1Win

Com aval de Roger, joia sul-africana renova com Grêmio e obtém cidadania

Fonte: GloboEsporte

Com aval de Roger, joia sul-africana renova com Grêmio e obtém cidadania
Ty vai permanecer no Grêmio no próximo ano (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Enquanto trabalha para manter o elenco principal, o Grêmio também não esquece dos atletas que possam, no futuro, render frutos ao clube. Depois de acertar a renovação com o lateral-direito Raul, o time gaúcho também acordou a permanência do atacante Ty, sul-africano de 19 anos, contratado em 2014 com status de joia. O jovem busca seu espaço no grupo de transição e teve sua renovação com aval do técnico Roger. A permanência no Grêmio vem com outra boa notícia: a cidadania brasileira concedida ao sul-africano, que tem o sonho de jogar na Seleção.

Ty tem sido utilizado no elenco reservado para a disputa das competições da Federação Gaúcha no segundo semestre. Um grupo colocado para que jovens entrem em ritmo de competição e fiquem prontos quando chamados pela comissão técnica principal. Algo que ocorreu seguidamente com o atacante, que trabalha sob o olhar próximo de Roger. O jovem vibra com a oportunidade de renovação por mais dois anos e promete esforço para conseguir espaço em 2016.
– É uma renovação para a equipe de transição ano que vem. E ano que vem tentar uma oportunidade no time de cima, quando pintar, quando ele (Roger) precisar. A equipe de transição treina praticamente no mesmo horário que o profissional, é bom. Caso ele precise, a gente está sempre à disposição. De vez em quando, tenho treinado com o grupo e acho isso muito bom. Treinar e ganhar experiência. E tentar cavar oportunidade – comentou Ty, em contato telefônico com o GloboEsporte.com.

Sem nenhuma chance ainda no time profissional gremista, o sul-africano tenta retribuir a confiança dada pelo clube, que o buscou no São Paulo. Ainda em 2015, após a eliminação do Tricolor nas competições menores da federação, estará no elenco do Brasileirão sub-20, já que tem 19 anos.

– O objetivo é claro: tentar subir e buscar meu espaço. Conseguindo isso, posso dar de volta a oportunidade que o Grêmio me deu. Apostaram no meu futebol, o melhor é ir bem. O Grêmio usa bastante a base, eles têm esse padrão, eles falam que vão usar e estão mostrando isso. Tem que estar pronto quando aparecer a oportunidade – completou o atacante.

Roger gostou do rendimento de Ty (E) em treinamentos (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)

No início deste ano, Ty disputou e foi destaque da África do Sul na Copa das Nações Africanas sub-20. Pelo bom desempenho, acabou na seleção do torneio, mesmo que a equipe tenha encerrado as atividades na primeira fase. Apesar do carinho pelos Bafana Bafana, o atacante tem o sonho de jogar com o amarelo da seleção brasileira. E o processo para que isso se torne legalmente possível já ocorreu.

Recentemente, foi publicado no Diário Oficial a cidadania brasileira do jovem. Assim, ele tem a condição de jogar pelo Brasil e não ocupa mais vaga de estrangeiro no clube. Um sonho que Ty ainda nutre.

– Está no processo final, falta bem pouco. Sempre foi meu objetivo jogar pela seleção brasileira. Vou trabalhar para conseguir realizar – disse Ty Sandows.