Grêmio oscila no 2º turno e mira confronto direto para passar Galo

Após encerrar 1º turno empatado em pontos com o clube mineiro, Tricolor vê distância crescer novamente para seis pontos no returno, em meio à queda de rendimento


Fonte: GloboEsporte

Grêmio oscila no 2º turno e mira confronto direto para passar Galo
Grêmio mira confronto direto por vice-campeonato (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Ao seu estilo, estudioso, metódico e didático, Roger Machado transformou o Grêmio, a ponto de fazer de seu time uma das sensações do Brasileirão, ao encerrar o primeiro turno na terceira colocação, empatado em pontos com o vice-líder, Atlético-MG. Viu, porém, seus comandados oscilarem em campo e permitirem que o Galo disparasse na segunda colocação, principal meta do Tricolor no returno. Retrospecto que amplia a relevância atribuída pelos gremistas sobre o confronto direto entre as duas equipes, na 37ª rodada do Nacional.

Os prejuízos decorrentes da queda de rendimento gremista, em meio à briga pelo vice-campeonato, ficaram exacerbados na última rodada. A derrota por 1 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, combinada com a vitória do Galo sobre o Figueirense por 1 a 0 elevou novamente para seis pontos a vantagem da equipe de Levir Culpi (65 a 59). Uma missão árdua para o Tricolor, até porque restam 12 pontos em disputa. O clube mira a vice-liderança de olho na premiação conferida pela CBF: enquanto o 2º colocado recebe R$ 6,3 milhões, o 3º fica com R$ 4,3 milhões.

Não à toa, o Grêmio aposta as fichas no confronto direto com o Atlético-MG, válido pela 37ª rodada, em 29 de novembro, na Arena. A meta é igualar a pontuação no embate, condição que obriga a equipe a livrar ainda três pontos antes do confronto, com Fluminense (casa) e clássico Gre-Nal (fora) pela frente.

– A derrota tem um peso que nos priva da aproximação ao Atlético-MG, embora tenhamos o confronto direto. Temos que chegar lá vivos para poder passar – aposta o diretor executivo Rui Costa.

Os números concretizam o saldo negativo dos gremistas no segundo turno. Passadas as 19 rodadas iniciais, o Tricolor detinha a terceira colocação na tabela, com 36 pontos e aproveitamento de 63,2% – campanha igual à do Galo, que levava vantagem no saldo de gols (15 a 12). Nos 15 jogos do returno, porém, o rendimento cai para 51,1%, com 23 pontos, enquanto o Atlético-MG soma 29.

A comparação com os mesmos 15 jogos no primeiro turno também retrata bem a queda de rendimento. Nas primeiras 15 rodadas, o Tricolor somou 27 pontos e 60% de aproveitamento.



A oscilação da equipe, é bem verdade, pode ser atribuída aos desfalques que afligem a equipe de Roger Machado nesta reta final. Edinho (fratura na face) e Maicon (entorse no tornozelo) seguem como baixas da equipe. Luan e Marcelo Grohe são outros que já foram ausências devido a problemas médicos. O time ainda perdeu Erazo e Walace para as seleções equatoriana e sub-23, respectivamente.

A projeção gremista aponta, a partir de agora, uma campanha de recuperação de pontos cruciais desperdiçados ao longo do campeonato. Além da derrota em Recife, o 3 a 2 sofrido diante da Chapecoense, na Arena, também pesa nos cálculos, mesmo que ainda resista a esperança de alcançar o Atlético-MG.

– Cada ponto que você deixa de conquistar, precisa recuperar.
Precisávamos recuperar os pontos da Chapecoense. Nossa vaga está bem encaminhada, mas não assegurada. Temos jogos para definir o que queremos. É possível. Se matematicamente é possível, brigaremos por isso, apesar de ter um jogo a menos – afirma o técnico Roger Machado.
Ainda na luta, o Grêmio terá a terça-feira também de folga. A reapresentação só ocorrerá na quarta. Na próxima rodada, enfrentará o Fluminense. A partida está marcada para o dia 19 de novembro na Arena, às 19h30, pela 35ª rodada do Brasileirão.



VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO PREPARA MUDANÇA DE COMANDO! Crespo é o favorito para assumir em 2025!
- GRÊMIO NA RETA FINAL! Treinamento intenso de Renato Portaluppi visa vitória crucial contra o Juventude!
- GRÊMIO GARANTE SELECIONÁVEIS CONTRA O JUVENTUDE! Jogadores convocados garantem força máxima contra o Juventude!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/11/2024

16/11/2024