Veja as campanhas de clubes grandes na Série B. Timão fez a melhor; Flu, a pior


Fonte: Blog Numerologos/GE

Veja as campanhas de clubes grandes na Série B. Timão fez a melhor; Flu, a pior
Terminada a Série B deste ano com acesso e o título do Botafogo, o blog Numerólogos recorreu à história para mostrar a campanha dos clubes grandes - num universo que engloba os quatro de SP, quatro do RJ, dois do RS e dois de MG - quando esses estiveram na Segunda Divisão nacional. Além do Alvinegro carioca, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e Vasco tiveram o gosto amargo de disputar a competição. A maioria, no entanto, passou apenas um ano e retornou à elite. A exceção é o Tricolor das Laranjeiras.

Não por acaso o Fluminense é dono do pior aproveitamento entre os gigantes em uma campanha na Série B. Em 1998, em um formato diferente do torneio, o Tricolor ficou em quinto lugar de um grupo com seis componentes. Ficou atrás de Joinville, ABC, Paysandu e CRB. À frente apenas do Juventus-SP. Assim sendo, o clube carioca foi um dos seis condenados a disputar a Terceira Divisão do ano seguinte, tendo conquistado apenas 36,6% dos pontos que disputou, com somente duas vitórias em dez partidas na campanha.

O Grêmio também passou por maus bocados quando disputou a Série B pela primeira vez. Em uma competição dividida em cinco fases, o Tricolor gaúcho caiu logo na segunda. No fim das contas, ficou na nona colocação e só retornou para a Série A porque 12 times subiram de divisão, já que houve mudança no formato e 32 clubes estiveram na elite no ano seguinte. Em 2005, quando voltou a competir na B, os gremistas levaram o título após a memorável vitória sobre o Náutico por 1 a 0, conhecida como Batalha dos Aflitos.



Quem cumpriu melhor a obrigação de passar pela Segundona sem maiores sustos foi o Corinthians. Em 2008, o Timão venceu 25 partidas, perdeu apenas três e terminou a competição com 74,5% de aproveitamento, 17 pontos à frente do vice-campeão Santo André. O Palmeiras também não chegou a ter problemas nas duas ocasiões em que disputou a Segundona. Em 2003, o Verdão foi primeiro na fase de classificação e se manteve assim na segunda e terceira fases, ficando com o título, com o Botafogo no segundo lugar. O bicampeonato veio em 2013, já no sistema de pontos corridos. Ficou dez pontos à frente da Chapecoense, segunda colocada.

O Atlético-MG disputou a primeira Série B por pontos corridos e também pulou essa dura etapa da história do clube sem grandes preocupações. Foi campeão com sobra em 2006. O mesmo aconteceu com o Vasco três anos depois. No ano passado, no entanto, o Cruz-Maltino teve campanha um pouco claudicante e ficou na terceira colocação, conseguindo o acesso à Série A na penúltima rodada, após empate com o Icasa, no Maracanã.

No total, os grandes somam 361 partidas na Série B e venceram 193 delas, com um aproveitamento de 63,4%.

Veja as campanhas dos sete grandes que disputaram a Série B:



VEJA TAMBÉM
- Jornalista argentino revela nome de possível treinador do Grêmio
- FIM DE JOGO! Grêmio perde Gre-Nal de ida na final do Gauchão Feminino Sub-17
- PREPARAÇÃO INTENSA! Confira a provável escalação do jogo de quarta-feira






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/11/2024


















16/11/2024