quito, no Equador, e Toluca, no México, e os deslocamentos por todo o continente. A distância total de Porto Alegre para os locais das partidas fica em 12.780,69 quilômetros, levando em conta apenas a separação das cidades em linha reta. A distância viajada pode ser maior por conta da possibilidade de paradas no trajeto das viagens.

- Com equipes parecidas, competentes, o que puder garantir de equílibro, favorece. Altitude gera um desequilíbrio, e as longas viagens também, mesmo que o mexicano tenha que se deslocar.

A altitude pode gerar, ao longo da história já vimos várias situações que o clube é submetido de situação fora do normal pela atitude. Vai haver uma preparação. Mas claro que preocupa, porque gera desequilíbrio. Em um grupo competitivo, em uma competição como essa, pode nos prejudicar um pouco - comentou o diretor executivo Rui Costa, em entrevista para a RBS TV.

SAN LORENZO

Romagnoli é destaque do San Lorenzo (Foto: AP)

Cabeça de chave do grupo, o campeão de 2014 tem uma boa base da equipe que venceu a América e foi superada pelo Real Madrid no Mundial de Clubes. Jogadores como Torrico, Mercier, Buffarini, Ortigoza, Romagnoli e Mattos seguem na equipe. O título veio pelas mãos de Edgardo Bauza, que já havia levado outro integrante da chave a sua primeira conquista da competição: a LDU, em 2008. Os dois rivais atingem o atual nível de grandeza com auxílio grande do hoje comandante do São Paulo. Após a saída de Bauza, o presidente Matías Lammens buscou Pablo Guede para o comando.

- Guede recém chegou ao país. Não chegaram reforços, mas a ideia é que venham ao menos dois ou três bons para o plantel. A equipe está bem. Fui o segundo no torneio e só perdeu Yepes dos 11 titulares - disse Diego Paulich, setorista do clube para o jornal Olé, ao GloboEsporte.com.

Nesta quarta-feira, o San Lorenzo também anunciou que resolveu uma polêmica recente que tomava sua atenção: o local de seu estádio. O Carrefour, que ocupava a área de Boedo desde expropriação do clube durante a ditadura, na década de 70, aceitou a proposta feita e venderá os terrenos para a construção de uma nova casa no bairro.

San Lorenzo (El Ciclón)
Técnico: Pablo Guede
Classificação: vice-campeão argentino
Estádio: Nuevo Gasômetro
Destaque: Romagnoli

LDU

Alexander Domínguez é goleiro do Equador (Foto: EFE)

Na altitude de 2,8 mil metros acima do nível do mar, está o terceiro campeão do grupo. Também pelas mãos de Bauza, que fez história no Equador. Um elo que liga dois adversários tradicionais. O comandante do clube em 2016 será Claudio Borghi, ex-técnico do Chile. A promessa é de contratações.

- A Liga é uma equipe que para a próxima temporada vai custar a se adaptar ao novo técnico. Também terá jogadores novos no plantel. O primeiro trimestre será muito difícil pela transição na mudança do comando. Este ano deixou escapar o campeonato já que perdeu para rivais já rebaixados como Liga de Loja e outro duelo direto como Universidad Católica - disse a reporter da Rádio Huanvilca, Monica Orellana.

Na apresentação de Borghi, confirmado como comandante há alguns dias,
A curiosidade fica por conta de um dos meias da equipe: José Francisco Cevallos Jr., filho do ex-goleiro Cevallos, que marcou história no time equatoriano e foi decisivo na conquista da Libertadores, ao defender três pênaltis contra o Fluminense.

LDU (Albos)
Técnico: Claudio Borghi
Classificação: campeão do Apertura
Estádio: Casa Blanca
Destaque: Alexander Domínguez

TOLUCA

Fernando Uribe é destaque (Foto: Divulgação/Toluca)

Assim como os equatorianos, os mexicanos do Toluca esperavam os rivais no alto. A cidade está 2,6 mil metros acima do nível do mar. A equipe de José Saturnino Cardozo tem Darío Botinelli, que tem passagem pelo futebol brasileiro, jogando no Flamengo e no Coritiba. Chegou até a semifinal do Apertura de 2015, ao ser superado pelo Tigres por 2 a 0 em casa, e ficou com a vaga para a Libertadores por ser o segundo time com melhor campanha na fase de pontos corridos. Um dos destaques é Fernando Uribe, colombiano que marcou 14 gols em 19 jogos no segundo semestre deste ano.

- Perdeu a semifinal com Tigres na liga. Mas Toluca sempre foi uma equipe forte, consistente. Chegou se não me engano três vezes seguidas para as semifinais do torneio mexicano. Cardozo é um cara que dá personalidade ao time, e eles têm no ataque Triverio e Uribe. Seu campo é o mais complicado, porque eles estão na altitude, e raramente perdem de local. Eu digo que é uma equipa equilibrada e consistente - disse Alejandra González, repórter do Multimedios.

Toluca (Diablos Rojos)
Técnico: José Saturnino Cardozo
Classificação: vice-líder do Apertura 2015
Estádio: Nemesio Diez
Destaque: Fernando Uribe


VEJA TAMBÉM
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador
- GRÊMIO CORRE CONTRA O TEMPO PARA CONTRATAR QUINTERO! Bahia e Grupo City fazem concorrência forte pelo meia colombiano!
- GRÊMIO REJEITA EMPRESTÍMO DE AREZO! Diretorias tentam negociar, mas o futuro do centroavante está no Imortal!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/11/2024









17/11/2024