1Win

Rivais da Série A têm 18 jogadores revelados pelo Grêmio. Descubra

Tricolor possui mais 10 atletas formados nas categorias de base em seu próprio grupo


Fonte: GloboEsporte

Rivais da Série A têm 18 jogadores revelados pelo Grêmio. Descubra
Rafael Carioca fez sucesso no Brasileirão de 2008 e hoje atua no Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

A característica de clube formador de jogadores que o Grêmio pretende levar adiante no novo modelo de gestão de futebol já pode ser reconhecida no Brasileirão deste ano. Segundo levantamento produzido pelo GloboEsporte.com, o tricolor gaúcho é o clube que mais revelou atletas para outros clubes da Série A. São 18 no total, espalhados por 13 times diferentes.

Se somados aqueles que permanecem em Porto Alegre, o número sobe para 28. Com este acumulado, a equipe chega à terceira posição entre os que mais lançaram jogadores que atuam na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Inter (32) e Santos (30). Os critérios para chegar aos números finais foram o clube em que o atleta estreou como profissional ou, em raros casos, o clube ao qual ele era vinculado.

Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Fluminense e Goiás receberam dois nomes formados nas categorias de base tricolores para a disputa do Nacional em 2015. Atlético-MG, Avaí, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Inter, Palmeiras e Santos têm em seu plantel um jogador saído do tricolor gaúcho. Seguem no grupo principal do Grêmio: Araújo, Everton, Júnior, Lincoln, Marcelo Grohe, Marcelo Hermes, Rafael Thyere, Walace, Tiago e Yuri Mamute.
Por mais que muitos jovens não permaneçam no elenco gremista, o clube pode comemorar o fato de distribuir suas "marcas" pelo país, ainda mais no alto nível da Série A. Alguns deles, inclusive, estão emprestados e devem retornar ao final do ano, como os centroavantes Lucas Coelho e Everaldo. Outros já consolidaram a carreira longe da Arena, casos dos goleiros Cássio e Fernando Prass, o zagueiro Léo, o volante Rafael Carioca e o meia Ronaldinho, que já deixou o Fluminense e está sem clube. O meio-campista Anderson fez o caminho inverso e hoje atua no maior rival, o Inter (confira na tabela).



Para a temporada 2016, o Grêmio já prepara uma nova fornada de meninos. Aposta de sucesso para os próximos anos, o meia Lincoln, de 17 anos, deve receber mais oportunidades com Roger Machado. Ele surgiu no início do ano como a joia a ser lapidada por Felipão para a temporada. Com a saída do treinador, voltou a ser preservado e hoje sequer treina com o grupo principal.

Porém, não significa que Lincoln foi arquivado. Pelo contrário. Ele treina com o grupo de transição formado por Roger. O elenco treina em horários alternativos ao plantel principal e é comandado por um dos auxiliares do treinador, Luís Paulo Peixoto, o Bugre. Os atletas disputam as copas regionais do Rio Grande do Sul no segundo semestre e suas atuações são repassadas diretamente à comissão técnica e direção.
– Eles estão em avaliação permanente de desempenho. É uma equipe formada por alguns regressos e garotos da base, que têm inclusive potencial para subir. Que estão ali para ganhar bagagem. Existem até possibilidades de que três ou quatro jogadores subam para a próxima temporada, mas tem de ser avaliado – afirma o presidente Romildo Bolzan Júnior.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

30/4/2024


29/4/2024