1Win

Vereador oferece 'Van Gogh' como garantia a dívida com cartola da Federação Paulista

Fonte: GloboEsporte

Vereador oferece Van Gogh como garantia a dívida com cartola da Federação Paulista
O vereador de São Paulo Laércio Benko Lopes (PHS) ofereceu um quadro de Vincent Van Gogh como garantia ao pagamento de uma dívida com o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, coronel Marcos Marinho. Ele foi condenado a pagar pouco mais de R$ 3 mil em honorários aos advogados do dirigente, processado por Lopes em 2011.

A peça, porém, é uma réplica. Ainda assim, avaliada em R$ 4,5 mil. Em maio, a obra "L'Allée des Alyscamps" (veja a imagem ao lado), original do gênio holandês morto em 1890, foi leiloada por US$ 66 milhões (R$ 250 milhões) em Nova York.

Nesta semana, Lopes causou polêmica ao prever uma tragédia na final da Copa do Brasil entre Santos e Palmeiras. Para ele, a Vila Belmiro, que recebe a partida de ida da decisão no dia 25, não oferece segurança aos torcedores. A declaração gerou resposta do clube alvinegro, que afirmou que o estádio está pronto para o jogo. A diretoria ainda convidou o vereador a “conferir de perto que tragédias passam longe do Templo Sagrado do Futebol Mundial”.

Lopes foi derrotado nos tribunais após acionar Marinho, a FPF e o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira há quatro anos. Ele argumentava que às vésperas da semifinal do Paulista de 2011, o Jornal da Tarde publicou, antes da realização do sorteio que definiria o juiz do duelo entre Corinthians e Palmeiras, que Oliveira seria destacado para apitar o confronto - o que aconteceu, de fato. Os alvinegros conseguiram a classificação nos pênaltis após empate em 1 a 1 no Pacaembu.

O vereador afirmava que a reportagem colocava em dúvida a lisura do sorteio e ainda listou 26 partidas em que o Palmeiras teria sido prejudicado pela atuação do árbitro. Queria a suspensão dos dirigentes da Federação e indenização de dez salários mínimos.

A Justiça não concordou, entendeu que ele não tinha legitimidade para seus pedidos. O Tribunal extinguiu o processo e condenou Lopes a pagar as custas da ação e os honorários dos advogados dos réus, primeiro fixados em R$ 4,2 mil, valor depois reduzido para R$ 2,5 mil. Ele pretende fazer um acordo com Marinho para manter a obra de arte em sua coleção.

O vereador é autor do projeto de lei que criou o “Dia do Torcedor Palmeirense”, comemorado em 12 de junho, data da conquista do Paulista de 1993. Ele atualmente preside a CPI das Torcidas Organizadas na Câmara de São Paulo, que deve apresentar relatório até maio do ano que vem.